sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Ford marca presença no famoso carnaval da Bahia

A Ford, única fabricante de veículos instalada na Bahia, estará presente mais uma vez no famoso carnaval de Salvador. Pelo décimo sétimo ano consecutivo, a marca patrocina o famoso Trio Fobica, de grande sucesso popular entre os chamados foliões “pipoca”, além de apoiar camarotes da Polícia Militar da Bahia em dois circuitos concorridos: Dodô, na Barra Ondina, e Osmar, no Campo Grande.

Esses percursos levam os nomes de dois dos mais importantes carnavalescos baianos, criadores da Fobica, um Ford Modelo A. Hoje seus filhos são os astros do Trio Fobica.

Eles levam a diversão aos foliões sem delimitar o espaço com o uso de cordas e sem exigir os “abadás” (camisetas que valem como ingresso), obrigatórios em outros trios elétricos.

O carnaval de Salvador é considerado uma das festas mais populares e animadas do Brasil. Com duração de seis dias, de 23 a 28 de fevereiro, deve atrair cerca de 2 milhões de pessoas nas ruas da capital baiana.

Ford Modelo A: a origem do Trio Elétrico – A história da Fobica teve origem em 1950, quando Adolfo Antônio Nascimento (Dodô) e Osmar Álvares de Macêdo (Osmar) decidiram sair pelas ruas de Salvador em cima de um Ford Modelo A 1929 tocando os “paus elétricos”, a versão bem brasileira das guitarras elétricas.

A ideia surgiu depois que eles assistiram ao desfile da “Vassourinha”, a entidade carnavalesca de Pernambuco em ritmo de frevo, que os deixou maravilhados com a empolgação do público.

Dodô e Osmar saíram com seu Ford Modelo A no domingo de Carnaval, tocando com alto-falantes que ampliavam o som e foram seguidos por uma multidão pelas ruas.

A criatividade dos dois foliões baianos deu origem ao nome “trio elétrico”, que se tornou uma tradição em festas populares.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn