sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Cummins promove treinamento de motores ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

Em contribuição com as ações do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, cuja missão é proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente para o bem estar da sociedade, a Cummins Brasil promoveu por duas vezes no último trimestre do ano passado, o treinamento “Familiarização, Operação e Manutenção de Motores Eletrônicos”, com duração de quatro dias por curso.

O treinamento ministrado pela maior fabricante independente de motores Diesel ocorreu no Centro de Suprimentos e Manutenção de Material Operacional do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, localizado na capital e responsável por operacionalizar as manutenções mais complexas da frota composta hoje por 3 mil veículos, sendo que 1/3 deste total é de veículos pesados.

A Cummins ainda cedeu à corporação militar a utilização dos softwares INSITE e um dispositivo de comunicação Inline que, integrados, permitem o monitoramento e o diagnóstico de falhas por meio da leitura dos dados do módulo eletrônico dos motores Cummins.

Outra ferramenta disponibilizada foi o “Quick Service on Line”, aplicativo na Internet, que permite consultar por meio do número de série do motor quais são as peças genuínas.

Com aulas teóricas e práticas, a Cummins atingiu um total de 22 profissionais entre mecânicos que atuam com a frota de todo o Estado, soldados, cabos e sargentos, ou seja, profissionais considerados multiplicadores de conteúdo.

“Nesta metodologia da Cummins, o número de pessoas foi restrito de forma a garantir a qualidade do entendimento da temática ministrada”, diz Valter Silveira Rocha, responsável por ministrar o curso e Especialista de Treinamento Técnico da Cummins Brasil.

“Tivemos aderência ao treinamento, passamos valores de forma a acrescentar com o trabalho diário destes profissionais, com qualidade de informação técnica, contendo conceitos que vão contribuir em muito com o dia a dia destes profissionais. A receptividade foi muito boa e estamos muito felizes em contribuir com esta corporação que presta um serviço tão nobre à sociedade”, afirma Ricardo Schalch, gerente de Vendas de Motores Cummins Brasil.

O treinamento “Familiarização, Operação e Manutenção de Motores Eletrônicos ” inclui conceitos de motor, filtragem, cuidados e importância da manutenção preventiva como troca de óleo, filtros, líquido de arrefecimento, entre muitos outros.

“Foi uma grande experiência até em termos de atualização de conteúdo para esses profissionais, já que desde 2012, os motores passaram a ser eletrônicos. E ver essa frota em funcionamento, é termos a certeza de que estamos cooperando com o trabalho deles, salvando vidas”, comenta Rocha.

Para este ano, a Cummins Brasil quer dar continuidade nos treinamentos ao Corpo de Bombeiros de outros estados, por meio de sua Rede de Distribuidores.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn