quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Grupo continental aposta no carro totalmente conectado à internet

Em um mundo onde o consumo pela informação é obrigatório, o acesso à internet e a personalização de informações é indispensável. Principalmente no carro, onde os moradores das grandes cidades passam cada vez mais tempo presos em congestionamentos.

- Publicidade -

Antenado a isso, o Grupo Continental prepara uma série de produtos para conectar definitivamente os veículos. São tendências que brevemente estarão disponíveis no mercado nacional, com preços totalmente acessíveis.

Para o diretor de negócios do Grupo Continental, Ricardo Rodrigues, o potencial da conectividade é altíssimo e não distingue classe social.

“Todos terão a oportunidade de instalar os sistemas, até mesmo em carros 1.0. Se um carro tiver algumas dessas tecnologias, valorizará muito e é possível obter várias soluções por um pouco mais de mil reais”.

Conheça as novidades que vem por aí:

- Publicidade -

O carro-chefe das novas tecnologias é o Head-up, sistema que projeta no para-brisa do automóvel a imagem dos aplicativos que atualmente só vemos nas telas de computadores ou smartphones.

Motorista e passageiro podem acessar a rede e suas funcionalidades de forma fácil e segura. Essa tecnologia vai estar disponível antes mesmo de o carro autônomo se tornar popular.

O Pase Geração 5 possui o sistema Passive Entry, que permite ao carro reconhecer o celular do proprietário, destravando as portas quando ele se aproxima, sem precisar de chaves.

Se o celular for roubado, basta o motorista comunicar a operadora que o conjunto de segurança entra em ação travando a porta para o assaltante.

Outra novidade é o Telematic Control Unit: quando há defeito ou recall de algum componente eletrônico, o veículo realiza o diagnóstico e faz o download dos programas de atualização sozinho, sem a necessidade de o motorista ir à concessionária.

- Publicidade -

Com toda essa conectividade, o Grupo Continental se adiantou ao problema do grande desgaste que isso gerará na bateria do automóvel e criou o Wireless Power Charger, que carrega a bateria do carro enquanto os usuários usam a rede.

O diretor de negócios do Grupo Continental, Ricardo Rodrigues, complementa: “Além do Wireless Power Charger, desenvolvemos um console dentro do carro que carregará o celular por magnetismo”.

Este novo universo de carros totalmente conectados pode gerar altos rendimentos caso a comercialização de veículos volte ao patamar de 2011, quando foram vendidos cerca de 3 milhões de carros.

“Se metade dos automóveis comercializados possuir estes sistemas, estaremos felizes por fomentar a tecnologia no mercado, gerando emprego e negócio”, finalizou o diretor de negócios.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança