sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Volkswagen do Brasil marca presença em Desafio Mundial de Resgate 2016, que começa nesta quinta, em Curitiba

Por meio da concessão de veículos e de ações de parceria, a Volkswagen do Brasil tem contribuído intensamente com a formação de equipes de Resgate e Salvamento dos Bombeiros em várias regiões do País.

- Publicidade -

Até o próximo domingo (23/10), a empresa marcará presença no Desafio Mundial de Resgate, no Parque Barigui, em Curitiba, por meio da cessão de 10 veículos para provas de desencarceramento, nas quais são utilizadas ferramentas para abrir as carrocerias.

Maior campeonato de salvamento em ambiente simulado do mundo e pela primeira vez na América Latina, o evento contará com 35 equipes de resgate de 20 países e público estimado em mais de mil pessoas.

- Publicidade -

Cerca de 500 profissionais vão participar de workshops e desafios de atendimentos simulados, com provas de resgate e salvamento em atendimentos que se assemelham à situações reais. O objetivo é promover o intercâmbio de experiências entre as equipes, colaborando com o desenvolvimento de novas técnicas e equipamentos.

Treinamentos semelhantes são realizados nas fábricas da Volkswagen do Brasil para capacitar os bombeiros que trabalham nas unidades, assim como os bombeiros militares que atuam junto à comunidade.

Desde 2013, a área de Sustentabilidade & Autovisão coordena o processo de empréstimo de veículos de testes de engenharia e qualidade, que são destinados à Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha (SP) – entidade responsável pelo treinamento e capacitação desses profissionais. Somente em 2016, já foram concedidos 34 veículos aos Bombeiros.

- Publicidade -

“Por meio dos veículos disponibilizados, a Volkswagen contribui com a eficácia dos treinamentos destes profissionais especializados em salvar vidas, bem como o aprimoramento de técnicas e procedimentos nas ações de resgate e salvamento de vítimas de acidentes de trânsito”, afirmou Rodrigo Purchio, gerente da área de Sustentabilidade & Autovisão da Volkswagen do Brasil.

Confira a programação do Desafio Mundial de Resgate:

20 a 23/10 – das 7h às 18h: Desafios de Salvamento e Trauma (provas práticas simuladas)
22/10 – das 9h às 18h: Dia da Prevenção (Ações de Segurança no Trânsito)
23/10 – das 7h às 15h: Desafios de Salvamento e Trauma
23/10 – às 19h: Cerimônia de encerramento.

http://www.wrcbrasil2016.com

Empresa cidadã – O comprometimento com a comunidade é fortalecido com inúmeras ações sociais desenvolvidas pela Volkswagen do Brasil no entorno da sua unidade no Paraná.

“Volkswagen na Comunidade” – Hoje, sexta-feira (21/10), a empresa reconhecerá os vencedores do Concurso Volkswagen na Comunidade que oferece prêmio em dinheiro e curso de gestão aos melhores projetos sociais indicados pelos funcionários da Volkswagen do Brasil, nos quais atuam com trabalho voluntário.

As instituições paranaenses beneficiadas no ano passado foram a Associação Beneditina da Divina Providência (ABENP), instituição que oferece atividades educativas, culturais, esportivas, recreativas e artesanais a crianças, adolescentes e jovens; além de apoio psicológico;

E a Associação Sagrada Família de Nazaré, que, por meio do projeto “Juventude: um Sinal de Esperança” acolhe homens em recuperação da dependência química e reinserção social; eles recebem hospedagem, alimentação e laborterapia; cultivam a horta e cuidam dos animais, visando preservar o meio ambiente e gerar renda.

A associação também oferece atividades esportivas, culturais e terapêuticas. Um dos vencedores do “Volkswagen na Comunidade 2014”, o projeto “Juventude: um Sinal de Esperança” foi o que melhor geriu os recursos recebidos. Por isso, recebeu em 2015 o “Prêmio de Sustentabilidade”.

“Uma hora para o futuro” – Todos os anos, os colaboradores da fábrica doam de forma voluntária o equivalente a uma hora do seu trabalho para beneficiar instituições da região, dentro do programa “Uma Hora para o Futuro”, criado pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen com o apoio da empresa.

Em 2016, a organização beneficiada foi o Patronato Santo Antônio pelo quinto ano consecutivo, instituição do município na região da fábrica que oferece a mais de 700 crianças e jovens cursos profissionalizantes, reforço socioeducativo, oficinas culturais, atividades esportivas, entre outros.

O valor foi investido no ensino profissionalizante dos adolescentes assistidos.

“Costurando o Futuro” – Por meio da Fundação Volkswagen, a empresa lançou em maio de 2013 o projeto “Costurando o Futuro”, que oferece a cerca de 50 mulheres em situação de vulnerabilidade social, vizinhas à fábrica, oficinas gratuitas focadas na formação técnica em corte e costura e empreendedorismo social para a estruturação de um negócio próprio.

Em 2015 o projeto abriu novas vagas e incentivou a autonomia e o empreendedorismo das participantes por meio da formação de uma rede de costureiras.

Implementado inicialmente em São Bernardo do Campo, em 2009, o “Costurando o Futuro” foi ampliado para a fábrica do Paraná com recursos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Nas duas localidades, mais de 35 toneladas de tecidos já foram transformadas em novos produtos.

Outras iniciativas-A fábrica da Volkswagen no Paraná possui ainda parcerias com a prefeitura de São José dos Pinhais para o desenvolvimento de inúmeras ações envolvendo a comunidade, recebendo o título de empresa cidadã por seus projetos sociais no município.

Entre eles: Campanha do Agasalho, Campanha de Páscoa, Natal Sem Fome e Adote uma Criança.

A empresa é a patrocinadora oficial do Festival de Natal de São José dos Pinhais, que em sua última edição, realizada em 2015, recebeu mais de 1.5 milhão de visitantes.

A unidade do Paraná também possui uma biblioteca dentro da fábrica com acervo de mais de 2,5 mil títulos que atende a todos os colaboradores, seus familiares e a comunidade.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança