sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Bosch destaca soluções inteligentes de conectividade em Las Vegas

De 5 a 8 de janeiro de 2017, a Bosch mostrará como a conectividade está transformando as coisas em parceiras, companheiras e assistentes durante a CES® 2017, em Las Vegas. A fornecedora global de tecnologias e serviços apresentará soluções inovadoras nas áreas de: casa inteligente, cidade inteligente, mobilidade conectada, Indústria 4.0 e tecnologia de sensor – são tecnologias que facilitam e tornam o dia a dia mais confortável e seguro. O estande da Bosch está localizado no corredor central, número 14128.

- Publicidade -

Casa inteligente: tornando a vida em casa mais fácil e segura  – Sistema de casa inteligente expandido: O sistema de casa inteligente da Bosch permite controlar dispositivos conectados em casa por meio de um único aplicativo. Na CES, a Bosch mostrará como aperfeiçoou os sistemas, como os detectores de fumaça e movimento que podem assumir funções adicionais.

O scenario manager é outra tecnologia que torna a casa conectada ainda mais intuitiva. Com este sistema, os usuários não precisam mais verificar se o aquecimento, dispositivos eletrônicos ou as luzes foram desligados. O scenario manager para o aplicativo de casa inteligente da Bosch assume estas tarefas diárias rotineiras e pode ser ativado facilmente com o toque de um dedo.

- Publicidade -

Mais segurança em casa: Durante o evento, a Bosch apresentará três novas soluções que visam proporcionar maior segurança. Com a câmera interna 360° e a câmera externa Eyes, os usuários monitoram o que está acontecendo em casa em tempo real. As lentes da câmera interna 360° podem ser empurradas facilmente no corpo da câmera com o toque de um dedo, o que garante a privacidade. Já o dispositivo Eyes é mais do que uma câmera: ela também combina sensores de luz, movimento e um sistema de intercomunicação em um único dispositivo inteligente. Já o Twinguard Bosch, um detector de fumaça premium com sensor de qualidade do ar aumenta a segurança na casa. Graças à sua tecnologia de duplo raio profissional, este dispositivo detecta situações perigosas com maior clareza e evita alarmes falsos.

Um assistente pessoal para a cozinha: O “My kitchen elf” ou, simplesmente, Mykie é um conceito de assistente pessoal inteligente na cozinha operado pela voz do usuário. Mykie escuta, responde às perguntas e ajuda nas tarefas do dia a dia como, por exemplo, informando exatamente quanto tempo o bolo ainda deve permanecer no forno, o que existe no refrigerador ou se o sol brilhará à tarde. Com o Mykie, os usuários podem controlar toda variedade de aparelhos eletrodomésticos Home Connect.

Ferramentas elétricas conectadas: A Bosch oferece tudo aos profissionais, desde produtos até sistemas de gerenciamento que podem ser usados para otimizar os processos de trabalho e aumentar a produtividade. Além disso, os proprietários de ferramentas elétricas conectadas Bosch podem personalizá-las por meioum aplicativo, configurando seus dispositivos para atender as suas necessidades individuais e salvar os ajustes para serem utilizados no futuro. Os usuários também podem receber informações sobre o status de suas ferramentas, assim como dicas para corrigir problemas como, por exemplo, quando o dispositivo desliga por causa de superaquecimento. O aplicativo também mostra ao usuário há quanto tempo ferramenta está em uso. Em alguns casos, o mesmo pode ser usado ainda como um controle remoto e, com isso, economizar o tempo dos profissionais.

- Publicidade -

Cidade inteligente: melhorando a qualidade vida, a eficiência energética e a segurança – Soluções para a cidade inteligente: Na CES, a Bosch traz soluções nas áreas de mobilidade, energia e tecnologia predial, segurança e governança digital. Quando se trata de mobilidade, as tecnologias incluem sistemas de monitoramento ambiental e de estacionamentos conectados, assim como gerenciamento de frota, e-mobility e soluções de transportes intermodais. A empresa apresentará ainda soluções com foco em energia, como usinas virtuais, sistemas de aquecimento eficientes, sistemas para água quente e resfriamento, além de tecnologia para armazenamento. Já os sistemas de segurança incluem tecnologias de proteção contra incêndio, sistemas de controle de acesso e soluções de vídeo vigilância. Para as residenciais, a Bosch oferece tecnologia de casa inteligente e eletrodomésticos conectados.

