sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Inspeção para veículos diesel em todo o Estado de SP representa avanço na melhoria da qualidade do ar

A implantação da inspeção ambiental para veículos diesel em todo o Estado de São Paulo é um avanço importante para a melhoria da qualidade do ar.

- Publicidade -

“Sem dúvida, este trabalho é positivo sob o aspecto ambiental e como tem âmbito estadual terá efeito bem significativo. A inspeção na cidade de São Paulo comprovou os benefícios da medida para redução de poluentes e não poderia ter sido interrompida, uma vez que a legislação determinava”, comenta Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional.

Durante o período de inspeção na cidade de São Paulo, levantamento mostra que houve redução na emissão de poluentes tóxicos pela melhoria da manutenção da frota que equivaleria à retirada de circulação de 1,4 milhão de automóveis e motos para monóxido de carbono, 850 mil automóveis e motos para hidrocarbonetos e 36 mil veículos diesel (caminhões, ônibus, vans, picapes etc.) para material particulado (base ano 2012).

- Publicidade -

Segundo estudos da Faculdade de Medicina da USP, a redução dos poluentes reduziu a mortalidade na Capital (559 mortes prematuras) e a morbidade (1515 internações foram evitadas anualmente).

Dividindo o custo das inspeções pelo número de mortes evitadas, chega-se a R$ 10 mil por vida salva, o que caracteriza este programa como o de maior custo-efetividade para a saúde pública, gerando uma economia para os cofres públicos de cerca de US$ 79 milhões por ano.

Desde a interrupção da inspeção ambiental veicular na cidade de São Paulo em 2013, o Sindirepa tem trabalhado em várias frentes para que a medida seja revertida.

- Publicidade -

Faz parte do grupo de dezoito entidades de vários setores (órgãos de pesquisa, saúde, engenharia, normas técnicas, meio ambiente e automotivo) que visa destacar aos órgãos públicos a importância da inspeção veicular, que inclui avaliação de emissões e fiscalização de itens de segurança de veículos, como já acontece nos Estados Unidos, União Europeia, México, Chile, Canadá e Japão, para melhorar a qualidade do ar e reduzir acidentes de trânsito.

Fiola acredita que a medida do governo possa vir a ser ampliada para veículos leves, o que seria muito importante. “Quando a prefeitura iniciou a inspeção na cidade de São Paulo, em um primeiro momento, foi só para veículos diesel.

“O mais importante de tudo é conscientizar a população sobre a importância sobre os benefícios que a redução de emissões de poluentes traz para a saúde”, afirma.

O Sindirepa-SP possui o Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel (PMMVD), que já existe há quase 20 anos, em parceria com a CETESB, realizando anualmente ações conjuntas no combate à redução de poluentes em locais de grande concentração de caminhões, além de promover encontros com reparadores especializados em veículos pesados para incentivar a troca de informações e atualização.

Hoje, o programa conta com a participação de oficinas, que estão autorizadas a fornecer o Relatório Técnico de Manutenção que garante redução de 70% do valor da multa por emissão de fumaça preta.

O PMMVD também consiste em dar orientação aos motoristas durante a Operação Inverno para mostrar que medidas simples como a substituição de filtro de ar saturado por outro novo e regulagem do motor podem reduzir em até 40% os níveis de emissões de poluentes.

A relação das oficinas credenciadas ao PMMVD está disponível no site www.portaldareparacao.com.br.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança