quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Volvo do Brasil ganha o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) pela quarta vez

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), organizadora do PNQ, também distinguiu a Volvo este ano na recém-criada categoria Magna Cum Laude (Com Grandes Honras, em latim).

Este título é concedido exclusivamente para as organizações que conquistam a premiação duas vezes consecutivas, uma prova evidente que a Volvo mantém o padrão de excelência.

“Ganhar o PNQ pela quarta vez e por duas vezes seguidas comprova nosso contínuo esforço para a manutenção da excelência. Reforça nossa posição de empresa de classe mundial, contribui para nos tornar mais competitivos e ainda beneficia nossos clientes com produtos, serviços e atendimento de alta qualidade”, afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

“É mais um reconhecimento que auxilia no nosso crescimento sustentável”, complementa Carlos Morassutti, vice-presidente de RH e Assuntos Corporativos do Grupo Volvo América Latina. Ele diz que o MEG (Modelo de Excelência em Gestão) da FNQ foi efetivamente adotado e é parte importante da estratégia de negócios da empresa. “Receber o PNQ pela quarta vez é um marco em nossa história. A Volvo sempre se empenhou no Brasil para manter e ampliar a qualidade da sua gestão. A qualidade está em nosso DNA e é um dos três valores fundamentais da companhia, ao lado da segurança e do respeito ao meio ambiente”, declara o executivo.

A Volvo mantém o MEG com ações constantes e com firmeza de propósitos. O trabalho começou em 2003, quando a empresa escolheu os critérios da FNQ como parâmetro para suas ações de gestão e implementou uma série de ações nesta área.

Subsidiária da sueca Volvo, um dos maiores grupos industriais do mundo, a unidade brasileira já tinha uma prática voltada para a qualidade.

Esta jornada havia iniciado em 1987, quando adotou no Brasil o “Método Juran para qualidade”. Em 1996, tornou-se a primeira planta fabril da Volvo Trucks em todo o mundo a conquistar a certificação ISO 9001. A certificação ISO 14001 veio em 2000.

“A gestão pela excelência contribui para a inovação de nossos produtos, melhora nosso desempenho em diversas áreas e beneficia não somente a Volvo, mas também toda a cadeia produtiva e para todos os públicos relacionados aos nossos negócios”, declara Ivilásio Coelho, gerente de Sistemas de Gestão do Grupo Volvo América Latina, lembrando que a empresa também incentiva seus parceiros a aplicar os fundamentos da excelência.

A Volvo conquistou o PNQ pela primeira vez em 2009, tornando-se a primeira montadora de caminhões a receber esse reconhecimento, também amealhando o prêmio em 2012 e 2015.

Em 2008, quando se candidatou pela primeira vez, já havia recebido a premiação “Destaque em Processos”.

A Volvo é constantemente reconhecida como uma das melhores empresas em diferentes áreas do setor automotivo.  Foi considerada a Montadora de Veículos Comerciais do Ano pelo Prêmio Autodada nos últimos três anos;

Foi eleita a marca mais desejada pela Fenabrave em 2013, 2014 e 2015; recebeu o Prêmio Lótus de Montadora do Ano e Caminhão Pesado do Ano em 2015 e 2016;

Foi considerada a empresa Mais Sustentável do setor automotivo pelo Guia Exame Sustentabilidade em 2014 e 2015; e está entre as 10 melhores empresas para se trabalhar no País desde 2005.

No Brasil, o Grupo Volvo produz em seu complexo industrial de Curitiba caminhões pesados e semipesados; chassis de ônibus rodoviários e urbanos convencionais, articulados, biarticulados e híbridos; motores a diesel e caixas de câmbio eletrônicas.

Na fábrica de Pederneiras, em São Paulo, produz carregadeiras, escavadeiras, compactadores de solo e caminhões articulados.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn