quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Tecnologia da continental reduz pontos cegos ao volante

Imagine o motorista de um caminhão tendo uma visão aérea do seu veículo, de 360 graus, em uma pequena tela no painel, como se fosse uma transmissão ao vivo via satélite.

- Publicidade -

Essa tecnologia já existe, não só na Europa e Estados Unidos, mas também no Brasil. O sistema, chamado de ProViu ASL 360, foi desenvolvido pelo Grupo Continental, vanguardista em soluções para a indústria automotiva, e tem como grandes benefícios a redução de pontos cegos ao volante e, consequentemente, de acidentes.

“Muitos acidentes acontecem por causa dos pontos cegos. Ao fazer uma manobra, o motorista pode não ter uma visão completa do retrovisor e é aí que acontecem os atropelamentos, por exemplo. Muitos acidentes envolvem crianças, uma vez que elas têm menor estatura e nem sempre são visíveis no retrovisor. Também existem muitos casos com ciclistas. Com o ProViu ASL 360, o condutor consegue enxergar toda a área ao derredor do veículo, podendo assim conduzir com mais segurança”, destaca Claudio Goto, Diretor de Negócios da unidade CVAM (Commercial Vehicle & Aftermarket) do Grupo Continental.

- Publicidade -

A tecnologia é composta por quatro câmeras distribuídas na área externa do veículo. Essas câmeras transmitem imagens a uma central eletrônica, que as compila em uma única imagem em tempo real.

“A solução é bastante eficiente para aplicações onde a visão do motorista é bastante limitada como em carros-fortes e empilhadeiras de uma fábrica, por exemplo, dando uma visibilidade segura em um raio de aproximadamente 10 metros”, completa Goto.

Outra importante aplicação do ProViu ASL 360 é em veículos de construção e implementos agrícolas, como as colheitadeiras.

- Publicidade -

Com o sistema, é possível identificar se existe algum obstáculo no trajeto, como pedras e valas, que certamente danificarão o equipamento caso ele passe por cima, ou mesmo colocando em risco a dirigibilidade do veículo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança