quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo Cars celebra 20 anos da tração AWD de olho no futuro

Para comemorar os 20 anos de utilização da tração integral All Wheel Drive, a Volvo Cars realizou um rigoroso teste de inverno em alguns de seus modelos nos lagos congelados ao redor da estância de esqui de Åre, no norte da Suécia.

- Publicidade -

A montadora sueca apresentou suas principais soluções para a nova tração integral elétrica e mecânica nas versões todo-terreno dos modelos XC90, V90 Cross Country e V40 Cross Country.

“Os carros da Volvo são conhecidos pelo que chamamos de ‘framkomlighet’ em sueco – a capacidade de levá-lo onde você quiser ir – independentemente das condições climáticas. Esta é uma parte importante de nossa herança e um claro reflexo de quem somos e de onde viemos. Com a recente adição da tração elétrica AWD em nossos produtos topo de gama, aprimoramos ainda mais nosso desempenho nessa área”, afirma o vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Cars, Henrik Green.

- Publicidade -

“A eletrificação trará cada vez mais flexibilidade para a tração AWD. Você pode ver os primeiros sinais disso no XC90 T8, equipado com uma unidade elétrica no eixo traseiro que traciona as rodas. À medida que caminhamos para veículos 100% elétricos e outras aplicações ao powertrain, veremos mais oportunidades em controlar cada motor e as rodas de forma independente, com base em condições de terreno ou estilo de condução desejado”, disse Henrik Green.

Com o avanço da tecnologia AWD, o peso dos sistemas mecânicos caiu e a eficiência melhorou. Desde a introdução da eficiente tecnologia “Active On Demand”, as quatro rodas estão sempre engatadas para permitir a distribuição instantânea de torque para as rodas traseiras, quando necessário.

O torque real aplicado é controlado para fornecer constantemente as propriedades corretas no que diz respeito à dirigibilidade, estabilidade e tração a qualquer momento. O atual sistema mecânico AWD da Volvo Cars é modular em design e usado em todos os modelos da marca.

- Publicidade -

“A tração integral AWD funciona tanto como um recurso de segurança quanto um sistema dinâmico do veículo. Estamos empenhados em proporcionar uma experiência de condução confiante, equilibrada e agradável que proporcione uma sensação de controle total”, acrescenta Henrik Green.
As variantes da tração AWD representam mais de 50% dos novos pedidos dos modelos da série 90. Ao considerar a ampla gama de modelos da marca, esse número é superior a 40%.

Mais informações:

  • Pesquisas e testes da Volvo em sistemas AWD remontam há mais de 20 anos. O primeiro carro AWD da fabricante sueca a entrar em produção em série foi o Volvo 850 Estate, lançado em maio de 1996 com o motor Turbocharged I5T 2.5l, que desenvolvia 193 cv com uma transmissão manual de cinco velocidades;
  • O Volvo V70, que teve como base o modelo 850, chegou com a tração AWD a partir de 1997. No mesmo ano, a Volvo produziu sua primeira variante V70 ‘Cross Country’, ajudando a desenvolver um tipo completamente novo de carro com um design robusto e características familiares tanto para estrada quanto fora dela;
  • A Volvo Cars lançou seu programa AWD assim que iniciou o desenvolvimento da primeira geração do XC90, premiado veículo que marcou a entrada no segmento dos SUV. Lançado em 2002 no Salão de Detroit (EUA), o modelo veio com um sistema opcional Haldex Traction Generation 2 AWD no motor a gasolina turbo 2.5T. O T6, de 3.2L, apresentou a tração AWD como padrão.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança