sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

ZF e NVIDIA anunciam Sistema de Inteligência Artificial para automóveis autônomos, caminhões e aplicações industriais

A ZF, um dos maiores fornecedores automotivos do mundo e líder global em tecnologia de segurança ativa e passiva, anunciou que está trabalhando com a NVIDIA para desenvolver sistemas de inteligência artificial (IA) para a indústria de transportes, incluindo sistemas de direção automatizadas e autônomas para veículos de passageiros, caminhões e aplicações industriais.

O ZF ProAI para condução automatizada em rodovias é o primeiro sistema da empresa desenvolvido com a tecnologia da NVIDIA para IA.

Ele capacitará os veículos a entender seu ambiente, utilizando a compreensão profunda para processar dados de sensores e câmeras.

Adicionalmente, as empresas estão desenvolvendo soluções para a condução automatizada altamente avançada, onde os sistemas controlam o veículo com níveis de autonomia mais elevados.

As atuais unidades de controle eletrônico dos automóveis consistem em vários processadores, cada um deles controlando um sistema ou uma função específica.

No entanto, sua potência computacional não é suficiente para a condução autônoma.

“Com o NVIDIA, estamos colocando a potência de supercomputação necessária para a inteligência artificial nos automóveis e nos veículos comerciais”, explica o CEO da ZF Dr. Stefan Sommer.

“A ZF capacita os veículos a ver, pensar e agir. A plataforma de IA da NVIDIA nos permite dar um grande salto, em se tratando de capacitar os veículos – sejam eles automóveis, caminhões ou empilhadeiras – a pensar”.

O ZF ProAI usará a plataforma de computação escalável NVIDIA DRIVE PX 2 AI para processar os inputs de múltiplas câmeras, mais a tecnologia LIDAR, radar e sensores ultrassônicos.

A tecnologia será capaz de entender em tempo real o que está acontecendo ao redor de um veículo, localizar-se precisamente em um mapa de HD e planejar um trajeto seguro para avançar.

A solução atenderá às normas de grau automotivo para funcionar quando for exposto a temperaturas, umidade e poeira extremas. A produção em série está planejada a partir de 2018.

“O transporte é uma indústria enorme que a IA pode transformar”, afirma Rob Csongor, vice-presidente e gerente geral automotivo na NVIDIA.

“Com a tecnologia de condução autônoma da NVIDIA e a poderosa posição da ZF em matéria de transporte, a auto condução através da IA poderá ser habilitada em qualquer veículo, desde os automóveis de passageiros até os veículos comerciais do mundo todo”, conclui.

A IA oferece enormes possibilidades – A capacidade da supercomputação e a compreensão profunda aceleram significativamente o desenvolvimento dos automóveis autônomos.

A plataforma NVIDIA DRIVE PX 2 AI proporciona a potência de computação necessária para entender exatamente uma visão de 360 graus ao redor de um veículo e planejar a ação adequada.

A ZF oferece o ZF ProAI como um sistema veicular capaz de receber atualizações à distância para acrescentar novos recursos e novas capacidades ao longo da vida útil do veículo.

Ele também foi configurado para aplicações V2X, podendo assim se comunicar com outros veículos e a infraestrutura ao redor. Além disso, a capacidade de aprender e se interconectar do ZF ProAI pode tornar toda uma frota mais segura e eficiente por meio da “Inteligência de Coletiva”.

“Encaramos a plataforma da NVIDIA como aprendizado profundo para a base do nosso futuro software compatível com a IA, bem como para torná-la disponível para terceiros”, explica Torsten Gollewski, Head de Engenharia Avançada na ZF.

“Adicionalmente aos automóveis autônomos, percebemos muitas oportunidades de levar essa tecnologia para os veículos comerciais e outras aplicações industriais. O software capaz de IA e a compreensão profunda prevalecerão em muitos ramos de IA nos próximos anos”.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn