quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Resultados Comerciais Mundiais de 2016

Alavancado pelo dinamismo de seu plano “Renault – Drive the Change”, pelo quarto ano consecutivo o Grupo Renault tem um aumento nas vendas e se torna o Grupo automobilístico francês número 1 no mundo, com 3.182.625 veículos emplacados em 2016.

Os emplacamentos de veículos de passeio e utilitários (VP + VU) do Grupo Renault em nível mundial registraram uma alta de 13,3%, em um mercado em progressão de 4,6%.

A participação de mercado mundial do Grupo é agora de 3,5% (+0,3 ponto ante 2015). As marcas Renault e Dacia apresentaram recorde de vendas.
A Renault mantém a posição de primeira marca francesa no mundo. Já o volume de vendas da Renault Samsung Motors aumentou 38,8%.

- Publicidade -

O Grupo continua a se beneficiar do dinamismo do mercado automobilístico europeu (+7%), registrando uma progressão em seus emplacamentos de 11,8%, com 1.805.290 veículos, para uma participação de mercado de 10,6%.

Fora da Europa, o Grupo atingiu um recorde de vendas, registrando aumento de 15,3% em um mercado em alta de 5,2%. Todas as regiões tiveram aumento tanto em volume como em participação de mercado.

- Publicidade -

“Em 2016, batemos um novo recorde, com mais de 3,18 milhões de veículos vendidos. Nossa estratégia de renovação da gama e expansão geográfica iniciada há vários anos é um sucesso, permitindo que o Grupo aumente significativamente seus volumes e ganhe participação de mercado em cada uma de nossas regiões”, destacou Thierry Koskas, Membro do Comitê Executivo e Diretor Comercial do Grupo Renault.

RENAULT, SEGUNDA MARCA NA EUROPA – Na Europa, a participação de mercado de VP + VU do Grupo registrou uma alta de 0,5 ponto, para 10,6%.

Os emplacamentos aumentaram 11,8%, para 1.805.290 veículos. O Grupo registra vendas em alta na totalidade dos países da região.

A Renault teve mais um ano de crescimento e se torna a segunda marca da Europa.  Com 1.390.280 emplacamentos (+12,1%), a participação de mercado atingiu 8,1%, em alta de 0,4 ponto.

- Publicidade -

Em veículos de passeio (VP), a marca Renault teve o maior aumento de participação de mercado na Europa, com +0,4 ponto, graças, principalmente, à renovação da gama com o Espace, Talisman e a família Mégane.

O Novo Scénic teve um bom lançamento, com mais de 19.000 pedidos em um único trimestre.

A Renault mantém a posição de líder no mercado de compactos urbanos (segmento B), graças ao sucesso do Clio e Captur, que encabeçam o segmento com 215.670 emplacamentos.

Em (veículos utilitários) VU, a marca Renault realizou 296.187 emplacamentos (+9,9%), com uma participação de mercado de 14,8%.

Onze anos após o lançamento na Europa, a marca Dacia registra um novo aumento em seus emplacamentos em 2016 (+10,8%), batendo um recorde de vendas, com 415.010 unidades no ano.

No mercado de veículos elétricos, a Renault mantém a liderança na Europa. As vendas do Grupo aumentaram (+11%) para 25.648 veículos (com exceção do Twizy).

O ZOE mantém a liderança no mercado de VP com 21.735 emplacamentos no ano (+16%), e o Kangoo Z.E. é o líder em VU elétricos, com 3.901 unidades.

Na França, o Grupo Renault teve seu melhor ano comercial em cinco anos. A Renault reforça sua posição de primeira marca de automóveis, com 22,3% de participação de mercado em VP + VU, e a Dacia registrou um recorde histórico de vendas, com mais de 112 mil emplacamentos.

Ela é a quarta marca mais comprada por clientes pessoa física.

EXPANSÃO MUNDIAL – Apesar de uma situação econômica desigual, o Grupo Renault teve crescimento em suas posições, aumentando a participação de mercado em todas as regiões.

A renovação da gama em todo o mundo teve sucessos como o Kwid na Índia,  QM6 e SM6 na Coreia, Kaptur na Rússia, Koleos na China, Mégane Sedan na Turquia e Duster Oroch nas Américas.

Na África Oriente Médio Índia, os emplacamentos do Grupo estão em alta de 36,4%, para uma participação de mercado de 6,2% (+1,7 ponto).

Na Índia, a Renault se mantém como a primeira marca de automóveis europeia, com vendas em progressão de 145,6%. O Kwid registrou 105.745 emplacamentos. A Índia se torna o 8º país mais importante do Grupo (+5 posições, em comparação com 2015).

No Irã, as vendas deram um salto de 110,7% com uma participação de mercado em alta de 3,7 pontos, para 8,4%. O Grupo conseguiu voltar a ser um grande player após a reabertura do mercado, duplicando sua participação em um ano, graças ao sucesso de Tondar e do Sandero.

No Magrebe, o Grupo detém 38,5% de participação de mercado, em alta de 4,9 pontos. Na Argélia, ele registra uma participação de mercado recorde de 51,3%, com um ganho de 15,7 pontos, beneficiando-se da produção local do Symbol.

No Marrocos, onde a Dacia e a Renault são respectivamente a primeira e a segunda marcas, os emplacamentos do Grupo aumentaram 22,5%, com uma participação de mercado de 37,8%, registrando vendas recordes.
Na Eurásia, os emplacamentos estão em alta de 2,3% em um mercado em queda de 6,3%. A participação de mercado do Grupo aumentou 1,1 ponto, para 13,0%, graças principalmente ao dinamismo na Turquia (+4,4%), onde bateu um novo recorde de vendas.
O lançamento do Novo Mégane Sedan foi bem-sucedido, com mais de 13,2 mil pedidos em dois meses.

O crescimento na maioria dos países da região permite compensar as consequências da crise econômica na Rússia, onde o mercado está em declínio de 10,8%.

Ao limitar a queda de seus emplacamentos em 2,6%, a Renault atingiu uma participação de mercado recorde de 8,2%, em progressão de 0,7%,  graças, principalmente, ao sucesso do Kaptur, que registrou mais de 14.600 emplacamentos desde o lançamento, em junho.

Na região Américas, onde as vendas estão em alta de 0,1% em um mercado em declínio de 4,1%, o Grupo resiste às dificuldades econômicas com uma participação de mercado de 6,5%, em progressão de 0,3 ponto.

No Brasil, a participação de mercado aumentou 0,2 ponto, chegando a um recorde de 7,5%, em um mercado em recuo de 19,8%. Em 2017, o Grupo se beneficiará de uma novíssima gama de SUV, com Captur, Koleos e Kwid.

A marca Renault continua a se favorecer plenamente da recuperação do mercado argentino, com um aumento nos emplacamentos de 24,8% em um mercado em alta de 9,1%. Um novo recorde de volume e participação de mercado foi atingido na Colômbia, com 21,3%.

Na região Ásia Pacífico, a Renault Samsung Motors avançou 38,8% na Coreia, em um mercado em queda de 0,3%: graças ao sucesso dos lançamentos do SM6 e do QM6 em 2016, a participação de mercado atingiu 6,2% (+1,7 ponto).

Mais de 21.000 pedidos foram registrados em apenas quatro meses para o QM6.

Na China, após o lançamento do Kadjar, primeiro veículo produzido localmente pela joint venture Dongfeng Renault, a Renault registrou um crescimento de 50,8% de seus emplacamentos, em um mercado em alta de 14,0%. O Koleos registrou quase 10.000 pedidos em 2 meses.

PERSPECTIVAS COMERCIAIS PARA O GRUPO RENAULT EM 2017 – Em 2017, o mercado mundial deve ter um crescimento de 1,5% a 2% em relação a 2016. Espera-se uma alta de 2% no mercado europeu, com uma progressão de 2% também para a França.

Em âmbito internacional, os mercados brasileiro e russo devem se manter estáveis. A China deve ter um crescimento de 5% e a Índia, de 8%.

O Grupo deve continuar a tirar proveito de sua gama de produtos renovada na Europa e, nos demais países do mundo, da dinâmica do Kwid na Índia, do Koleos e Kadjar na China, o Kaptur na Rússia, QM6 e SM6 na Coreia do Sul, bem como do Alaskan e a nova gama de SUV na América Latina.

Neste contexto, o Grupo Renault antecipa uma progressão de suas vendas e participações de mercado na Europa e nos demais países do mundo.

Total das vendas do Grupo de Veículos de Passeio e Utilitários (VP+VU) por região

 

Acumulado no fim de dezembro*
2016 2015 % variação
França 651.778 607.173 7,3%
Europa** (com exceção da França) 1.153.512 1.007.018 14,5%
Total França + Europa 1.805.290 1.614.191 11,8%
África Oriente Médio Índia 491.151 360.029 36,4%
Eurásia 364.451 356.216 2,3%
Américas 354.370 354.072 0,1%
Ásia Pacífico 167.363 124.418 34,5%
Total com exceção da França + Europa 1.377.335 1.194.735 15,3%
Mundo 3.182.625 2.808.926 13,3%

 

* Vendas

** Europa = União Europeia, com exceção da Romênia, Bulgária + Islândia, Noruega & Suíça, Albânia, Bósnia, Macedônia, Malta, Montenegro, Sérvia.

Total de vendas por marca

Acumulado no fim de dezembro*
2016 2015 % variação
RENAULT
VP 2.094.542 1.829.832 14,5%
VU 392.767 348.127 12,8%
VP+VU 2.487.309 2.177.959 14,2%
RENAULT SAMSUNG MOTORS
VP 111.097 80.028 38,8%
DACIA
VP 542.542 511.501 6,1%
VU 41.677 39.438 5,7%
VP+VU 584.219 550.939 6,0%
GRUPO RENAULT
VP 2.748.181 2.421.361 13,5%
VU 434.444 387.565 12,1%
VP+VU 3.182.625 2.808.926 13,3%

15 principais mercados do Grupo Renault no fim de dezembro de 2016

Volumes
em 2016*
Penetração VP+VU
em 2016
(unidades) (%)
1 FRANÇA 651.778 26,87
2 ALEMANHA 198.609 5,49
3 ITÁLIA 190.610 9,37
4 ESPANHA 170.272 12,90
5 TURQUIA 169.236 17,20
6 BRASIL 149.977 7,55
7 REINO UNIDO 138.642 4,51
8 ÍNDIA 132.235 3,95
9 RÚSSIA 117.227 8,21
10 COREIA DO SUL 111.087 6,19
11 IRÃ 108.536 8,44
12 ARGENTINA 99.097 14,50
13 BÉLGICA + LUXEMBURGO 92.247 13,82
14 MARROCOS 61.726 37,84
15 ARGÉLIA 61.249 51,32

*Dados do fim de dezembro de 2016 (vendas), com exceção do Twizy.

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança