quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Ford Europa desenvolve sistema de alerta de buracos em tempo real

A Ford Europa está projetando um sistema avançado de mapeamento que avisa o motorista da presença de buracos nas ruas e estradas.

- Publicidade -

A tecnologia, que está em desenvolvimento no continente europeu, permitirá a detecção em tempo real e o envio de um alerta no painel de instrumentos do veículo.

A Ford já está fazendo os testes do sistema no Campo de Provas de Lommel, na Bélgica, onde há uma pista de 1,9 quilômetro com réplicas dos piores buracos do mundo.

- Publicidade -

Também faz parte dapesquisa a avaliação do uso de sistemas de suspensão ativa para reduzir ao máximo a severidade dos solavancos e os danos causados por essas imperfeições no carro.

Para essas análises, os engenheiros do Centro de Pesquisa e Inovação da Ford em Aachen, na Alemanha, contam com o uso de câmeras e modens.

Essas tecnologias são combinadas para reunir informações detalhadas sobre os buracos e enviá-las para a nuvem, onde ficarão disponíveis em tempo real para uso de outros motoristas.

- Publicidade -

Mapeamento -“O mapa poderá mostrar um novo buraco no momento em que ele aparecer e alertar os motoristas quase que imediatamente sobre o perigo à frente”, afirma Uwe Hoffmann, engenheiro de pesquisa de tecnologias avançadas de controle de chassis da Ford Europa.

“Nossos carros já possuem sensores que detectam buracos e agora queremos levar essa tecnologia a outro nível.”

Na Europa, por exemplo, o gelo e a neve são um fator de deterioração das pistas.

Quando o gelo derrete, o asfalto fica em péssimo estado, que se agrava ainda mais com a chegada das chuvas na primavera.

Modelos como o Galaxy, S-Max e Mondeo (nome que o Fusion recebe no mercado europeu) já dispõem de sensores de controle dos amortecedores com mitigação de buracos, que detectam falhas na pista e ajustam a suspensão para reduzir possíveis danos no veículo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança