sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Ford anuncia investimento na Argo AI, nova empresa de inteligência artificial, para o desenvolvimento de carros autônomos

A Ford anunciou hoje que vai investir US$1 bilhão nos próximos cinco anos na Argo AI, empresa de inteligência artificial, para desenvolver um sistema de direção virtual para o veículo autônomo da empresa que será lançado em 2021, com potencial licenciamento para outras empresas.

- Publicidade -

Fundada por ex-líderes do Google e do Uber, a Argo AI está reunindo alguns dos especialistas em robótica e engenheiros mais experientes em veículos autônomos, dentro e fora da Ford.

A equipe de especialistas em robótica e inteligência artificial é liderada pelos fundadores da Argo AI, Bryan Salesky, presidente da empresa, e Peter Rander, chefe de Operações.

- Publicidade -

Ambos são ex-alunos do Centro Nacional de Engenharia Robótica da Carnegie Mellon e ex-líderes das equipes de carros autônomos do Google e do Uber, respectivamente.

“A próxima década será definida pela automação do automóvel e os veículos autônomos terão um impacto tão significativo na sociedade como a linha de montagem da Ford teve há 100 anos”, diz Mark Fields, presidente da Ford.

“Com a expansão da Ford como empresa de automóveis e mobilidade,  acreditamos que o investimento na Argo AI criará um valor significativo para nossos acionistas, fortalecendo a liderança da Ford para o lançamento de veículos autônomos no mercado no curto prazo e criando tecnologia que poderá ser licenciada para outros no futuro.”

- Publicidade -

A equipe atual que desenvolve o sistema de direção virtual da Ford – o software de aprendizado de máquina que atua como o cérebro dos veículos autônomos – será combinado com a experiência em robótica da Argo AI.

Essa parceria inovadora vai contribuir para o desenvolvimento do sistema de direção virtual dos carros autônomos de nível SAE 4 da Ford.

A Ford continuará a liderar o desenvolvimento do hardware da sua plataforma de veículo autônomo e também a integração de sistemas, fabricação, design externo e interno e gestão de política regulatória.

A Argo AI vai somar forças no desenvolvimento do software de carros autônomos da Ford visando à sua comercialização.

A agilidade da Argo AI e a escala da Ford combinam os benefícios de uma startup de tecnologia com a experiência e disciplina da montadora líder no desenvolvimento de veículos autônomos.

“Estamos em um ponto de inflexão no uso da inteligência artificial em uma ampla gama de aplicações e a implementação bem-sucedida de carros autônomos vai mudar fundamentalmente como as pessoas e produtos são transportados”, diz Salesky.

“Estamos empolgados com o compromisso e visão da Ford quanto ao futuro da mobilidade e acreditamos que essa parceria permitirá a comercialização de carros autônomos em uma escala que tornará a mobilidade acessível para todos.”

A parceria reforça o plano da Ford de lançar um veículo totalmente autônomo, de nível SAE 4, para aplicação comercial em serviços de mobilidade em 2021.

“Trabalhar junto com a Argo AI dá à Ford uma vantagem competitiva única na indústria automobilística e de tecnologia”, diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford.

“Esta parceria aberta é diferente de qualquer outra e permite combinar a velocidade de uma startup com a força da Ford em escala, integração de sistemas e design de veículos.”

A Ford Smart Mobility LLC também fará parte desse relacionamento, liderando a estratégia de comercialização de veículos autônomos da Ford.

O plano inclui opções de veículos autônomos para o transporte de mercadorias e pessoas, incluindo compartilhamento e frotas de entregas.

A Ford será a acionista majoritária da Argo AI, porém a empresa foi estruturada para operar com grande independência. Seus empregados terão participação significativa no capital da empresa, para compartilhar do seu sucesso.

O conselho da Argo AI terá cinco membros: Raj Nair; John Casesa, vice-presidente de Estratégia Global da Ford; Salesky; Rander; e um diretor independente.

O investimento de US$ 1 bilhão na Argo AI será feito em cinco anos, dentro do plano de carros autônomos anunciado pela Ford em setembro último para o mercado.

Até o final deste ano, a Argo AI deverá ter uma equipe de mais de 200 pessoas, na sede da empresa em Pittsburgh e em outros escritórios em Michigan e na Califórnia, nos EUA.

O foco inicial da Argo AI será apoiar o desenvolvimento e a produção de veículos autônomos da Ford e, no futuro, poderá licenciar sua tecnologia para outras empresas.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança