quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Tráfego intenso exige atenção redobrada aos filtros do carro

Quem vive em grandes cidades e metrópoles e utiliza o carro como meio de transporte tem pleno conhecimento de uma ação que ocorre diariamente nas vias: o congestionamento.

Apesar da movimentação do veículo ser lenta, a atenção com a sua manutenção deve ser redobrada, principalmente com os filtros presentes no automóvel.

Segundo André Gonçalves, engenheiro mecânico e consultor técnico da MANN-FILTER, se a manutenção dos filtros não for realizada no período correto, os problemas podem ir além da mecânica do veículo.

“Um filtro de cabine mal cuidado pode prejudicar o sistema respiratório dos passageiros ou um filtro de combustível em más condições pode ocasionar a queima da Bomba de combustível, o que pode causa parada repentina do veiculo correndo risco de um acidente”.

Com isso, o engenheiro lista abaixo os cuidados necessários com cada filtro para quem está sempre preso em congestionamentos. Veja:

Filtro de cabine – Sua principal função é reter grandes concentrações de fuligem, poeiras e gases tóxicos. Em congestionamentos, o número de poluentes concentrado que são emitidos pelos motores ligados e parados, é enorme.

A falta de manutenção dos filtros de cabine pode causar acúmulo de micro-organismos e partículas, que podem atrapalhar o fluxo de ar no interior do veículo e potencializar doenças respiratórias aos seus ocupantes.

Caso não seja feito o acompanhamento, o ar respirado pode estar contaminado. O correto é trocar a cada 15.000 km ou conforme a indicação do fabricante do veículo

Filtro do ar-O filtro do ar tem a função de reter as partículas, garantindo que apenas ar limpo entre na câmara de combustão. Em uma situação que o motorista ficou parado atrás de um veículo de linha pesada, o filtro trabalha mais para evitar a passagem de partículas suspensas no ar como, pó e fuligem, entrem nas partes móveis do motor, que se desgastam mais rapidamente.

Outro diagnóstico é a perda de potência, que pode prejudicar o motorista na hora da aceleração. Indicamos seguir a instrução da montadora para a troca do filtro.

Filtro do óleo- O óleo do motor é muito mais exigido em situações de trânsito. O engenheiro explica que a temperatura do motor aumenta devido à baixa circulação do ar.

Com a função de reter a entrada de impurezas no sistema de lubrificação do motor, é recomendado realizar a troca do filtro sempre que trocar o óleo.

Caso a manutenção não seja feita, o novo óleo colocado tem sua durabilidade reduzida, já que há uma mistura com o velho contido no filtro não trocado, prejudicando o motor e causando seu desgaste prematuro. Sobre o período de troca recomendamos seguir as instruções da montadora.

Filtro do combustível – A recomendação para troca do filtro do combustível é que seja feita de acordo com as instruções do fabricante do veículo, e se isto não for respeitado pelo motorista, pode ocasionar problemas nos bicos injetores e a queima da bomba de combustível.

Outro problema que pode ocorrer pela falta de manutenção no filtro é a perda de potência do veículo, devido à mistura irregular de ar com o combustível. Sobre o período de troca recomendamos seguir as instruções da montadora.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn