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Em semana de Fórmula 1 e Salão do Automóvel, estudantes da Unicamp lançam nova versão de carro elétrico para competição

Hoje, a partir das 19h30, a equipe E-Racing, formada por 42 estudantes da Unicamp, realiza no auditório da FCM o lançamento oficial do protótipo 2016 de seu novo carro elétrico compresença confirmada de autoridades e grandes executivos da indústria da tecnologia.

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A equipe projeta e fabrica carros elétricos de corrida de alta performance desde 2011 e já conquistou reconhecimento no Brasil e prêmios internacionais.

“Somos tri-campeões da Formula SAE – Society of Automotive Engineers, considerado o campeonato brasileiro da categoria (que começou em 2012) e bi-campeões em Lincoln -EUA (etapa internacional), representada anualmente pelo campeão brasileiro do ano anterior. Essa competição possui provas no mundo todo e também é muito forte na Europa. Atualmente temos o recorde americano de aceleração e o recorde mundial de pontos em uma mesma competição (985,6 pontos de 1000)”, explica Abdalla Tauil, 19, aluno de engenharia elétrica e diretor da E-Racing.

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O grupo de estudantes tem se posicionado como a principal organização estudantil a desenvolver tecnologia para carros elétricos no País.

Entre os diferenciais do novo carro, o quinto protótipo elaborado pelo grupo que será lançado na próxima semana, está o arranque. “Nosso carro faz de 0-100 km/h em 3 segundos”, conta Abdalla.

Cenário – A equipe surgiu de 8 estudantes da Unicamp que faziam parte de outra equipe, a Formula SAE Unicamp, que trabalhava com carros a combustão.

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Em 2011, eles saíram do grupo para participar da primeira edição da categoria elétrica.

Hoje, graduandos em engenharia mecânica, mecatrônica, elétrica, da computação e física, se dedicam a organizar o empreendimento, estruturado em 3 grandes áreas: administrativa, elétrica e mecânica, que se subdividem em outras áreas mais especializadas.

Além da experiência – o projeto desafia os alunos a enfrentarem uma simulação de caso real de engenharia, preparando os estudantes para o mercado de trabalho – o grupo colabora sobremaneira para o desenvolvimento de novas tecnologias.

“Certamente, esta é uma tendência para o futuro, transformar toda a frota automotiva mundial em consumidora de energia limpa e renovável”, diz Abdalla.

Segundo especialistas, os veículos elétricos estão ultrapassando seus concorrentes a combustão interna em muitas dimensões importantes: com uma direção mais macia e com melhor aceleração, eles podem ser carregados em casa ou no trabalho, requerem menos manutenção, ajudam a solucionar os problemas da qualidade do ar e aumentam a autonomia energética de países importadores de petróleo.

Prepare-se para uma revolução que está para acontecer e a tecnologia brasileira do E-Racing da Unicamp já faz parte desta história!

Entenda como funciona a competição – Em 2004, a SAE BRASIL – Society of Automotive Engineers instituiu no país uma modalidade de competição universitária que já possuía grande notoriedade no exterior, a Fórmula SAE.

 

Nesse evento, estudantes de graduação e pós-graduação das Engenharias devem construir um veículo do tipo fórmula que atenda a determinadas especificações regulamentadas pela SAE Internacional.

A competição do Fórmula Elétrico, assim como do Fórmula Combustão, visa incentivar o trabalho em equipe e fazer com que os alunos levantem fundos, planejem e analisem os custos através do desenvolvimento de um novo produto e, principalmente, aprimorar a formação profissional dos participantes buscando atender às futuras exigências do mercado, uma vez que engenheiros com conhecimento polivalente ainda são raros no meio profissional.

O veículo a ser desenvolvido é um monoposto com motor elétrico de até 80kW, alimentado por um conjunto de baterias, que passa por avaliações em provas estáticas e dinâmicas, dentre elas: concepção técnica, execução e montagem, aceleração, pista/corrida e viabilidade comercial.

O número de participantes vem crescendo a cada ano. Em 2011, a VIII Competição de Fórmula SAE Brasil contou com a participação de 22 equipes inscritas; já em 2015 (12ª edição), foram 45 equipes.

 

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