Tecnologia inteligente em São Francisco: Como um exemplo de um projeto de cidade inteligente bem-sucedido, a Bosch mostrará na CES como as ruínas de um antigo estaleiro naval e de um estádio de futebol estão se tornando The San Francisco Shipyard e Candlestick Point, dois novos locais atraentes. Como parceira da FivePoint, a desenvolvedora do projeto, a Bosch está trabalhando em soluções inteligentes para esses recantos modernos.

Vivatar: O novo aplicativo Vivatar é um anjo da guarda digital para as pessoas. Por meio do GPS e de um chat, os usuários podem permanecer em contato com os amigos e familiares em qualquer lugar que estejam, seja em casa ou na rua. Em caso de emergência, a pessoa poderá obter ajuda rapidamente com o toque de um dedo, através da função de serviço de emergência Bosch.

Estacionamento community-based: Especialmente nas áreas residenciais urbanas, existe uma alta demanda por vagas de estacionamento em vias públicas. Com o estacionamento community-based, a Bosch procura a vaga facilitando a tarefa para os motoristas. Quando o carro está rodando ao longo de uma rua, os sensores de ultrassom detectam as vagas disponíveis e medem o tamanho do espaço entre os carros estacionados. Os dados coletados são transmitidos a um mapa digital e os algoritmos de alto desempenho da Bosch avaliam a plausibilidade das informações e fazem análise assertiva sobre a vaga. Com isso, um mapa em tempo real é disponibilizado para os carros no entorno e, assim, o motorista poderá dirigir diretamente para as vagas disponíveis. Há previsão de ter um projeto piloto do sistema nos EUA já em 2017. Atualmente, em cooperação com a Mercedes-Benz, a Bosch está testando este conceito de estacionamento na região metropolitana de Stuttgart.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]- Casa inteligente: tornando a vida em casa mais fácil e segura;
– Cidade inteligente: melhorando a qualidade vida;
– Mobilidade conectada: carro passa a ter um novo conceito – o de assistente pessoal;
– Indústria 4.0: conectando pessoas, máquinas e objetos em tempo real;
– Sensor: minissensores permitem a conectividade;
– Prêmios de Inovação CES: soluções Bosch são premiadas em quatro categorias;
– Nova plataforma IoT: histórias, vídeos e animações sobre o mundo conectado Bosch em iot.bosch.com.[/box]

Mobilidade conectada: transformando o carro em um assistente pessoal – Como será a mobilidade no futuro? A Bosch apresentará sua visão na CES 2017 com um novo carro conceito. Junto com casa e o trabalho, a conectividade está transformando o carro em um terceiro espaço na vida dos usuários. Com adaeicação personalizada entre o carro e o motorista, serviços cada vez mais abrangentes e de alto desempenho também poderão ser operados com segurança no futuro. Além disto, a direção autônoma mais tempo para que os motoristas se dediquem a outras tarefas, como usar o tempo do trajeto para o trabalho, por exemplo, para escrever e-mails, se entreter com músicas ou vídeos. No novo carro conceito, a Bosch apresenta uma ampla variedade de inovações, incluindo:
– Reconhecimento facial e personalização inteligente: A câmera Driver Monitor permite um rápido reconhecimento facial e personalização, a partir do momento em que o motorista estiver no carro. Dessa forma, o carro ajusta o volante, espelhos, temperatura interna e estação de rádio de acordo com as preferências do motorista. Quando em movimento, a detecção de sonolência ajuda a melhorar a segurança e, se houver um risco de que o motorista adormeça ou fique muito distraído, o carro emite um aviso sonoro ajudando a prevenir situações de risco.
– Feedback sensível ao tato com neoSense: Graças à touchscreen com feedback sensível ao tato, os botões na tela parecem reais. Em muitas circunstâncias, isto possibilita a operação do sistema de infoentretenimento sem olhar e, assim, os motoristas podem manter seus olhos na estrada melhorando a segurança. Esta tecnologia foi reconhecida no Prêmio de Inovação CES em 2016 e, desde então, tem apresentado grandes avanços para o início de produção em série.
– Um display de alta nitidez para OLED: No veículo conceito, os displays OLED (diodo de emissão de luz orgânico) foram integrados no cockpit do carro pela primeira vez. Eles garantem um display de alta nitidez.
– Espelhos retrovisores digitais: O sistema de câmera de espelho é uma solução que substitui os dois espelhos retrovisores. Os sensores de vídeo podem ser integrados no interior do veículo e as imagens são mostradas em displays próximos das colunas A nos lados direito e esquerdo do carro. Além disto, a tecnologia digital permite um display único do contexto – quando o veículo está em uma estrada, a visão se concentra principalmente atrás. Já dentro da cidade, uma visão mais ampla ajuda a melhorar a segurança. Um bom contraste melhora a visão quando se está dirigindo à noite.
– Comunicação entre o carro e o motorista: No futuro, a interface homem máquina (HMI) desempenhará um papel cada vez mais importante no carro – especialmente quando se trata de direção autônoma. Com isso, o motorista poderá saber, por exemplo, se a direção autônoma é possível em uma rota específica. Para entregar a responsabilidade pela direção ao carro, o motorista deverá pressionar dois botões no volante durante vários segundos. Durante a condução autônoma, a HMI mostra ao motorista o que os sensores detectam ao redor do veículo e qual é o tempo remanescente até que o motorista deva voltar a dirigir.
– Comunicação entre o carro e a casa: Com a direção automatizada, os motoristas têm um número maior de funções de infoentretenimento à disposição no display do veículo do que quando estão dirigindo por conta própria. Agora, graças à conexão da internet, os motoristas podem rever compromissos ou planejar viagens, por exemplo. O aplicativo de casa inteligente Bosch também permite que os motoristas operem suas residências à distância, observando o que está acontecendo em torno da casa ou verificando se existe comida suficiente no refrigerador. Com o toque de um único botão, o aplicativo pode transmitirprasretamente para o Comunicação entre o carro e bicicleta: Graças à comunicação entre os veículos (car-to-car), os carros do futuro serão informados sobre outros usuários na estrada, antes mesmo que sejam vistos. As bicicletas, em particular, são frequentemente desconsideradas no tráfego, porque geralmente ficam escondidas entre os ônibus ou caminhões. Na CES, a Bosch mostrará um link de comunicação entre o carro conceito e uma bicicleta. Com isto, os veículos podem trocar informações constantemente sobre sua localização e sentido de percurso, reduzindo o risco de colisão.
– Soluções de Pagamento Integradas Bosch: A Bosch desenvolveu uma solução de ePayment, que oferece novos serviços através do ecossistema IoT, incluindo uma função de pagamento padronizada. Para isto, já foram assinados os acordos necessários com muitos sistemas de pagamento, incluindo PayPal.

Comunicação entre o carro e a oficina – Durante a CES 2017, a Bosch também mostrará como a oficina conectada funciona com serviços baseados na web e aplicações de realidade aumentada. No futuro, os motoristas poderão planejar visitas às oficinas com mais facilidade e isto irá aprimorar os processos em relação aos serviços prestados.

Serviço de chamada de emergência automático para carro – A Bosch apresenta o Retrofit eCall na CES, um adaptador para o serviço de chamada de emergência eCall, que pode ser conectado diretamente ao acendedor do carro. Um sensor de aceleração detecta a colisão e ativa a chamada de emergência e, através de um aplicativo de smartphone, detalhes como posição do carro são transmitidos. A gravidade do impacto também é analisada e as medidas correspondentes são iniciadas automaticamente. Se a colisão for apenas de gravidade moderada, o centro de controle entra em contato diretamente com o motorista e se o mesmo não responder, uma ambulância é alertada imediatamente.

Atualizações de firmware “over the air” (FOTA) – Funções conectadas e, em especial, a direção altamente automatizada exigem o funcionamento consistentemente confiável durante todo ciclo de vida útil do veículo e isso requer atualizações de software que podem ser feitas através da nuvem. A Bosch oferece unidades de controle de comunicação apropriadas e o computador de gateway central, enquanto ETAS e ESCRYPT (ambas do Grupo Bosch) fornecem as tecnologias de transmissão e criptografia necessárias. Estas soluções asseguram toda a segurança funcional e de dados.

Indústria 4.0: conectando pessoas, máquinas e objetos em tempo real  – Gateway IoT: Com o Gateway IoT, a Bosch oferece as vantagens da indústria conectada para operadores de máquinas mais antigas que ainda não atendem os pré-requisitos da produção em rede, tais como sensores, software ou conexão com a TI da empresa. O sistema conectado combina tecnologia de sensor, software e gerenciamento industrial com IoT permitindo o monitoramento da máquina.

Assistente de produção automático (APAS): A Bosch está apresentando o APAS na CES, que permite uma produção flexível e eficiente. Ele executa tarefas árduas, perigosas ou monótonas e pode ser usado em áreas de produção em que é necessária uma cooperação estreita com seres humanos. Durante a feira, o APAS servirá café e algodão doce aos visitantes no estande da Bosch. Graças ao seu sensor de pele, o robô detecta quando as pessoas estão próximas demais e se desliga imediatamente.

Realidade aumentada e transmissão ao vivo na produção: Na manutenção de máquinas, os colaboradoresbémtar com o suporte das novas soluçõesidade aumentada da Bosch. Na CES, será simulado o rompimento de um cabo e as animações com instruções de reparo guiarão o usuário passo a passo durante todo processo de manutenção. Isto permitirá que os colaboradores da manutenção, sem conhecimento especializado, possam detectar e reparar erros com rapidez, confiança e segurança. Com os serviços de análise de vídeo, os colaboradores podem ainda visualizar os processos de produção à distância e em tempo real. Depois, esses registros podem ser usados como, por exemplo, para análise de dados.

Minissensores tornam a conectividade possível  – Sensores MEMS: Os minissensores MEMS Bosch (sistemas microeletromecânicos) estão em veículos, smartphones, consoles de jogos, tablets e em muitos outros dispositivos. Eles possibilitam quaisquer aplicações seja para o consumidor, na eletrônica ou no carro. Mesmo sendo minúsculos, eles são muito eficientes, pois ajudam a salvar vidas, a economizar energia e tornam a condução do veículo mais confortável. Os sensores MEMS Bosch são os olhos e os ouvidos de milhões de dispositivos eletrônicos. Na CES 2017, a Bosch mostrará um novo sensor MEMS que poderá ser aplicado em jogos, nos esportes e na saúde.

Plataforma de sensor XDK para o desenvolvimento de novas soluções IoT: Com a plataforma de sensor XDK, a Bosch oferece uma plataforma abrangente de hardware e software com diferentes tipos de sensores, assim como uma conexão Bluetooth e WiFi. Os componentes incluem sensores de aceleração e guinada, um magnetômetro, assim como sensores que medem índices de ruído, temperatura, luz digital, umidade e pressão do ar. As empresas podem usar a plataforma de sensor para desenvolver as soluções IoT que melhor atendam as suas necessidades. A plataforma de sensor XDK é de fácil instalação e pode ser adaptada em qualquer aplicação individual.

Quatro prêmios para as inovações Bosch  – Soluções para motocicletas: As soluções para motocicleta da Bosch receberam três premiações. O sistema de informação para o motociclista com painel de conectividade integrado (ICC) recebeu o prêmio na categoria Áudio/Vídeo no Veículo e na categoria Inteligência Veicular. O ICC combina toda instrumentação da motocicleta em único display e permite que os motociclistas conectem seus smartphones às motocicletas e usem os aplicativos selecionados. Isto significa que o motociclista recebe apenas as informações necessárias no momento. Além do ICC, a solução de segurança da unidade de conectividade Lean também foi reconhecida na categoria de Inteligência Veicular. Ela liga o smartphone a pequenas motocicletas e scooters via Bluetooth.

O aquecedor de água Greentherm 9000iSE também recebeu um CES Award. Por meio de um aplicativo, o dispositivo pode ser ligado e desligado facilmente usando um smartphone ou tablet. Os usuários também podem regular a temperatura da água ou monitorar o status operacional do aquecedor remotamente. Em caso de qualquer problema, o aquecedor envia um alerta para os usuários em seus smartphones.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança