sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

25º Congresso SAE BRASIL abre as portas na próxima terça, 25 de outubro, em São Paulo

A Engenharia Criando a Mobilidade do Futuro – Intermodalidade – Conectividade – Veículos e Sistemas Inteligentes’ é o tema do 25º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, que será realizado de 25 a 27 de outubro, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.

Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina, presidirá o 25º Congresso SAE BRASIL.

Dirigido a engenheiros, executivos, consultores e acadêmicos da mobilidade, o 25º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidadecomemora seu Jubileu de Prata e também os 25 anos da SAE BRASIL.

O Congresso SAE BRASIL se assenta em três pilares:

Painéis – A programação este ano inclui 16 painéis. São eles Engenheiros-chefes, Internacional e Presidentes (âncora) e outros 13 temáticos, nas áreas Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviária, Manufatura e Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Supply Chain, Tecnologia da Informação, e Telemática e Infotainment.

Mostra Tecnológica – As principais empresas da cadeia automotiva mostram os últimos avanços e inovações em tecnologia da indústria, em conectividade, eficiência energética, sistemas digitais inteligentes e autônomos e novos materiais, entre outros segmentos.

Participantes: Ametek, Applus Idiada, Arcelormittal, Bosch, CBMM, Creaform, Dassault Systèms, Eaton, Edag do Brasil, Embrapii, Empresas Randon, Emicol, Esi Group, Ford Caminhões, General Motors do Brasil, Here, Ipiranga, Jetro, Konker, Mahle, Man/VW Caminhões e Ônibus, Marcopolo, Mercedes-Benz do Brasil, NSK, Phanton, Sabó, Schaeffler, Sindipeças, Stratasys Direct Manufacturing, Sulbras, TE Connectivity, T-Systems do Brasil, TÜV Nord Mobility, Volkswagen.

HUB Tecnológico – Integrado à Mostra o 25º Congresso SAE BRASIL apresenta ainda o HUB Tecnológico, espaço de networking e interação de empresas com seus públicos de interesse.

Inspirado na experiência bem sucedida da SAE International, e tendo na flexibilidade sua principal característica, o espaço dispõe de telão e auditório. Participam 19 empresas, entre usuários, tradicionais desenvolvedoras de tecnologia e startups, que vão mostrar seus projetos durante os três dias do Congresso.

Papers– Nas sessões técnicas do Congresso SAE BRASIL, autores dos melhores trabalhos técnicos nacionais e internacionais (papers) selecionados pelo comitê apresentam soluções inovadoras nas diversas áreas de atuação da engenharia.

Serão apresentados 102 dos 169 papers aprovados este ano em 16 áreas, entre as quais se destaca no topo da lista pelo número de trabalhos aprovados a de Testes e Simulações, seguida por Powertrain, Combustíveis e Recursos Energéticos, e Manufatura.

“Com foco na ciência, tecnologia e inovação e palestrantes de altíssimo gabarito, o Congresso SAE BRASIL conquistou o respeito de um público seleto que vem em busca de informação privilegiada e networking em nível nacional e internacional”, afirma Philipp Schiemer.

25º CONGRESSO E MOSTRA INTERNACIONAIS SAE BRASIL DE TECNOLOGIA DA MOBILIDADE
“A engenharia criando a mobilidade do futuro – intermodalidade – conectividade – veículos e sistemas inteligentes”
25 a 27 de outubro – das 8h30 às 20h30
Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho – rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo-SP

Mais informações – http://portal.saebrasil.org.br/eventos/congresso

PROGRAMA DE PAINÉIS e cerimônias especiais

DIA 25 DE OUTUBRO/ TERÇA-FEIRA

CERIMÔNIA DE ABERTURA – Com Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL; Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina, e presidente do Congresso SAE BRASIL 2016; e Cuneyt L. Oge, presidente da SAE International. Às 10h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.

Aeroespacial – painel – SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO (ATM): EVOLUÇÃO, PADRONIZAÇÃO E INTEROPERABILIDADE GLOBAL.

O painel apresentará soluções para o gerenciamento dos espaços aéreos brasileiro, americano e europeu, e avaliará os benefícios para passageiros e outros usuários. Com Tomy Marques de Souza, major especialista em Comunicações do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo); Waldenio Araujo da Silva, diretor de Aplicações da Honeywell Aerospace Brasil – Aviônicos; e Armando José Carbonari, diretor de Engenharia de Programas Militares da Embraer. Luiz Augusto Rodrigues Nerosky, engenheiro sênior de Inteligência de Tecnologias da Embraer, será o mediador. Às 11h30, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.

Segurança Veicular – painel – ENGENHARIA DO FUTURO VISANDO ZERO MORTES EM ACIDENTE DE TRÂNSITO.

Reduzir a incidência mortes no trânsito brasileiro por meio de investigação e pesquisa de ocorrências no local do acidente é o objetivo do Projeto IAAT (Investigação Avançada de Acidentes de Trânsito), que será apresentado pela primeira vez no 25º Congresso SAE BRASIL.

Com Oliver Schulze, gerente de Engenharia da Takata; Alejandro Longton, gerente de Engenharia da IDIADA Espanha; Flamínio Fichmann, consultor de trânsito e transporte; e Alexandre Pagotto, chefe de Marketing da Bosch Brasil.

O jornalista J.Pedro Correa, consultor e fundador do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, será o moderador. Às 13h30, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.

Engenheiros-chefes – painel – A DINÂMICA NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS PARA A MOBILIDADE DO FUTURO.

O painel debaterá a mobilidade do futuro, como integração entre os modos de locomoção, conectividade entre veículos e infraestrutura viária, conceitos de autonomia e inteligência embarcada e o desafio de desenvolver e incorporar com eficiência as novas tecnologias, além da inter-relação entre os órgãos de regulamentação e desenvolvimento urbano para resultados sustentáveis na dinâmica dos mercados.

Com Markus Kleimann, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil; Henrique Langenegger, vice-presidente Engenheiro Chefe da Embraer; Johannes Kopp, head of Engineering da Bosch; professor doutor Uwe Baake, vice-presidente da Daimler AG; e Enio Dill Gomes, South America Powertrain director da Ford Motor Company.

Reinaldo Muratori, diretor de Engenharia e Planejamento da Mitsubishi Motors e Conselheiro da SAE BRASIL será o mediad or. Às 16h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.
SAE BRASIL Awards Ceremony – 7º PRÊMIO SAE BRASIL JOVEM ENGENHEIRO – Lançado em 2010, homenageia profissionais com até 35 anos de idade formados no máximo há 10 anos, indicados pelas empresas a participar com projetos técnicos inovadores e avaliados pelo Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL;

5º PRÊMIO ESTUDANTIL EDUCAÇÃO DE ENGENHARIA – Para estudantes do ensino médio e superior com trabalho de conclusão de curso (TCC) a partir de julho de 2015;

PRÊMIO SAE BRASIL ESTUDANTIL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – Objetiva aproximação de estudantes do ensino técnico e superior, com a indústria, além de gerar oportunidades de absorção dos futuros profissionais pelo mercado. Às 18h30, Auditório SAE BRASIL – MWM Mot ores Diesel.

DIA 26 DE OUTUBRO/ QUARTA-FEIRA – Telemática e Infotainment – painel – VEÍCULOS AUTÔNOMOS, SISTEMAS INTELIGENTES E CONECTIVIDADE.

O painel apresentará alguns aspectos desse futuro que já chegou na forma de soluções e sistemas inteligentes, veículos autônomos e da conectividade. Com Patrick Shinzato, pesquisador da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (Universidade de São Paulo);

Leopoldo Rideki Yoshioka, membro da Comissão Técnica de ITS, Escola Politécnica/USP e ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos); Carolina Carmona, especialista de Marketing da CNH Latin America; e Tiago Galli, CEO da Porto Conecta. Às 9h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.

Educação de Engenharia – painel – ALUNOS, PROFESSORES E CONTEÚDOS CURRICULARES DO SÉCULO 21 E SUAS RELAÇÕES COM O VEÍCULO CONECTADO.

Com transmissão online, painel discutirá o papel do professor e da universidade na capacitação de futuros profissionais, os conteúdos curriculares e o modelo de educação atual ante a necessidade de inovação e as mudanças na mobilidade.

Com professor doutor Uwe Baake, vice-presidente da Daimler AG; Beatriz Vichessi, jornalista especializada em educação;

Eduardo Iwai, gerente de Produto da Easy Taxi; Marcos Oliveira, editor da Revista Fapesp; e Felipe Corsetti Fantelli, estudante da Unicamp. Mauro Andreassa, gerente de Assistência Técnica aos Fornecedores da Ford e professor no Instituto Mauá de Tecnologia, será o mediador. Às 9h, Auditório Santana 3.

Tecnologia da Informação – painel – CONVERGÊNCIA DA INFORMAÇÃO NA CONECTIVIDADE VEICULAR.

O painel apresentará tecnologias da convergência de dados provenientes do ambiente externo para o interior do veículo, assim como do veículo para fontes externas e discutirá o papel dos veículos conectados dentro das empresas em segmentos, como logística, cadeias de abastecimento, agronegócio, além de soluções inovadoras para uso de informações junto à infraestrutura.  Tendências e desafios da convergência da informação nos diferentes modais e novas possibilidades serão também o foco do painel. Com Rainer Mueller-Finkeldei, diretor da Daimler AG; Flavio Maeda, presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC); Leonardo de Melo, presidente da Diagnext.com; e Gilson Trennepohl, diretor presidente da STARA; com mediação de Renato Cruz, editor da Inova.jor. Às 11h Auditório SAE BRA SIL – MWM Motores Diesel.

Máquinas Agrícolas e de Construção – painel  – AGRICULTURA E INFRAESTRUTURA: CAMINHOS PARA O BRASIL DE HOJE. Tecnologias inovadoras na movimentação de terra e na agricultura e visão de futuro para os dois segmentos serão os temas do painel. Com Luiz Ghiggi, vice-presidente de Engenharia do Produto da AGCO do Brasil; João Pontes, diretor de Planejamento Estratégico da John Deere; Carlos Dion Teles, supervisor de Qualidade, Retorno e Peças de Mineração da Caterpillar; e Jerônimo Marin Cruz, diretor executivo da Teccom. 11h, Auditório Santana 3.

Duas Rodas – painel – COMO A INTELIGÊNCIA E TECNOLOGIA PARA SEGURANÇA DAS PISTAS, TRAZEM BENEFÍCIOS, PELA CONECTIVIDADE, PARA OS MODELOS DAS RUAS.

O painel trará o caminho da tecnologia até as motos que circulam em nossas cidades. Com Alfredo Guedes Junior, supervisor de Relações Públicas da Honda; Henrique Silva, instrutor técnico da Yamaha; e Samuel Barboza, gerente de Desenvolvimento de Pneus da Pirelli; e Renato Linke, físico e responsável pelo setor de Homologação de Veículos da Cetesb. Cícero Lima, da revista Motojornal, será o mediador. Às 14h, Auditório Santana 3.

Internacional – painel – TECNOLOGIAS ATUAIS E FUTURAS E DESAFIOS DE NEGÓCIOS DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA GLOBAL.

Dividido em duas sessões o painel trará a visão de especialistas nacionais e internacionais sobre soluções tecnológicas e estratégias de negócios para competitividade de mercados no cenário disruptivo. Com Dennis Huibregtse, CEO Power Systems Research USA; Gal Barak, diretor geral da Stratasys Latin America; Michael Friedrich, gerente Schuh Group, Germany; Pérsio Lisboa, presidente de Operações da Navistar, USA; Stephan Keese Roland Berger LCC USA; Raul Germany, gerente geral da Dana Corp; Cláudio Castro, diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Schaeffler America do Sul; e prof. dr. Stefan Pischinger, CEO FEV GmbH, Germany. Horst Bergmann, consultor da alemã FEV GmbH e ex-diretor da Daimler AG Truck and Vans, será o mediador. Às 14h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.

Motorsport – painel – 25 ANOS DE EVOLUÇÃO NO AUTOMOBILISMO NACIONAL E O QUE SE ESPERA PARA OS PRÓXIMOS 25.

Especialistas que estiveram em grandes momentos do esporte falarão dos avanços tecnológicos que ditaram o rumo das principais categorias do automobilismo e debaterão sobre o modo como o mundo cada vez mais conectado se relaciona com o automóvel. Com Guilherme Spinelli, piloto e diretor de Competições da Mitsubishi; Ingo Hoffmann, ex-piloto com 12 títulos conquistados; João Henrique Scheffer, gerente de Projetos da Ampera Racing, equipe de estudantes de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina, integrante da Competição Fórmula SAE BRASIL; José Minelli construtor da Formula Inter; e Luiz Fernando Cruz, CEO da Race Car Design Engineering. Wagner Gonzalez jornalista e diretor da Beepress, que ocupou durante 15 anos a vaga sul-americana do Comitê de Imprensa da F-1, será o mediador. Às 16h, Auditório SAE BRASIL Santana 3.

DIA 27 DE OUTUBRO/ QUINTA-FEIRA – Ferroviário – painel – AS FERROVIAS E SUA INTEGRAÇÃO COM OS DEMAIS MODAIS DE TRANSPORTE.

Necessidades, fatores relevantes para implantação de soluções, novas tecnologias, a situação atual e a necessidade de expansão e implantação de novas malhas estruturantes e integradas para o sistema ferroviário são assunto do painel ferroviário.

Com Gabriel Feriancic, diretor da Sistran; Jean Pejo, secretário geral da ALAF (Asociación Latinoamericana de Ferrocarriles), e Cyro Laurenza, presidente do Conselho do Instituto IDESTRA. Às 9h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.

Qualidade – painel – CONSTRUINDO A QUALIDADE DO FUTURO: DESAFIOS E SOLUÇÕES.

A evolução da tecnologia dos veículos e dos sistemas de manufatura, a necessidade de sistemas inteligentes de qualidade para eficiência e robustez dos processos, a confiabilidade dos produtos e os desafios da flexibilidade na manufatura serão os temas do painel.

Com dr. Andreas Bachhofer, diretor de Qualidade Global Daimler AG; Jose Rizzo Hahn Filho, presidente da Pollux; e Oliver Schulze e Demetrio Nifoci, respectivamente gerentes de Engenharia e de Qualidade da Takata. o engenheiro Mauro de Souza Paraíso, da SAE BRASIL, será o moderador. Às 9h, Auditório Santana 3.

Caminhões e Ônibus – painel – TRANSPORTE DE CARGAS E PASSAGEIROS – CONECTIVIDADE, VEÍCULOS E SISTEMAS INTELIGENTES.

Big Data, telemetria e outras tecnologias e soluções para operação de transporte, como o assento Anti Sleep Seat, novo conceito em segurança embarcada, e frotas compartilhadas, serão apresentados.

Na evolução deste processo, estão indivíduos conectados para sistemas conectados. Com dr. Christof Weber, vice-presidente de Desenvolvimento de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil; dr. Robert Mueller, senior manager Industry 4.0 da Voith Turbo GmbH & Co KG; Petras Amaral, gerente de Design e Inovação da Marcopolo; Antônio Jorge Martins, diretor da CEA; Dante Ricci Mattos; diretor de Tecnologia da WEBRADAR; Ricardo Altmann, diretor da Lunica Consultoria, e Sergio Savane, head of smart factory solution da T-Systems. Às 11h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.

Manufatura e Logística – painel CONECTIVIDADE NO CHÃO DE FÁBRICA.

O painel irá explorar o avanço da tecnologia da informação e a inovação no ambiente de chão de fábrica, incluindo a movimentação de produtos, a automação no Brasil e seus impactos na manufatura enxuta.

Com André de Almeida Prado, diretor da FEMSA Logística; dr. Hans Jurgen Klose, sócio-diretor da ConMoto Consulting Group; Marcelo Pinto, diretor da PPI Multitask; Marcos Alves, diretor de Logística e Infraestrutura da Mercedes-Benz; e Dário Spinola, diretor geral, Staufen Táktica. Às 11h, Auditório Santana 3.

Supply Chain – painel INOVAÇÕES NO SUPPLY CHAIN PARA VIABILIZAR A COMPETITIVIDADE DE NOVAS TECNOLOGIAS NO BRASIL.

Desenvolver estratégias de modelos de negócios para a aquisição no Brasil de módulos tecnológicos para suprir a mobilidade do futuro, através da colaboração engenharia-compras-fornecedores no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia é o foco do painel. Com Andre Wulfhorst, gerente senior de Compras da Daimler; Paola Sardi, director /strategy Consulting  Monitor da Deloitte Consultoria; Karina Bazuchi, coordenadora de Investimentos Estrangeiros Diretos da APEX Brasil; e Rodrigo Custódio, sócio da Roland Berger. Às 14h, Auditório Santana 3.

Presidentes – painel A ENGENHARIA CRIANDO A MOBILIDADE DO FUTURO – INTERMODALIDADE – CONECTIVIDADE – VEÍCULOS E SISTEMAS INTELIGENTES.

A indústria da mobilidade segue seu curso de inovação e em todo o mundo as tecnologias para o atendimento às novas demandas da sociedade surgem com as mais diversas experiências em aplicações, especialmente nas grandes cidades, onde os gargalos à movimentação de pessoas e cargas mais se observam.

Já há vários exemplos de cidades em transformação para a mobilidade inteligente, com serviços criativos de compartilhamento de veículos e sistemas de integração de modais. Veículos, máquinas agrícolas e de construção com funções autônomas já estão disponíveis.

Veículos e sistemas inteligentes são fundamentais para maior eficiência dos transportes. Com Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina e presidente do Cong resso SAE BRASIL 2016; Cuneyt L. Oge, presidente da SAE International; Antônio Carlos Galvão, presidente do Grupo Veículos América do Sul da Eaton;

Mauro Kern, vice-presidente executivo de Operações da Embraer; Rogelio Golfarb, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Estratégia da Ford América do Sul, e Gábor Deák, conselheiro da SAE BRASIL. Às 16h, Auditório SAE BRASIL – MWM Motores Diesel.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn