quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

124 Spider, Mobi com motor 1.0 três cilindros e séries especiais marcam estande da Fiat

A Fiat marca forte presença no 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016 com um estande repleto de novidades e atrações. São mais de vinte veículos expostos, divididos em três áreas, os Territórios Fiat – SMART Mobility, FUNctional e EVOlution –, que demonstram seu espírito pioneiro e jovial, com produtos inovadores, modernos e desejados, seja nos modelos da gama ou nos show-cars, como o Fiat 124 Spider, que chega direto do Salão de Paris para São Paulo.

O Território SMART Mobility destaca os modelos compactos e inteligentes, passando pelo recém-apresentado Fiat Uno2017 até o Fiat 500 Abarth. A novidade fica para o lançamento do Fiat Mobi Drive, versão equipada com motor Firefly 1.0 três cilindros.

O espaço destinado ao Território FUNctional apresenta os modelos que aliam prazer de dirigir e funcionalidade ao estilo de vida ousado de seus proprietários, como a picape Fiat Toro, incluindo sua recém-lançada versão 2.4 Freedom Flex e a apresentação da série especial Black Jack, além da picape Fiat Strada.

Já o Território EVOlution abriga alguns dos best-sellers da Fiat, reconhecidos por sua qualidade, design cativante e esportivo, alto nível de equipamentos e itens de conforto, como o Grand Siena e o Punto.

Fiat 124 Spider, um legítimo roadster italiano – Um dos maiores destaques do último Salão de Paris, em setembro, o Fiat 124 Spider será exibido pela primeira vez no Brasil no 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016. O modelo presta tributo ao icônico Fiat 124 Spider de 1966, verdadeira referência histórica internacional em design marcante e diversão ao volante, características típicas dos carros italianos.

Um legítimo roadster de comportamento esportivo, o Fiat 124 Spider mescla estilo arrebatador a um magistral conjunto tecnológico e de conectividade a bordo. Assim como seu design externo, o interior também buscou inspiração no modelo original, com estilo clássico e refinado, oferecendo no painel de instrumentos destaque para um conta-giros central, ladeado pelo velocímetro à direita e indicadores de combustível, temperatura do motor, hodômetro e outros à esquerda. A partida é por botão, com tecnologia keyless.

Sob o capô está o consagrado motor 1.4 litro turbo equipado com a tecnologia MultiAir, com potência de 160 cv a 5.500 rpm. O câmbio é manual, de seis marchas, e a direção é elétrica. Um comportamento dinâmico invejável é obtido graças à combinação de tração traseira, distribuição de peso perfeitamente equilibrada e um baixo centro de gravidade.

Seu sofisticado sistema de infotainment traz um display touchscreen de 7 polegadas que controla o acesso aos recursos multimídia, com rádio AM/FM e HD, MP3 player, duas entradas USB, entrada auxiliar e conexão Bluetooth. O display ainda pode exibir as imagens da câmera de ré e do sistema de navegação em 3D. Há também a possibilidade de utilizar o sistema de reconhecimento de voz para operar a central multimídia, incluindo comandos para smartphone, seleção de músicas e navegação, bem como responder a mensagens recebidas pelo celular.

O Fiat 124 Spider pode ser equipado também com um sistema de som premium Bose com nove alto-falantes, incluindo dois integrados em cada encosto de cabeça dos bancos e um subwoofer. Vem ainda com rodas de 17 polegadas.

Mobi ganha a nova versão Drive com motor 1.0 três cilindros Firefly – O grande destaque do estande da Fiat é a nova versão do Mobi, a Drive. Ela chega para ampliar de seis para sete o número de versões do Mobi, somando-se à Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On, equipadas com o motor 1.0 Fire, que acabou de passar por uma recente atualização, entregando agora um consumo 3% menor do que a família anterior.

A nova versão Drive chega para reforçar ainda mais os principais atributos do modelo. Em pesquisa realizada pela Fiat, os primeiros compradores do Mobi apontam como principais motivos de sua escolha o tamanho compacto, o design e a economia de combustível.

O Fiat Mobi Drive é equipado com o novíssimo motor Firefly 1.0 três cilindros, resultado de desenvolvimento global da FCA que tem o Brasil como seu mercado de estreia. Ele traz a arquitetura de duas válvulas por cilindro com geometria do conjunto otimizada, um ineditismo da FCA que faz com que o motor trabalhe em giro reduzido, assegurando maior economia de combustível, melhor performance, menores níveis de emissões e maior silêncio a bordo. A potência chega a 77 cv e o torque, a 10,9 kgf.m, ambos com 100% de etanol. Também está equipado com o sistema HCSS, que elimina o tanquinho extra para partidas a frio.

Com o novo motor Firefly 1.0 três cilindros o Mobi Drive passa a estabelecer novos paradigmas no mercado nacional: ele é o veículo mais econômico do Brasil entre os equipados com motor 1.0 aspirado. E não apenas isso – é também o que oferece o maior torque neste mesmo comparativo.

Isso significa que o Mobi Drive atende a todas as expectativas do consumidor de um carro urbano, oferecendo tamanho adequado, design diferenciado, baixíssimo consumo de combustível, conforto e prazer ao dirigir, com respostas rápidas e eficientes, graças ao seu elevado torque já em baixas rotações, o que também colabora para um reduzido nível de ruído e de emissões.

O conforto a bordo é complementado pela direção elétrica, item de série no Mobi Drive. Ela reduz significativamente o esforço para girar o volante, tornando a condução ainda mais prazerosa. A direção elétrica do Mobi Drive traz ainda a função City, ativada por meio de um botão no painel. Ela reduz ainda mais a necessidade de esforço durante as manobras de estacionamento e é desativada automaticamente em velocidades maiores, mantendo a segurança durante a condução.

A tecnologia a bordo é outro destaque do Mobi Drive, que traz como item de série a tela de LCD de alta resolução junto ao quadro de instrumentos, com diversas funções, como velocímetro digital, econômetro, trip A e B, alerta de lâmpadas queimadas, temperatura e número de horas em funcionamento do motor e outras.

O pacote de equipamentos de série é extremamente generoso, fazendo do Mobi Drive um modelo completo. Além dos equipamentos já citados, destacam-se como itens de série o ar-condicionado, chave canivete com telecomando, vidros elétricos nas portas dianteiras e trava elétrica nas quatro portas com função one touch e antiesmagamento, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, abertura interna da tampa do tanque de combustível e do porta-malas, volante com regulagem de altura, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, cargo box, lane change, ESS, sinalização de frenagem de emergência, e pneus “superverde” com alta durabilidade e maior aderência.

Há ainda uma gama de itens opcionais, que permitem ao proprietário personalizar ainda mais seu Mobi Drive. Aqui podemos destacar rádio Connect com Bluethoot e entradas USB e auxiliar, retrovisores elétricos com Tilt Down e luz de seta integrada, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional, faróis de neblina, alarme com telecomando, console de teto com espelho auxiliar e rodas de liga leve 14 polegadas.

Pode-se equipar ainda mais o Mobi Drive, com a oferta de outros opcionais como bancos com acabamento premium, porta-óculos, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, apoio para o pé e detalhes com acabamento em preto brilhante. Os acessórios originais MOPAR complementam a lista, oferecendo central multimídia com TV Digital e retrovisor interno com câmera de ré.

A versão Drive do Mobi chega às concessionárias até o fim deste mês.

Toro Freedom 2.4 Flex AT9 e série especial Toro Black Jack – O estande da Fiat no 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016 destaca também o lançamento do Fiat Toro Freedom 2.4 Flex AT9, que chega esta semana às concessionárias, ampliando a gama do modelo.

Esta versão é equipada com o novo e potente motor 2,4 litros Tigershark MultiAir Flex 16V de última geração, com excelentes 186 cv e elevados 24,9 kgf.m de torque, ambos com 100% de etanol, além de câmbio automático de 9 marchas, inédito entre as picapes cabine dupla com motorização flex no mercado brasileiro.

O revolucionário motor Tigershark é fruto de desenvolvimento global da FCA e oferece o máximo em desempenho para os clientes que preferem a motorização flex, graças à exclusiva tecnologia MultiAir2, que controla o tempo de abertura das válvulas de admissão por meio de um sistema eletro-hidráulico. Com isso há uma otimização da eficiência do combustível, seja etanol ou gasolina, contribuindo ainda para a redução de emissões.

Mas não só o novo powertrain é destaque: a Toro Freedom 2.4 Flex traz ainda diversas novas tecnologias como Start&Stop, sistema que liga e desliga automaticamente o motor e pode reduzir o consumo em até 20% em situações de trânsito urbano congestionado; Função Sport, que altera a calibração de diversos componentes para oferecer desempenho mais ágil e esportivo, ativada por botão no painel; e sistema de partida a frio HCSS, sem tanquinho auxiliar.

Além dos itens de série do modelo Freedom 1.8, a nova versão adiciona capota marítima, retrovisores externos elétricos, brake light, luz de caçamba, sensor de pressão nos pneus, volante multifuncional em couro com borboletas para troca manual de marchas (paddle shift), rodas 16 polegadas Super Spoke e também uma cor exclusiva, a Branco Polar, perolizada.

O Salão marca ainda a estreia da série especial Fiat Toro Black Jack, que será comercializada em 2017.

Baseada na versão Freedom 2.4 Flex, a série traz como atrativos principais e exclusivos os faróis com sistema DRL em LED, acabamento externo escurecido e sem cromados, rodas de 17 polegadas escurecidas e acabamento interno com detalhes em preto, além de bancos em couro com a inscrição Black Jack e emblemas alusivos nas portas dianteiras.

Fiat Live On para Mobi Drive e novo Uno 2017 –Outra novidade apresentada para os visitantes do Salão do Automóvel pela Fiat é a oferta do Fiat Live On, agora disponível para o Mobi Drive e novo Uno 2017 em todas as versões. Por meio de um simples app, o Fiat Live On transforma um smartphone comum na central multimídia do veículo, que pode ser acessada pela própria tela do aparelho ou pelo volante multifuncional. É um novo conceito de conectividade e integração do veículo com o celular, via Bluetooth.

O Live On traz diferenciais representativos, como ser simples e ao mesmo tempo completo, oferecer navegação intuitiva, incorporar os aplicativos mais usados no smartphone quando o usuário está dirigindo em um único menu – o que minimiza desvio de atenção, aumentando a segurança –, suporte retrátil no painel do veículo com acabamento em preto brilhante e entrada USB no painel, que pode ser usada para carregar a bateria do smartphone.

Além de acessar aplicativos de trânsito e de músicas como o Spotify, rádios, fotos, internet e realizar e receber chamadas e muito mais, o Fiat Live On traz ainda uma série de aplicativos exclusivos que auxiliam o motorista, como o EcoDrive, que orienta de forma lúdica e divertida a dirigir o veículo com ainda mais economia de combustível e redução de emissões, e o Onde Parei?, que informa o último local em que o veículo foi estacionado, facilitando sua localização.

Toro Expedition e Mobi Velocity by MOPAR –A MOPAR, que desenvolve e comercializa acessórios para a linha de produtos FCA, mostra dois veículos-conceito no 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo: o Fiat Toro Expedition e o Fiat Mobi Velocity.

O Fiat Toro Expedition é a personificação de um veículo destinado aos amantes do contato direto com a natureza selvagem, em explorações e aventuras em locais inóspitos, com direito a acampamento. Traz suspensão elevada em duas polegadas, rodas aro 16 polegadas no estilo beadlock com pneus 265/60, para melhor desempenho em terrenos off-road, guincho frontal com bull bar tubular, barra de teto com iluminação adicional em LEDs, bancos de couro com personalização MOPAR e bagageiro personalizado para transporte de prancha de desatolagem e galões de combustível. Completa o pacote uma barraca de camping montada sobre a caçamba, com espaço para um casal e acesso por meio de uma escada escamoteável.

Já o Fiat Mobi Velocity incorpora as características do público urbano que busca se destacar de forma divertida e jovial, equipado com acessórios cheios de atitude e esportividade. Externamente chama a atenção a pintura em dois tons estilo saia-e-blusa, com o branco da carroceria em contraste com o tom grafite de teto, capô e retrovisores, o preto brilhante na grade dianteira e nas entradas de ar e os faróis e lanternas escurecidos, além de faixas laterais. Rebaixado em cinco centímetros com uso de molas esportivas, o Mobi Velocity é equipado com rodas aro 17 polegadas com pneus 215/45, de perfil baixo, e freios dianteiros com discos de maior diâmetro e pinças com quatro pistões.

O interior ganhou bancos em couro cinza, pedaleiras esportivas, tapetes de carpete personalizados, central multimídia e soleira das portas em alumínio.

A MOPAR mostra ainda uma série de acessórios aos visitantes do Salão do Automóvel, em uma vitrine exclusiva para a marca.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn