sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

BMW apresenta novidades no Consumer Electronics Show (CES) 2017 em Las Vegas

A BMW está moldando o futuro da mobilidade e a maneira como nos relacionamos com ela, por meio do desenvolvimento de projetos inovadores no segmento de direção automatizada.

Durante o Consumer Electronics Show (CES) 2017, que acontece em Las Vegas, entre 5 e 8 de janeiro, a montadora alemã apresentará uma vasta gama de novos produtos e serviços, voltados à mobilidade do futuro.

Entre as novidades, a BMW revelará sua visão de como deve ser um automóvel totalmente integrado à vida digital do motorista, como interface e design adaptados à condução automatizada.

O sistema ConnectedDrive, que vem sendo aprimorado pela companhia ao longo dos anos, é o destaque no quesito conectividade.

O futuro da condução personalizada – A apresentação do protótipo do BMW Série 5 chama a atenção graças à variedade de modificações técnicas para apoiar a condução automatizada. Em rotas específicas, os motoristas podem entregar o controle longitudinal e lateral ao sistema de assistência, o que libera para se concentrar em outras atividades.

A tecnologia de sensor e controle permite aos condutores delegar as funções de aceleração e travagem ao veículo e também possibilita que ele tire as mãos do volante durante longos períodos. A solução demonstrada no CES é uma versão mais refinada do sistema de assistência ao condutor já instalado nos veículos em produção atualmente.

Da visão (CES 2016) ao produto (2017): O assistente de mobilidade digital do BMW Connected

Com o ConnectedDrive, a BMW foi pioneira em permitir amplo acesso a funções de infotainment e comunicação on-line dentro do próprio veículo. No penúltimo trimestre de 2016, a BMW passou a fornecer uma plataforma digital – o BMW Connected – que os clientes podem acessar não só em seu BMW, mas também em diversos gadgets fora do veículo.

Isso permite que o planejamento de mobilidade seja integrado perfeitamente a estilos de vida digital do usuário, apoiando-os tanto na estrada quanto em outras esferas de sua vida. O conceito do BMW Connected e de Open Mobility Cloud foi apresentado pela primeira vez no CES 2016.

Um outro sistema apresentado pela BMW na CES do ano passado e também introduzido no mercado em tempo recorde é o aplicativo de pesquisa Remote 3D View.

Ao combinar o sistema de assistência ao condutor Surround View com os recursos de conectividade BMW Connected, este sistema permite que uma visão tridimensional do veículo e seus arredores seja transmitida através de uma conexão de dados móvel para o smartphone do piloto.

O serviço, que permite que os motoristas mantenham seus olhos no veículo estacionado a qualquer momento, independentemente de sua localização, terá sua estreia nos modelos produzidos a partir de fevereiro de 2017, a bordo do novo BMW Série 5 Sedan.

Conectividade Inteligente – O BMW Connected transforma o veículo e os dispositivos móveis em pontos de contato através do Open Mobility Cloud. Na CES 2017, a BMW apresentará serviços digitais que permitirão aos motoristas de futuros veículos automatizados otimizarem a maneira como planejam suas vidas.

Essas tecnologias permitirão que eles acessem informações sobre locais ou edifícios que vê ao longo da rota. As informações podem ser selecionadas usando o BMW Augmented Gesture Control – uma nova forma de controle gestual – apontando para um edifício em particular, por exemplo.

A experiência de condução conectada também será aprimorada pelo controle inteligente de voz. As demonstrações do BMW Connected contará com um conceito visionário de um software de assistente pessoal embarcado no carro, controlado por voz, com o qual o cliente já está familiarizado.

O sistema que está sendo apresentado na CES 2017 é a solução embarcada Cortana. Isto significa que as capacidades controladas por voz já oferecidas pelo Microsoft Cortana em um computador ou smartphone no futuro também estarão disponíveis a bordo de um BMW.

Por exemplo, o BMW Connected pode fazer um lembrete durante a rota, sobre um compromisso ainda sem local definido. E a Cortana pode ser usada para fazer uma recomendação de restaurante adequado e reservar uma mesa.

Outro serviço possível com versões futuras do BMW Connected é a entrega de dezenas de milhares de mercadorias enquanto o condutor está na estrada.

O Amazon Prime Now, que é integrado a todos os dispositivos do usuário (tanto dentro como fora do veículo) por meio da nuvem Open Mobility, permite que os produtos sejam encomendados pelo aplicativo, enquanto os condutores estão a caminho do seu próximo destino. O serviço En-Route Delivery será apresentado na CES 2017 em conjunto com a Amazon Prime Now.

Outro exemplo desta colaboração com a Amazon Prime Now é o BMW Passenger Mode. Com base na rota selecionada, o BMW Connected pode dizer quando o veículo vai mudar para a condução automatizada e o motorista poderia ter tempo, digamos, para usar o Amazon Prime Video.

No Passenger Mode, o veículo pode então adaptar-se às necessidades dos passageiros em diferentes situações. Por exemplo, quando os passageiros dos bancos traseiros começam a reproduzir um vídeo, a iluminação interior é imediatamente atenuada e as cortinas de sol fechadas.

Tecnologias inovadoras de controle e exibição – A apresentação do BMW i Inside Future na CES 2017 concentra-se nas oportunidades e desafios apresentados pela condução totalmente automatizada. O que vamos ser capazes de fazer no interior do carro no futuro? Que tipo de experiência vai oferecer uma viagem de carro?

O BMW i Inside Future mostra que não haverá conflito entre personalização e compartilhamento no carro do futuro. Ele também mostra o BMW HoloActive Touch, mais recente tecnologia da BMW que irá assumir o futuro da tecnologia de controle de carro e display.

O BMW HoloActive Touch é o último capítulo de uma história que começou com o BMW iDrive. Esse sistema revolucionário, que foi introduzido pela empresa e posteriormente reproduzido em toda a indústria automotiva, era tanto um substituto como um complemento de interruptores e botões convencionais.

Com o sistema Air Touch, apresentado na CES 2016 no conceito BMW i Vision Future Interaction, a BMW apresentou uma tela panorâmica que pode ser operada como uma tela sensível ao toque – exceto pelo fato de que não há contato real envolvido. Agora, este sistema avança para uma nova fase com o BMW HoloActive Touch.

O BMW HoloActive Touch funde as vantagens do BMW Head-Up Display, BMW Gesture Control e a funcionalidade intuitiva do touchscreen com tecnologia revolucionária, para criar um tipo completamente novo de interface de usuário para o interior do veículo do futuro.

Esta inovadora interface entre o condutor e o veículo consiste num monitor virtual flutuante que é projetado na área acima do console central. O sistema é operado diretamente pelos movimentos dos dedos, enquanto uma fonte de ultra-som faz a confirmação tátil dos comandos do motorista. Não há qualquer contato real entre o piloto e a interface do usuário.

BMW Connected Window: o ponto de contato digital – O BMW Connected Window integra todos os tipos de informações relevantes para o planejamento de mobilidade diária. Usando o Open Mobility Cloud, esta janela virtual oferece funções digitais para apoiar o planejamento pessoal diário.

A BMW Connected Window amplia as funcionalidades do BMW Connected para incluir a vida digital em casa. Mostra ao usuário – no momento e na área apropriada, dentro de casa – as ações que podem ser necessárias para o planejamento da mobilidade pessoal.

O sistema está interligado com o BMW Connected, trocando informações e contatos, planejando a agenda de mobilidade pessoal do usuário e selecionando funções de infotainment que podem ser acessadas não só no veículo e no smartphone, mas também na central de controle da casa do usuário.

A tecnologia também é operada usando por comandos gestuais e intuitivos, ao estilo de touchscreen – mas sem realmente tocar em uma tela.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn