quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Bosch celebra 130 anos no mundo

Neste mês de novembro, a Bosch celebra os 130 anos de sua fundação. Uma trajetória que começou com a “Oficina de Mecânica Fina e Eletrotécnica”, em Stuttgart, na Alemanha com apenas duas pessoas e muitos desafios até se tornar um dos dez maiores empreendimentos alemães, operando em mais de 150 países. Com uma história de sucesso internacional, hoje o Grupo Bosch emprega 375 mil colaboradores no mundo e gera vendas em torno de 70 bilhões de euros em 2015.

- Publicidade -

Robert Bosch iniciou os negócios no dia 15 de novembro de 1886, construindo o alicerce daquilo que, j á naquela época, se tornaria uma empresa líder no fornecimento mundial de tecnologia e serviços. Desde o início, a história do Grupo Bosch se caracteriza pelo impulso otimista e dinamismo de seu fundador, que precisou superar alguns entraves financeiros e comerciais para criar oportunidades e consolidar a empresa.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]- Empresa abriu as portas em novembro de 1886;
– Inovação: magneto de ignição torna a Bosch um negócio global;
– Disposição para mudanças garante êxito da companhia;[/box]

- Publicidade -

Inovação impulsiona alcance global – O ano de 1897 é o marco da história da Bosch, por ter sido o início da expansão da empresa globalmente. Contudo, desde 1887 a companhia já produzia sua primeira invenção – o magneto de ignição de baixa tensão – para aplicação em máquinas estacionárias com o objetivo de gerar eletricidade em edifícios. Dez anos depois, o produto foi utilizado em motores veiculares e, em 1902, foi sucedido pelo sistema de ignição com magneto de alta tensão da Bosch, sendo a inovação decisiva para levar a empresa ao nível de fornecedor de sucesso e uma líder na área automotiva. Com o automóvel desfrutando de um sucesso sem igual depois de 1900, a Bosch também se tornou uma empresa global. Nos primeiros cinco anos, foram vendidos 50 mil sistemas de ignição. Em 1912, as vendas atingiram dois milhões de unidades.

Oportunidades de mercado – Com visão empreendedora e focado no futuro, Robert Bosch abriu novos mercados mundialmente. A partir de 1908, os sistemas de ignição Bosch estavam disponíveis em todos os continentes, o que contribuiu para a empresa crescer e se tornar uma marca internacional. A Bosch também conseguiu estabilidade a longo prazo com novos produtos para automóveis, bem como soluções em ferramentas elétricas, eletrodomésticos e tecnologia industrial.

Esta capacidade de adaptação – para garantir a sobrevivência da empresa através da entrada em novos setores, mas também ao se desligar de negócios deficitários – é um dos principais fatores de sucesso da sua história. Uma característica fundamental de Robert Bosch e seus sucessores sempre foi o senso de responsabilidade para co m os colaboradores e não apenas a busca de lucratividade. É preciso uma vontade de mudar diante das condições econômicas voláteis para manter uma empresa e sua força de trabalho nos negócios.

- Publicidade -

Robert Bosch dizia: “As pessoas podem dizer que eu não sou um inventor: realmente, eu não tenho a pretensão de ser um. O que eu sou é um homem que conseguiu, através de perseverança, bom exemplo e tratando bem os meus colaboradores, construir uma empresa que tem uma boa reputação no mundo todo. Devo meu sucesso, em grande parte, à minha determinação, o que tem evitado que qualquer coisa de baixa qualidade saia de minha fábrica”.

Bosch no Brasil – A história de sucesso da Bosch no Brasil iniciou-se em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.900 colaboradores e registrou, em 2015, um faturamento líquido de R$ 4.7 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, bem como ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias industriais. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.300 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 375.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2015). A empresa gerou vendas de 70 bilhões de Euros em 2015. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial.

O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais p resentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em cerca de 150 países. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 55.800 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 118 localidades em todo o mundo. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é entregar inovações para uma vida conectada. A Bosch melhora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores e concebidos para fascinar. Assim a empresa cria “Tecnologia para a Vida”.

O futuro da Bosch – O Mecânica Online® apresenta com exclusividade, em espanhol, as apresentações do mais recente Encontro Automotivo Internacional de Imprensa, que foi promovido pelo Grupo Robert Bosch Mundial. Estivemos na Alemanha e acompanhamos de perto o futuro do automóvel desenhado pela Bosch e queremos que você também faça parte desse momento.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança