quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Competição Energética Shell Eco-marathon pela primeira vez no Brasil

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, a Shell realiza a inédita edição brasileira da Shell Eco-marathon, em São Paulo. Será a primeira vez que a competição estudantil de eficiência energética mais famosa do mundo desembarca na América Latina e para este desafio, aproximadamente 35 equipes brasileiras já estão classificadas.

- Publicidade -

Os protótipos automotivos irão competir nas categorias Gasolina, Etanol e Bateria Elétrica, em uma disputa em que o objetivo não é ser o mais rápido, e sim o mais eficiente. Com eventos anuais nas Américas, na Europa e Ásia, o projeto incentiva futuros cientistas e engenheiros a alcançar a maior distância usando a menor quantidade de energia.

Confira abaixo a programação.

- Publicidade -

Local: Kartódromo Granja Viana – Rua Tomás Sepé, 443 – Jardim da Glória, Cotia, São Paulo

Dia 08/11 (terça)
09h – 16h: Registro dos estudantes, treino livre e inspeções técnicas

Dia 09/11 (quarta)
09h30 – 12h30: Treinos livres
12h30 – 13h: Almoço
13h15 – 18h: Competição dos protótipos – várias categorias

- Publicidade -

Dia 10/11 (quinta)
9h30 – 12h30: Competição dos protótipos – várias categorias
12h30 – 13h: Almoço
13h15 – 15h: Competição final dos protótipos – várias categorias
16h: Cerimônia de Premiação


Histórico – A Shell Eco-marathon, que teve sua primeira edição realizada em 1985 na França, tem como objetivo estimular estudantes a desenvolver protótipos automotivos que percorram a maior distância consumindo a menor quantidade de combustível possível. A disputa reúne anualmente centenas de estudantes de vários países em três etapas – Américas, Europa e Ásia – para pensar o futuro da energia e da mobilidade urbana.

A edição brasileira da prova bateu recorde no número de inscrições em comparação com eventos semelhantes que já aconteceram na Inglaterra, França, África do Sul e Turquia. Foram 50 equipes inscritas e 35 se classificaram para a disputa.

Em 2015, a equipe Pato a Jato, formada por alunos da UTFPR, chegou ao pódio com o protótipo batizado de Popygua. O nome do time faz referência à cidade onde está localizado o campus da universidade, em Pato Branco, no interior do Paraná. Em sua estreia em competições internacionais, o Popygua obteve a marca de 316km/l de etanol e alcançou o melhor resultado brasileiro nas nove edições da competição.

Na edição de 2014, o time da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), de Minas Gerais, conquistou o terceiro lugar na categoria “Protótipo e Bateria Elétrica” com o projeto EcoVeículo e a marca de 264,44 quilômetros percorridos por kilowatt/hora – o que equivale a percorrer a distância entre Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) com uma única bateria.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança