quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Brasileiro conquista o título e um caminhão 0 km no Scania Driver Competitions

Vamos conhecer a trajetória do campeão Luis Carlos dos Santos, de 31 anos, o melhor motorista de caminhão da América Latina.

- Publicidade -

O baiano foi o grande vencedor entre 12 motoristas da Argentina, Brasil, Chile e Peru, classificados para a final latinoamericana do Scania Driver Competitions, e conquistou o tão desejado título e um caminhão Scania Streamline R 440 6×2 zero quilômetro.

As provas foram disputadas na Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo, São Paulo com cobertura Mecânica Online.

- Publicidade -

Cada um dos quatro países teve os três melhores motoristas classificados após meses de disputas em várias fases.

No sábado, os 12 competidores fizeram quatro provas, entre elas teórica e de percurso. O domingo começou com o teste de manobra individual ao volante.

A soma dessas cinco avaliações classificou oito motoristas dentre os 12.

- Publicidade -

Curiosamente, apenas o vencedor nacional do Chile avançou, os outros sete foram segundos e terceiros colocados em suas nações. Esse cenário tornou imprevisível a decisão da competição.

Os oito candidatos se enfrentaram em duplas, em provas eliminatórias de habilidade na condução do caminhão e corrida contra o tempo.

Na grande final, o brasileiro Luis Carlos dos Santos enfrentou o argentino Hugo Armando.

Ambos tinham algo em comum, pois ficaram em terceiro lugar na fase nacional de seus países. Ou seja, não chegaram como favoritos entre os 12.

A difícil prova que valeu um caminhão consistia em fazer um circuito em Z, dirigindo de ré e depois de frente derrubando pinos com a máxima destreza e no menor tempo possível.

O brasileiro errou logo no começo e teve de manter a calma para vencer o argentino, que ao cometer uma sequência de falhas foi superado pela agilidade de Santos.

A terceira colocação também ficou com o Brasil, completando o pódio, Ruy Hermes Gobbi.

Com emoção e orgulho, os três representaram seus países acompanhados de suas famílias, e foram reconhecidos pelo excelente trabalho que realizaram.

Depois das premiações no pódio, Celso Torii, vice-presidente de Vendas e Marketing da Scania na América Latina, entrou dirigindo o prêmio tão esperado, o R 440, e entregou ao vencedor.

O número de participantes, no total dos quatro países, alcançou mais de 56 mil inscritos. Na Argentina foram 7.826, no Brasil 42.516, no Chile 3.163 e no Peru – país debutante na competição – outros 2.760 motoristas.

O Scania Driver Competitions foi criado no ano de 2003 na Europa. Desde esta data, reuniu mais de 300 mil motoristas de quase 50 países. A competição foi propagada a nível mundial para ressaltar a importância dos conhecimentos e profissionalismo dos motoristas, além de aumentar a consciência de segurança nas estradas e meio ambiente.

Na América Latina, o Scania Driver Competitions foi realizado pela primeira vez na Argentina e no Brasil no ano de 2005, e logo outros países foram se somando ao grupo.

Em 2016, foi organizada a primeira final América Latina. Agora, você já pode ir se preparando para a próxima edição! Confira nossa matéria completa em vídeo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança