terça-feira, 16 abril , 2024
28 C
Recife

Jaguar apresenta conceito elétrico I-PACE

A Jaguar, marca britânica de veículos premium, inaugura uma nova era em sua história com a revelação ao mundo do I-PACE, um carro conceito totalmente elétrico que dá uma pequena mostra da versão de produção que será apresentado ao mundo no ano que vem e estará disponível para venda em 2018.

- Publicidade -

Os times de engenharia e design da Jaguar quebraram todos os paradigmas ao criar o conceito totalmente elétrico que combina um design totalmente inovador.

O resutado é um veículo de cinco lugares totalmente inteligente que reúne o desempenho de um esportivo e a versatilidade de um SUV.

- Publicidade -

Ian Callum, diretor de Design da Jaguar, disse: “O conceito I-PACE representa a nova geração de veículos elétricos que serão produzidos pela Jaguar. Ele é um conceito que traz um design dramático, totalmente voltado para o futuro, um belo interior ― que utiliza materiais a altura da marca ― e alta tecnologia”.

“A forma como o conceito foi revelado hoje, pelo uso de realidade virtual, quebrou barreiras e capturou a essência hi-tech deste carro-conceito. Produzimos apenas uma unidade desse conceito que está em Los Angeles para esse lançamento e, pela primeira vez, a realidade virtual nos permitiu compartilhar isso pelo mundo do jeito mais imersivo possível”, complementa o designer.

Esta única e exclusiva revelação em realidade virtual é considerada a maior e mais conectada ação de realidade virtual já realizada até hoje em todo o mundo.

- Publicidade -

Ao longo do dia, mais de 300 convidados foram transportados para um espaço virtual realista, em que os dois criadores do carro, Ian Callum e Ian Hoban, foram projetados.

Imagem inline 3 – De centros de realidade virtual em Los Angeles e Londres, grupos de 66 convidados ― incluindo estrelas como Michelle Rodriguez, Miranda Kerr e James Corden ­― usaram fones de ouvido HTC Vive Business Edition, alimentados por estações de trabalho Dell Precision que permitiu colocá-los dentro do carro conceito e interagir ao vivo com outros participantes.

Os convidados puderam “se sentar” nos assentos virtuais e tiveram uma visão 360º da praia de Venice, em Los Angeles. Ao redor de cada um, peça por peça o I-PACE foi sendo contruído e acelerou fundo em um deserto virtual bem à frente dos seus olhos.

Dr Wolfgang Ziebart, diretor de Tecnologia da Jaguar Land Rover, disse: “Este é um descompromissado veículo elétrico que foi projetado a partir de um papel em branco. Nós desenvolvemos uma nova arquitetura e selecionamos apenas as melhores tecnologias disponíveis atualmente no mundo. O conceito do I-PACE explora plenamente o potencial que veículos elétricos podem oferecer em relação a utilização do espaço, prazer em dirigir e performance.”

Os motores elétricos de última geração e as baterias de lítio de 90 kWh foram desenvolvidos pela própria Jaguar Land Rover para oferecer o melhor desempenho possível e uma ampla autonomia para a maioria das viagens diárias.

Imagem inline 4 – O conceito pode ser completamente recarregado em pouco mais de duas horas, com a utilização de um carregador de 50 KW DC.

O conceito I-PACE redefine a experiência de direção de um carro elétrico ao oferecer uma condução totalmente focada em performance, em linha com o DNA da Jaguar.

Para isso, o I-PACE é equipado com motores elétricos nos eixos traseiro e dianteiro. Combinados, esse propulsores desenvolvem 400 cv de potência e 700 Nm de torque – mesma força do F-TYPE SVR, mais rápido veículo em produção da Jaguar.

Ian Callum disse: “Para o acabamento interior do conceito I-PACE, usamos materiais premium e dedicamos uma incoparável atenção aos detalhes. Uma vez dentro do carro, você vai descobrir uma série de belos e surpreendentes detalhes. Do teto de vidro panorâmico aos assentos esportivos, cada característica carrega a marca da habilidade artesanal britânica”.

“O modelo também oferece uma grande experiência digital, com duas telas sensíveis ao toque que mostram constantemente informações quando e onde o motorista e passageiros precisarem, tudo para limitar a distração do condutor e melhorar a experiência de condução”, complementa Callum.

O renomado diretor de realidade virtual, Alexandre Horton, liderou a direção criativa da apresentação do conceito I-PACE. Os participantes convidados puderam ver o carro sendo construído ao redor deles.

O modelo também acelerou em direção a eles e deu a impressão de cair na Terra vindo de um outro planeta. Tudo isso foi feito com o uso da realidade virtual.

A apresentação rompeu os limites do que já foi feito até hoje em termos de realidade virtual, ao proporcionar a interação entre pessoas de diferentes lugares do mundo e a interação de todas elas com um apresentador, tudo em um mundo virtual.

Grupos em Los Angeles e Londres foram capazes de se comunicar e interagir uns com os outros, ao mesmo tempo em que assistiam Ian Callum e Ian Hoban explicar, em tempo real, o processo de design e a tecnologia por trás do avançado carro conceito, usando gráficos 3D.

Todo o conteúdo utilizado durante a apresentação do conceito I-PACE em realidade virtual está agora disponível no Vive Port, por meio de um app dedicado para a Jaguar que permite aos consumidores experimentarem o conceito I-PACE sem sair de casa.

O conceito I-PACE irá fazer sua primeira aparição pública no Salão do Automóvel de Los Angeles, em 16 de novembro de 2016.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança