sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

C-AIRCROSS Concept: a nova visão da Citroën de um SUV Compacto!

A Citroën revela em exclusividade mundial um concept car audacioso, com uma identidade forte e colorida. Interpretação da Marca de um SUV Compacto, o C-AIRCROSS Concept marca para a Citroën uma nova etapa no desenvolvimento de sua estratégia de produtos.

Com esta silhueta de vocação internacional, a Marca confirma sua ofensiva no segmento dos SUV’s, iniciada com o Concept Aircross. Sua personalidade se traduz:

  • Pelo design – um SUV afirmado: o C-AIRCROSS Concept marca sua diferença no universo dos SUV’s pela sua atitude repleta de força, originalidade e frescor. Ele apresenta uma morfologia única e um perfeito equilíbrio entre proteção e fluidez das linhas. Sua silhueta moderna apresenta desenhos generosos, contrastando com elementos gráficos fortes e pontos coloridos. Ela também sugere um interior espaçoso onde a combinação das cores e materiais promove um ambiente que é, ao mesmo tempo, bem acabado e relaxado.
  • Pelo conforto – um SUV moderno: as portas com abertura antagônica do Citroën C-AIRCROSS Concept dão acesso a um espaço interno arejado, que convida à aventura. O concept alia espaço, assentos largos acolchoados e muita luminosidade, esta graças a seu teto solar panorâmico e que pode ser aberto. Um interior onde encontramos as bases do programa Citroën Advanced Comfort® e onde a tecnologia está a serviço da fluidez de utilização com, por exemplo, o mostrador virtual em cores no para-brisa (em uma lâmina estética que dá continuidade ao painel de instrumentos), o volante mono raio com comandos intuitivos, a retrovisão por meio de câmera ou a recarga de smartphones por indução.

“O concept car C-AIRCROSS prefigura a continuação da ofensiva de produtos da Citroën no mercado internacional. Ele expressa uma visão diferente dos SUV’s Compactos, cheios de confiança e audácia. Este concept também encarna plenamente as ambições do programa Citroën Advanced Comfort®, voltado para o conforto e bem-estar.”

Linda JACKSON – Diretora Geral da Marca CITROËN – Um SUV original e otimista – Resolutamente otimista, o concept C-AIRCROSS apresenta uma personalidade original e criativa, mas sem abrir mão dos códigos de base do território SUV.

Seu design moderno apoia-se em uma morfologia única, que lhe transmite robustez e energia. O C-AIRCROSS Concept se distingue ao primeiro olhar pelo capô curto e alto, assim como por sua dianteira encurtada, um território de expressão inédito no mundo codificado dos SUV’s.

Este bloco dianteiro alto é que lhe dá equilíbrio global, irradiando segurança e força.

Por meio do C-AIRCROSS Concept, as equipes de Estilo da Citroën souberam associar a fluidez das linhas com os atributos de um SUV, em um modelo com dimensões compactas (comprimento de 4,15m, largura de 1,74 m e altura de 1,63 m).

Sua silhueta é realçada visualmente por proteções que circundam a parte inferior da carroceria.

O Concept C-AIRCROSS também alterna superfícies lisas e contrastes gráficos que ganham vida com pontos coloridos. Pronto para a aventura, o concept C-AIRCROSS é equipado com elementos de proteção dianteiros e traseiros, molduras de proteções nas caixas de rodas ostentando uma camuflagem furtiva, bem como proteções laterais instaladas na parte inferior da carroceria.

E, para enfatizar ainda mais seu aspecto aventureiro, o concept se apoia sobre rodas diamantadas de 18 polegadas com um desenho criativo e escultural, que sugerem uma posição de direção elevada e aptidões de veículo off-road.

Alinhado com a identidade da Marca, o concept C-AIRCROSS herda uma frente com formas arredondadas e cheias de confiança, bem como uma assinatura luminosa em dois níveis.

As luzes diurnas de LED fixadas na parte alta da grade dianteira são separadas da função principal de iluminação na parte inferior. A traseira também se destaca em termos de estilo, recebendo elementos gráficos e tecnológicos.

O concept C-AIRCROSS possui lanternas traseiras 3D constituídas por três anéis luminosos e “flutuantes”.

Este mesmo aspecto “flutuante” é encontrado nos acabamentos das janelas traseiras e do teto. Verdadeiras assinaturas do concept, as duas janelas traseiras flutuantes retroiluminadas foram pensadas como persianas aerodinâmicas, enquanto o teto incorpora um teto solar panorâmico de vidro que permite multiplicar as fontes de luz.

Estilizadas, as janelas traseiras na cor Coral Fluo permitem renovar o ar interior do veículo sem impedir a entrada de luz. A importante área de vidro global e a grande cabine reforçam o caráter único deste concept, que sugere um interior espaçoso e luminoso.

Apoiando-se nos últimos lançamentos da marca, o concept C-AIRCROSS alterna superfícies lisas e contrastes gráficos marcados por pontos coloridos. A cor azul cobre com elegância a carroceria e contrasta com a cor Coral Fluo usada para cada um dos pontos de cor que enfatizam o espírito “fun” deste concept destinado ao lazer.

Fazem parte destes elementos de personalização na cor Coral Fluo: os contornos dos faróis, alguns elementos nas rodas, as molduras laterais e as barras de teto (que integram nas suas extremidades uma iluminação com LED).

Outro elemento chave no desenvolvimento deste concept: o fato de priorizar a aerodinâmica. Isso se traduz, em primeiro lugar, nas formas do concept e em seu equilíbrio geral.

Cada superfície foi pensada levando-se em conta os fluxos de ar induzidos. Além disso, para aumentar sua eficiência, o concept é dotado de entradas de ar pilotadas dentro do para-choque dianteiro, de entradas de ar integradas às proteções na parte inferior das portas laterais “air breather” ou ainda de um difusor traseiro a serviço da aerodinâmica.

Espaço interno requintado e gráfico – O concept Citroën C-AIRCROSS adota portas com abertura antagônica para uma melhor acessibilidade a bordo.

Uma cinemática que trabalha a favor do conforto e que dá continuidade àquela dos concept cars anteriores AIRCROSS e CXPERIENCE.

Tal como um convite para viajar, C-AIRCROSS Concept se abre para um espaço interno com um aspecto funcional, oferecendo volumes agradáveis e um ambiente revigorante.

A bordo, os designers da Citroën optaram por um painel de bordo aéreo e com a utilização de bancos suspensos. Uma arquitetura interna dominada por uma leitura horizontal, que proporciona visualmente uma sensação de fluidez, modernidade e espaço.

Além de um volante com um único raio e comandos simplificados – verdadeiro aceno feito à história da Marca -, o painel de bordo revestido com tecido comporta a lâmina do “mostrador virtual no para-brisa”, agrupando toda a instrumentação dentro do campo de visão do motorista.

A exibição das informações é colorida e em perfeita coerência com este SUV. No centro do painel de bordo, encontra-se uma ampla tela tátil de 12 polegadas com um universo gráfico específico, que apresenta várias informações de direção e entretenimento.

Trabalhado em uma aliança de tons Cinza claro e Laranja vitaminado – e sob um formato de uma faixa flutuante -, o painel de bordo contrasta com os painéis de porta, oferecendo uma grande quantidade de porta-objetos.

Uma ampla área para colocar objetos percorre toda a largura do painel de bordo e tem um papel decorativo sublimado por sua cor alaranjada.

O concept car C-AIRCROSS apresenta pontos coloridos nos aeradores e nas fivelas dos cintos de segurança. O Coral Fluo, dominante no assoalho e nos tapetes, cria por sua vez um belo efeito de tom sobre tom.

Esta associação calorosa e colorida é também encontrada no revestimento dos bancos, este produzido com um tecido espesso e suave ao toque. Os assentos em estilo banqueta retomam o mesmo dégradé em cores cinza e laranja.

UM SUV MODERNO – O concept C-AIRCROSS inscreve-se plenamente dentro do programa Citroën Advanced Comfort®. Generoso e pensado como um verdadeiro casulo, ele dispõe de muitas características propícias ​​ao bem-estar de corpo e mente.

Assentos que convidam à viagem – Assim que se sobe a bordo, uma real percepção de bem-estar é experimentada visualmente. O C-AIRCROSS Concept gera uma sensação de conforto imediato que se materializa por quatro assentos em formato suave e envolvente.

Tanto na frente quanto atrás, os assentos largos e acolhedores do tipo “sofá” são cobertos com materiais calorosos e técnicas que criam um efeito acolchoado.

Além da qualidade de confecção do revestimento Alcântara estampado – natural e valorizador -, foram inspirados no universo das roupas de cama. Adaptando-se à postura do corpo, eles prometem viver a estrada de forma diferente.

Porta-objetos numerosos e inteligentes – Na busca de praticidade e funcionalidade na vida cotidiana, os porta-objetos se multiplicam dentro do espaço interno do concept car C-AIRCROSS.

Eles são generosos, práticos e visíveis. Na frente, o motorista e os passageiros têm à disposição uma zona de depósito de objetos original e que corre ao longo de todo o painel de bordo.

Um espaço cujas saliências, lembrando as do Citroën C4 Cactus, permitem que os objetos não escorreguem. Duas gavetas equipadas com alças, novamente em referência ao universo das viagens e das bagagens, servem também como porta-objetos úteis na frente.

Outros espaços inteligentes e que tornam a vida mais fácil: amplos porta-objetos nas portas e outro invisível, localizado debaixo do console central.

Os designers desenharam também assentos equipados com porta-revistas integrados, dissimulados em seus encostos. Finalmente, o console central dispõe de um compartimento de armazenamento profundo e de um primeiro compartimento dedicado à recarga sem fio por indução.

Este mesmo console estende-se e possui uma segunda área para colocar Smartphones, accessível também aos passageiros traseiros.

Paralelamente, eles poderão colocar seu tablets nas costas do encosto da poltrona dianteira para assistir a um filme ou colocá-lo dentro do discreto compartimento no centro do banco para protegê-lo.

Tecnologias a serviço da experiência de direção – A bordo do concept C-AIRCROSS – e dando continuidade ao programa “Citroën Advanced Comfort®” – as novas tecnologias de condução e entretenimento facilitam a vida a bordo.

Úteis e intuitivas, elas beneficiam a todos os ocupantes.

Para tornar mais fluída a experiência de direção, os comandos no volante são intuitivos e as informações úteis ao motorista são projetadas em seu campo de visão.

Precisa e dispondo de grafismos específicos, a instrumentação é exibida sobre uma ampla lâmina de vidro. O C-AIRCROSS concept conta com a função “exibição virtual no para-brisa”, bem como a função “retrovisão high-tech”. Duas câmeras laterais substituem os tradicionais retrovisores externos.

As imagens são reproduzidas no lugar do retrovisor interno. E, para uma visualização otimizada do meio ambiente, o concept conta com uma câmera traseira situada no centro do aerofólio do teto.

Uma hiper conectividade – O concept C-AIRCROSS possui uma interface Homem-Máquina inteligente e intuitiva. Motoristas e passageiros podem acessar as muitas funcionalidades por meio da tela tátil central de 12 polegadas.

Tal como um verdadeiro centro de comandos do carro, ele permite facilitar a utilização, reforçando esteticamente a sensação de largura e de espaço que reina a bordo.

A exibição das informações de direção e de lazer permite que todos possam receber informações sobre uma viagem graças à navegação conectada 3D com reconhecimento de voz, o CITROËN Connect Nav. Cada um pode escolher também sua própria música ou ainda ver seu filme favorito.

Dependendo da experiência a bordo desejada, várias configurações são possíveis: 1/3 -2/3 ou 2/3-1/3 ou tela cheia. O passageiro se torna assim tanto ator da viagem quanto o motorista.

Para permanecer conectado e em interação com o mundo externo, o concept C-AIRCROSS se beneficia de um compartimento dedicado à recarga de Smartphone sem fio e por indução, situado no centro do console central.

O C-AIRCROSS Concept possui também o aplicativo Share with U. Este novo aplicativo é a base de muita diversão entre os passageiros a bordo.

Ele funciona por meio do hotspot Wifi embarcado do veículo que permite compartilhar com seus companheiros de viagem seus arquivos de mídia (jogos, música, fotos, vídeos) e desfrutar deles com muita simplicidade.

A ConnectedCAM Citroën™, uma câmera HD embarcada, combina convivialidade com paz de espírito. Situada logo atrás do espelho retrovisor interno, ela registra o que o motorista vê do lado de fora e o convida, com um simples clique, a compartilhar suas imagens e vídeos nas redes sociais.

Para um verdadeiro conforto acústico, a atenção dos designers também foi dada na espacialização do som dentro do espaço interno. Os encostos de cabeça dianteiros e traseiros possuem alto-falantes e microfones integrados, criando a bordo do C-AIRCROSS Concept uma verdadeira bolha sonora “Sound Experience”. Cada um pode então escolher se comunicar com outros passageiros (ou mesmo se isolar…).

Aptidões off-road – Outra tecnologia inteligente e atualizada que permite que o C-AIRCROSS Concept saia das zonas de conforto: o Grip Control.

Destinado a melhorar a motricidade, este sistema, perfeitamente adaptado ao caráter aventureiro das cidades e aos grandes espaços, confere ao concept car um verdadeiro conforto de rodagem, independente do tipo de terreno.

Pronto para enfrentar os trajetos cotidianos nos centros urbanos, mas também para as escapadas na montanha ou à beira-mar, em família ou com os amigos, o Citroën C-AIRCROSS Concept é muito polivalente.

Uma vantagem para este SUV ambicioso destinado aos lazeres e à evasão.

 

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn