sexta-feira , 21 julho 2017
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Quem nunca sonhou com um carro que nos compreenda e conheça a ponto de prever mínimos desejos? PEUGEOT INSTINCT CONCEPT

Quem nunca sonhou com um carro que nos compreenda e conheça a ponto de prever mínimos desejos? PEUGEOT INSTINCT CONCEPT

De um carro que seja uma extensão de nós mesmos? A PEUGEOT se antecipa mais uma vez e apresenta um conceito que utilizou uma palavra como ponto de partida: liberdade.

Liberdade para que você escolha seu modo de condução, suas sensações, seu movimento. Esse carro se chama PEUGEOT INSTINCT CONCEPT.

“Um PEUGEOT oferece algo diferente, uma sensação a mais. Algo que os clientes confirmam, que o sucesso do novo PEUGEOT 3008 na Europa demonstra e que será evidenciado com o Instict Concept. Essa sensação se chama liberdade!”, Jean-Philippe Imparato, diretor geral da PEUGEOT.

“Desenvolver um carro autônomo é um desafio estimulante. Trata-se de reunir os opostos, uma condução ativa e um modo independente, tudo com um objetivo: ser sempre uma fonte de prazer e suscitar emoções. PEUGEOT INSTINCT CONCEPT é o primeiro conceito de carro autônomo que não negligencia o prazer do automóvel.”, Gilles Vidal, diretor de Estilo da PEUGEOT.

PEUGEOT INSTINCT CONCEPT, em síntese – A criação do PEUGEOT INSTINCT CONCEPT repousa numa palavra de ordem: liberdade.

Liberdade para escolher seu modo de condução, de movimento… Liberdade por meio da interconexão. Este conceito satisfaz os desejos assim como as necessidades de seu utilizador.

O PEUGEOT INSTINCT CONCEPT materializa o vínculo inabalável que une a marca à noção de prazer através da experiência do veículo autônomo by PEUGEOT.

Como a condução independente representa a próxima revolução automobilística, todos os fabricantes deverão ser capazes de implementar essa tecnologia. Porém, a maneira de orquestrá-la fará toda a diferença entre as marcas.

O PEUGEOT INSTINCT CONCEPT evolui em simbiose com todos os objetos conectados para viver a mobilidade de uma nova maneira. O carro integra os dados que motorista quiser compartilhar, provenientes do smartphone e do relógio de pulso conectado.

As atividades cotidianas agora são realizadas sem interrupção. De casa ao trabalho, passando pelo lazer, o PEUGEOT INSTINCT CONCEPT oferece um novo leque de utilizações, com total fluidez.

E pela primeira vez a plataforma I.o.T[1] é embarcada em um automóvel. Trata-se da tecnologia Samsung Artik Cloud que integra o automóvel à nuvemde seu proprietário.

O PEUGEOT INSTINCT CONCEPT disponibiliza quatro modos de deslocamento, dois modos de condução (Drive Boost ou Drive Relax) e dois modos autônomos (Autonomous Sharp ou Autonomous Soft).

O PEUGEOT Responsive i-Cockpit redefine o espaço interno para adequar-se às utilizações geradas pela condução autônoma. As interfaces se configuram – antes, durante e depois do uso – em função do modo de deslocamento e do perfil do condutor.

Mesmo assim, quem estiver ao volante mantém, em todas as circunstâncias, o controle do PEUGEOT INSTINCT CONCEPT. No modo Autonomous, ele é capaz de executar um comando ou uma manobra, através do i-Device implantado no console central.

O PEUGEOT INSTINCT CONCEPT é um shooting brake dotado de estilo atemporal. Elementos aerodinâmicos ativos complementam essa silhueta extremamente pura.

O PEUGEOT INSTINCT CONCEPT, o melhor da I.o.T – O PEUGEOT INSTINCT CONCEPT integra plenamente a conectividade ao automóvel.

“Os serviços e os objetos conectados passaram a ser extensões de nós mesmos. A PEUGEOT decidiu integrá-los aos seus carros, com cada vez mais simplicidade e fluidez, para propiciar aos seus clientes uma experiência plena, intensa e inédita”, afirma Aude Brille, responsável pela estratégia da PEUGEOT.

No caso do PEUGEOT INSTINCT CONCEPT, a inspiração foi a natureza, mais especificamente o Homem. O homem ganha autonomia através do aprendizado em seu ambiente.

Da mesma maneira, o PEUGEOT INSTINCT CONCEPT se apoia no deep learning, um método de conhecimento usado para estabelecer o perfil de seu utilizador.

Para isto, a plataforma I.o.T (Internet of Things) Samsung Artik Cloud conecta os objetos do seu cotidiano e agrega dados de relógios de pulso conectados, smartphones e redes sociais.

A PEUGEOT e a Sentiance, empresa de Data Science, processam os dados para torná-los explícitos e determinar o perfil de cada um. Esta análise é dinâmica e evolui constantemente.

Graças a ela, o PEUGEOT INSTINCT CONCEPT pode se pré-configurar e/ou adaptar sua arquitetura para corresponder plenamente às necessidades e aos desejos de seu utilizador.

INSTINCT no dia a dia – Segunda-feira, 7h45 – Você sai de casa quinze minutos mais cedo do que de costume para chegar ao seu compromisso das 8h30.

A navegação do seu carro e sua agenda se consultaram, levando em conta a situação do trânsito e as condições climáticas e sugeriram que saísse de casa a esse horário para garantir sua pontualidade.

A bordo do veículo, o sistema de Alta-fidelidade FOCAL toca a música que você estava ouvindo em casa. A partida do motor se encarrega de trancar a porta de sua casa.

Terça-feira, 21h – Seu nível de cansaço é intenso depois de práticas esportivas. Informado por seu relógio de pulso, o PEUGEOT INSTINCT CONCEPT se configura automaticamente em modo Autonomous Soft.

Dessa forma, você já pode começar a descansar durante o trajeto de volta para casa. Ao se aproximar, a iluminação externa é ativada para sinalizar sua vaga de estacionamento.

Quinta-feira, 8h – Como sua atividade física da véspera não foi suficiente, seu carro sugere que você faça uma caminhada e estacione numa distância de 10 minutos a pé do escritório.

Sexta-feira, 14h – Para chegar ao local do seu compromisso, seu trajeto passa por uma autoestrada e por uma estrada sinuosa. A primeira parte do percurso é percorrida em modo Autonomous Sharp.

Depois, como o seu carro sabe que você aprecia uma condução dinâmica, ele se autoconfigura em modo Drive Boost ao chegar nas curvas.

Para o usuário, a fluidez da condução é inédita. O carro programa os equipamentos: modo de condução, regulagem das interfaces e dos bancos, ambiente luminoso, sistema HiFi etc.

Todavia, o Homem mantém o poder de decisão, podendo escolher o modo de condução manual ou deixar o carro assumir o comando graças ao modo Autonomous.

Os quatro modos permitem uma gestão bastante sutil. O Drive Boost foca numa condução dinâmica. O Drive Relax lança mão dos ADAS (Advanced Driving Assistance Systems) para auxiliar o condutor.

Por exemplo, a comutação automática dos faróis altos/baixos ou o controle de velocidade ativo.

Em modo Autonomous Soft o conforto é privilegiado. Assim, os deslocamentos podem ser um pouco mais longos, propícios para assistir a um filme, ler ou descansar.

Enfim, o modo Autonomous Sharp otimiza os tempos de deslocamento e adota um comportamento na estrada preciso e eficiente.

PEUGEOT Responsive i-Cockpit, uma revolução compartilhada – Os conceitos apresentados até agora talvez tenham construído uma imagem elitista do INSTINCT CONCEPT.

Talvez até e um carro dedicado ao segmento topo de linha, ou unicamente ao condutor. A visão da PEUGEOT é radicalmente diferente.

A condução autônoma deve beneficiar o maior número de pessoas possível. Isto é visível na arquitetura interna adaptativa e inovadora, o Responsive i-Cockpit.

“O carro autônomo abre um novo campo de criatividade, propiciado por novas utilizações. Com o PEUGEOT INSTINCT CONCEPT e o Responsive i-Cockpit, nós capitalizamos cases de  sucesso dos últimos modelos da marca. Criamos novas maneiras de sentir prazer com um veículo. Graças às interfaces, à arquitetura ou ao design. Afinal, não está escrito em lugar nenhum que o carro autônomo deva ser monótono de se ver ou de se vivenciar”, declara Matthias Hossann, responsável pelos carros conceito da PEUGEOT.

O ambiente do condutor revela uma cinemática aérea durante a transição entre os modos Drive e Autonomous. O volante compacto e a lâmina que sustenta os toggle switchessão escamoteados no painel de instrumentos.

Ao mesmo tempo, o pedal de acelerador também é ocultado.

Qualquer que seja o modo ativado, o condutor mantém o controle do veículo. Embora isto seja evidente no modo Drive, essa particularidade do PEUGEOT é instigante no modo Autonomous.

Ao lado da tela de 9.7’’ localizada no console central, o i-Device permite comandar as ações. Basta um único gesto, por exemplo, para ultrapassar o veículo à frente ou mudar a tipagem.

Em modo Drive, os mostradores holográficos fornecem as informações relativas à condução: velocidade do veículo, repartição entre as duas energias do grupo motopropulsor PHEV, carga da bateria…

A retrovisão digital alerta quando um veículo se encontra no ponto cego.

Cada modo, cada tipagem implica um ambiente embarcado diferente. Além das informações fornecidas, o ambiente é composto pelo posicionamento dos bancos, pela iluminação e a sonorização.

O Responsive i-Cockpit posiciona cada passageiro num espaço privilegiado e individual, mesmo a bordo de um veículo compacto. Para preservar o espaço reservado a cada um, os bancos são inspirados no universo aeronáutico.

Eles separam as partes da estrutura e as zonas de contato com o corpo – assento, encosto e apoio de cabeça. O ocupante escolhe a regulagem mais propícia à sua atividade: posição deitada para descansar, ereta para conduzir ou intermediária para assistir a um filme ou trabalhar.

Os passageiros podem comunicar com o carro através de um chatbot, assistente pessoal vocal que disponibiliza acesso a uma gama infinita de serviços.

Comandos expressos com naturalidade permitem, por exemplo, reservar um ingresso de cinema ou fazer uma compra online.

Os materiais utilizados são um convite para aproveitar o tempo livre. No piso do PEUGEOT, uma fina camada de concreto incita, com seu toque sedoso, a tirar os sapatos e relaxar.

Uma malha 3D adapta-se ao corpo. Ela reveste os painéis laterais do console central e da porta, o assento e o encosto dos bancos. Para o conforto da nuca, o apoio de cabeça é revestido de couro e malha 3D macia.

Shooting brake, uma silhueta atemporal – Com o PEUGEOT INSTINCT CONCEPT, o carro autônomo se transforma num novo ecossistema destinado ao maior número de pessoas possível.

Além disso, ele faz vibrar com seu estilo atemporal e puro. A pureza das linhas é preservada pelas inovações aerodinâmicas.

Quando está em movimento, um carro desloca um volume de ar que resiste ao seu avanço. Desde sempre, os engenheiros buscam desenvolver a aerodinâmica ideal para reduzir o consumo e melhorar o conforto dos passageiros.

No futuro, este último ponto será ainda mais importante. Com a condução autônoma, os ocupantes do carro poderão se dedicar a novas atividades a bordo. Eles descobrirão novos prazeres.

As proporções do PEUGEOT INSTINCT CONCEPT baseiam-se na grande tradição dos fabricantes de carrocerias. O longo capô esconde os 300 cavalos de potência desenvolvidos pelo grupo motopropulsor PHEV.

As caixas de roda com curvas generosas exprimem a aderência ao solo e a potência deste veículo com tração nas quatro rodas.

A face dianteira apresenta um olhar intensamente expressivo. Como a pupila dos olhos, no centro de cada farol de LED encontra-se uma câmera.

Esse dispositivo óptico varre o entorno do veículo para alimentar os sistemas de ajuda à condução. A grade apresenta uma permeabilidade diferente dependendo da localização.

Essa estrutura semi-côncava abriga um Leão com acabamento dicróico azul-verde, cuja percepção varia de acordo com o ângulo de visão. Além disso, no modo Autonomous, sua base ganha uma animação em tons de branco.

De ambos os lados dos faróis, a assinatura luminosa estende-se por toda a altura da máscara dianteira. Ela é acionada a partir de 90 km/h com um foco duplo.

Os dois fachos luminosos são unidos na parte inferior por uma lâmina, conferindo apoio suplementar na dianteira.

Por outro lado, esse movimento revela uma abertura destinada a reduzir a pressão exercida sobre a carroceria durante o deslocamento do veículo.

O ar penetra pela face dianteira e é expelido sobre a superfície das rodas. Essa carenagem virtual visa anular a interferência aerodinâmica na suspensão, juntamente com o trabalho das rodas de cinco aros feitas em alumínio e desenhadas por finos sulcos que contribuem para sua leveza.

Essa função aerodinâmica também está presente na traseira. O fluxo de ar é aspirado por uma abertura situada na altura da linha de cintura da porta dianteira.

Ele é então direcionado para o difusor, sobre o qual se encontram as luzes 3D unidas por uma faixa luminosa.

Na parte superior, o teto de vidro rebaixado se aproxima dos passageiros. Esse desenho é destacado pela tonalidade azul profundo, com três camadas de verniz, que recobre toda a carroceria.

Num futuro próximo, o prazer automobilístico proporcionado pela PEUGEOT será duplicado. Ao dinamismo da condução será acrescentado a reconquista do tempo para si mesmo, tempo livre, tempo de prazer. O PEUGEOT INSTINCT CONCEPT é a demonstração de tudo isso.

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