sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Mecânica em Dias | Seja o primeiro a conhecer o sedã executivo mais inteligente do mercado brasileiro

Quem me conhece sabe o quanto sou adepto da tecnologia que reflete para um trânsito mais seguro. O carro é um excelente e importante meio de transporte, mas quando não utilizado da maneira correta, pode se tornar uma arma quando não conduzido da forma correta.

Então, quando eu vejo o lançamento do Novo Mercedes-Benz Classe E 250 fico feliz em conhecer de perto que a engenharia do futuro já faz parte de nosso presente. Claro que não é um veículo barato, mas é o custo do desenvolvimento, de literalmente como bem afirma a marca, o custo de ser o primeiro.

O modelo marca a apresentação mundial de diversas inovações técnicas. Elas proporcionam uma condução confortável e segura, com uma nova dimensão na assistência ao condutor. Sistemas de informação, entretenimento e controle integram o conceito Intelligent Drive e oferecem uma experiência de condução semiautônoma. Da mesma forma são exemplares a carroceria de baixo peso e os números recordes na aerodinâmica, que estabelecem os padrões de eficiência. A soma dessas inovações torna o Classe E o sedã mais inteligente do segmento.

O Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem), disponibilizado de série, pode alertar o motorista em situações de colisão iminente, dando o apoio durante as frenagens de emergência. Além de veículos lentos, reduzindo a velocidade ou estacionados, o sistema também pode detectar pedestres atravessando a zona de risco à frente do veículo.

Já o DRIVE PILOT representa o próximo passo da Mercedes-Benz no caminho da condução autônoma. Em autoestradas e estradas menores, o Controle de Distância Ativo DISTRONIC não apenas é capaz de manter o veículo à distância correta dos automóveis à frente como, pela primeira vez, segui-los a uma velocidade de até 210 km/h.

Isto pode facilitar a vida do motorista, que não precisa mais operar os pedais do freio ou do acelerador durante a condução normal e também recebe uma ampla assistência ao volante do sistema Controle de Direção Ativo – mesmo em curvas de raio médio.

Outro item único, o Assistente Ativo de Manutenção de Faixa, reconhece quando o veículo está involuntariamente saindo da faixa a velocidades entre 60 e 200 km/h e alerta o condutor por meio de vibrações no volante. Se o condutor não reagir ao aviso, o sistema pode acionar os freios de um lado para ajudar a trazer o veículo de volta à pista.

Além disso, a lista de novos equipamentos do Classe E inclui os faróis MULTIBEAM LED de alta resolução, cada um com 84 LEDs de alta performance controlados individualmente, que iluminam o caminho automaticamente com uma distribuição de luz que não ofusca outros usuários da via.

Isso acontece porque essa configuração permite que a distribuição da luminosidade seja controlada separadamente em cada um dos faróis e adaptada dinâmica e rapidamente às situações do tráfego.

Todas as funções do Intelligent Light System nos modos de farol alto ou baixo podem assim, pela primeira vez, ser executadas de forma puramente digital e sem atuadores mecânicos, incluindo, em estreia mundial, uma função de iluminação ativa puramente eletrônica.

Outros sistemas presentes de série no modelo são o Crosswind Assist (assistente de ventos transversais), que pode ajudar o motorista reduzindo substancialmente os efeitos de ventos cruzados fortes, evitando que o veículo se desvie muito da pista, e o ATTENTION ASSIST com sensibilidade ajustável, que pode alertar o motorista em caso de distração ou sonolência.

O desempenho aerodinâmico é uma das principais razões da eficiência do novo Classe E. Nesse ponto, o modelo elevou os parâmetros de seu segmento com um coeficiente de arrasto (Cd) recorde de 0,23.

O sistema de infotainment COMAND Online no novo Classe E não deixa nada a desejar em termos de informação, navegação e comunicação. Todas as informações são exibidas em uma tela de mídia de alta resolução de 31,2 cm (12,3 polegadas) e uma resolução de 1920 x 720 pixels.

Além disso, teclas de controle sensíveis ao toque (“Touch Controls”) no volante aparecem pela primeira vez em um automóvel.

Como uma interface de telefone celular, eles respondem com precisão a movimentos de varredura horizontais e verticais, permitindo ao motorista controlar todo o sistema de informação e entretenimento sem ter que tirar as mãos do volante. Seguindo fielmente o mote “mãos na direção, olhos na estrada”, isto permite reduzir ao mínimo a distração do motorista.

Outros controles para o sistema de informação e entretenimento são disponibilizados na forma de um touchpad com controlador no console central que pode até mesmo reconhecer grafia manuscrita. Também há teclas de acesso direto para funções de controle como o sistema de ar-condicionado ou – em mais uma estreia – para prática ativação ou desativação de alguns sistemas de assistência ao motorista.

Um novo e inteligente design gráfico, com vistas e animações em alta resolução, juntamente com uma lógica simplificada, eleva ainda mais esta experiência de operação totalmente nova. Ao mesmo tempo, os ocupantes desfrutam de um interior com arquitetura espaçosa, que combina elegância com clara esportividade.

A iluminação do interior utiliza exclusivamente a eficiente tecnologia LED. O mesmo se aplica à iluminação ambiente aprimorada incluída nas versões do modelo. Com 64 cores, ela oferece uma vasta gama de possibilidades de personalização. Ela adiciona toques de luz, por exemplo, aos frisos, display central, compartimento porta-objetos no console central, recessos das maçanetas, bolsos nas portas, áreas dos pés dianteiras e traseiras, console de teto.

O novo Classe E chega ao mercado brasileiro com preço público sugerido de R$ 325.900 na versão Exclusive Launch Edition, R$ 319.900 na versão Exclusive e R$ 309.900 na versão Avantgarde.

==============================================

Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn