sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

ZEN: Revisão preventiva do tensionador evita parada do motor

Responsável por absorver a vibração da correia, o tensionador é um componente que não dá sinais de desgaste e, em caso de quebra, pode representar uma grande despesa para o dono do veículo.

- Publicidade -

Por isso, para evitar dores de cabeça e um rombo no bolso, os técnicos da ZEN, fabricante de autopeças instalada na cidade de Brusque (SC), recomendam aos motoristas ficarem atentos e fazerem uma inspeção preventiva a cada 10 mil quilômetros, ou ainda, no intervalo de um ano.

O tensionador é responsável pelo sincronismo de abertura e fechamento das válvulas e pelo movimento dos acessórios do motor. Durante seu funcionamento, essa peça não emite nenhum sinal de fadiga – nem mesmo quando está prestes a se romper.

- Publicidade -

Um motorista mais atento até pode identificar alguns ruídos anormais ou vibrações excessivas na correia e, em alguns casos, uma luz no painel de serviços pode acender.

Por isso, todo cuidado é pouco. Uma peça com problemas pode afetar o funcionamento de todos os componentes do sistema, causando, desde um funcionamento irregular do motor, até a sua parada imediata.

A vida útil  do tensionador pode variar de 50 a 60 mil quilômetros.

- Publicidade -

Se esse item estiver desgastado pode provocar falhas como a rigidez na direção hidráulica, parada do veículo por falta de carga na bateria, superaquecimento do motor e/ou empenamento das válvulas de comando por perda de sincronismo.

Nesses últimos dois casos, o prejuízo pode variar de R$ 1 mil,em um veículo popular de oito válvulas; a até R$ 8 mil,em um modelo mais complexo e sofisticado.

Isso sem levarmos em consideração as despesas com guincho e deslocamento, que variam de acordo com o local e o momento da falha.

Troca do conjunto – Apesar de não haver um consenso entre os manuais das montadoras, é recomendável que o proprietário do veículo solicite a troca do tensionador e da correia de uma vez só. Dessa forma, o mau funcionamento de uma peça não prejudicará a outra.

Além disso, antes de efetuar a troca dos componentes, solicite ao mecânico eliminar qualquer vazamento de água ou óleo nesse conjunto.

Outros cuidados que devem ser observados são o alinhamento das peças, o sentido do tensionamento e a tensão nominal correta.

Feita a troca, algumas dicas podem ser adotadas para garantir maior vida útil ao sistema, como, por exemplo, a não utilização de produtos químicos ou derivados de petróleo na limpeza do conjunto e o não direcionamento de jatos de alta pressão nas polias.

A ZEN atende ao mercado de reposição (aftermarket), com distribuidores espalhados em pontos estratégicos do País. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a empresa pelo 0800 47 1919.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança