sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Chevrolet exibe o mais inovador carro elétrico do mundo no Salão de SP

Para demonstrar seu poder tecnológico global e liderança no processo de eletrificação veicular, a Chevrolet traz, especificamente para a feira, o Bolt, o carro elétrico acessível de maior autonomia seu segmento no mundo.

- Publicidade -

Ele é capaz de percorrer com uma única carga das baterias (de íons de lítio) mais de 380 quilômetros, cerca de cinco vezes o que um motorista comum roda diariamente.

Isto porque o carro aproveita inclusive a própria energia dissipada em frenagens e também em desacelerações para recarregar de forma otimizada suas baterias. Com o veículo em movimento, basta tirar o pé do acelerador para ativar esta função.

- Publicidade -

O Bolt é tão simples de ser “abastecido” como um smartphone, e a operação pode ser feita enquanto o veículo está estacionado em uma garagem residencial, por exemplo, plugando o cabo de energia na tomada.

O sistema doméstico expresso de 240V permite que as baterias sejam recarregadas rapidamente – uma hora de energia elétrica corresponde a cerda de 40 quilômetros de autonomia.

Já em estações públicas de alta voltagem, trinta minutos correspondem a aproximadamente 150 quilômetros de autonomia.

- Publicidade -

O Bolt é produzido nos Estados Unidos, onde começa a ser comercializado ainda este ano por cerca de 30 mil dólares, já considerando incentivos tributários oferecidos naquele mercado. O preço é similar ao de um automóvel médio movido a gasolina.

O motor do Bolt supera os 200 cavalos e revela um comportamento arisco (tem desempenho de esportivo graças a característica de motores elétrico que oferecem torque máximo de saída). Arranques vigorosos e retomadas extremamente rápidas colocam esse crossover no mesmo patamar de desempenho que modelos de apelo esportivo.

O formato compacto do Bolt deve-se ao fato dele ter o conjunto de baterias instalado sob o piso, numa configuração plana. Isso abriu caminho para os projetistas criarem um habitáculo espaçoso para cinco pessoas ficarem confortáveis.

Com proporções únicas, o elétrico da Chevrolet tem um entre-eixos de aproximadamente 2,6 metros, capô curto, grande área envidraçada e aparência de crossover.

A dianteira do Bolt tem característica marcante, com LED nos faróis e uma grade que reinterpreta a tradicional assinatura “dual-element” da Chevrolet. Na traseira, o vidro se estende até a placa, como se estivesse integrado às lanternas. Todo o conjunto é fixado na tampa porta-malas para ampliar o vão de acesso e facilitar o embarque de bagagens.

Por dento, destacam-se a posição elevada de guiar, como em SUVs, e há uma grande quantidade de itens de conveniência e segurança. Um exemplo é o sistema de navegação capaz de apontar estações de recarga próximas e de traçar rotas que maximizem a autonomia – o cálculo pode ser feito com base na topografia do trajeto, na condição climática e até nos hábitos do motorista.

Como em outros veículos da marca Chevrolet, o Bolt pode ser equipado com sistemas avançados de conectividade, entre eles OnStar, internet 4G via Wi-Fi e MyLink com telas de 10,2” compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Além do Bolt, a Chevrolet exibe no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo quatro conceitos: a S10 Xtreme, a S10 Trailboss, a Montana Activ X e o Cobalt Midnight. Confira os principais detalhes de cada um deles:

S10 Xtreme apresenta conceito de picape radical – Uma picape pronta para encarar qualquer desafio. Esse é o espírito do conceito S10 Xtreme. E como o nome sugere, o modelo traz elementos que traduzem toda sua robustez e valentia.

A começar pelo visual da carroceria, que é pintada na cor laranja fosca, assim como as rodas, para contrastar com as peças plásticas e os acessórios em tons escuros.

Na dianteira, a picape traz entradas de ar no capô, para-choque com grande ângulo de ataque, guincho elétrico, faróis com máscara negra e luzes auxiliares centrais de LED tanto na parte inferior quanto na superior, ideal para trilhas noturnas.

A lateral acompanha essa proposta radical, com grandes pneus lameiros e snorkel, que permitem ao veículo atravessar trechos alagados. Para isso há um bagageiro no teto. Extensores de para-lamas e estribos que acompanham o desenho das portas completam o conjunto.

Na parte de trás, o para-choque abriga um suporte para reboque e as lanternas contam com grades de proteção. Já a caçamba abriga o estepe e uma série de ferramentas entre as caixas de roda. O santo antônio envolvente é outro destaque do veículo.

A cabine da S10 Xtreme é marcada pelo acabamento predominantemente laranja. Além do quadro de instrumentos e da central multimídia, há bússola e inclinômetro no painel.

S10 Trailboss revela acessórios desenvolvidos para picapes Chevrolet – Como seria uma S10 equipada com acessórios originais desenvolvidos pela Chevrolet em outros mercados? A resposta é a Trailboss, que traz para-choques off-road de ferro, com barra de iluminação em LED na frente e reforçado com degraus na traseira, santo antônio tubular contornando toda a caçamba, molduras nas caixas de roda, estribos laterais alargados e rack de teto.

O conceito é pintado na cor Verde Metálico e traz detalhes em preto brilhante, como as rodas de alumínio aro 18, a grade do radiador e a capa dos retrovisores. Adesivos no capô, nas portas dianteiras e tampa traseira, identificam a S10 Trailboss. Os pneus são do tipo “All Terrain”.

No interior escurecido, incluindo o teto, destacam-se bancos, painel, portas e volante revestido em couro com costura pespontada na cor laranja e emblemas Trailboss Concept nas molduras decorativas.

Cobalt Midnight traz acabamentos escurecidos bem ao estilo “blackout” – A série Midnight foi lançada em veículos da linha Chevrolet dos EUA seguindo a tendência “blackout”, com acabamentos escurecidos. O efeito transmite uma esportividade urbana e elegante ao produto, como evidencia o Cobalt Midnight.

O conceito traz detalhes em cromo escurecido nos faróis, grade frontal e frisos de portas. As lanternas e as rodas raiadas de 17 polegadas seguem o mesmo acabamento.
Outra característica peculiar dos modelos da série Midnight é a gravata Chevrolet na cor preta aplicada em algumas séries e modelos especiais da marca.

O interior do Cobalt Midnight também é predominantemente escuro. Os encostos dos bancos dianteiros, por exemplo, trazem bordado o nome da versão.
Para o desenvolvimento deste conceito, foi utilizado como base um Cobalt LTZ 1.8 automático.

Montana Activ X mostra como seria a picape com propósito aventureiro – A ampla caçamba e a grande capacidade de carga fazem da Montana a picape compacta mais recomendada para o trabalho. Sabe-se, porém, que esse tipo de veículo também cativa o público que procura um carro prático para ser seu companheiro de aventuras.

Foi pensando nesse consumidor que o time de designers da Chevrolet desenvolveu o conceito Activ X da Montana. A picape traz uma série de modificações estéticas que conferem um apelo esportivo ao utilitário.

Inspirado no universo do surf e com elementos urbanos, o conceito surge com faróis de máscara negra e lanternas escurecidas, rodas de alumínio de 16 polegadas em pintura cinza metálico.

A carroceria é coberta pela cor Cinza Barb Wire. Para reforçar a esportividade, para-choques, para-lamas e tampa traseira recebem pintura diferenciada.

A customização invade também a cabine, que recebeu detalhes vibrantes e volante de base reta. O acabamento diferenciado dos bancos e apliques decorativos na tonalidade cinza remetem às diferentes cores e texturas encontradas em grandes metrópoles.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança