quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Jogo de equipes na final da Truck em Londrina?

No ano mais regular de toda a sua longa carreira de piloto, Felipe Giaffone tem tudo para se tornar o segundo tetracampeão da Fórmula Truck.

- Publicidade -

Mas, para igualar Wellington Cirino ele precisa voltar a superar Paulo Salustiano na decisiva décima e última etapa da temporada, marcada para o sábado, dia 10 de dezembro, no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina, Norte paranaense.

A vantagem é que o único que pode atrapalhar seus planos é Paulo Salustiano, vice-líder do Campeonato Brasileiro 28 pontos atrás dele (350 a 322). Assim como todas as outras corridas, esta terá 53 pontos em disputa.

- Publicidade -

Para evitar problemas, Felipe garante que terá todas as opções por escrito ao seu lado no caminhão, pois tem receio de o rádio apresentar problema e ficar sem saber o que se passa na pista.

“Sem dúvida que é o ano mais regular da minha carreira, pois não zerei em nenhuma prova e espero não zerar nesta última. As duas quebras que tive foram na segunda fase e me levaram a marcar importantes pontos. Em Londrina serei menos agressivo no set up (acerto) do caminhão, pois preciso terminar a corrida e não preciso ir para o tudo ou nada. Seria burrice minha querer vencer a todo custo. O rádio pode dar problema e para saber o que preciso fazer vou levar as opções por escrito, se der, colo no vidro dianteiro, pois não se pode descartar a última corrida”, brinca Giaffone.

Apesar da longa experiência nacional e internacional, Felipe, que já correu na Fórmula Indy dos Estados Unidos, garante que sua adrenalina vai subir bastante na hora da decisão do sábado, dia 10 de dezembro.

- Publicidade -

“Até a classificação (na sexta-feira) tudo será normal, pois terei o caminhão mais seguro possível, injetando menos óleo diesel no motor, pois quanto mais, mais se força o equipamento. No ano passado ajudei o Leandro Totti a se sagrar tricampeão e agora espero que meus companheiros da RM Competições me ajudem. Quando falo de ajuda, claro que é dentro das regras, fazendo jogo de equipe, sem atrapalhar de forma desonesta, pois é injusto atrapalhar o adversário tirando o pé do acelerador na hora errada. Não acredito que isso aconteça”, completa.

Por ironia do destino, o companheiro de Paulo Salustiano é justamente o, até agora, único tetracampeão da Fórmula Truck: Wellington Cirino, que em Guaporé, na nona etapa, não dificultou a ultrapassagem de Salustiano durante a corrida.

“Acredito que eles também farão um jogo de equipe, algo que considero perfeitamente normal e dentro das regras. Mas eu vou correr com todas as opções para me sagrar campeão mais uma vez”, finaliza Giaffone, de 41 anos.

CALENDÁRIO DE 2016

13 de março – Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril – Curitiba (PR)
15 de maio – Campo Grande (MS)
5 de junho – Goiânia (GO)
3 de julho – Londrina (PR)
31 de julho – Interlagos (SP)
4 de setembro – Tarumã (RS)
9 de outubro – Cascavel (PR)
6 de novembro – Guaporé (RS)
10 de dezembro – Londrina (PR)

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança