sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Pirelli lança um pneu inteligente, que interage com o motorista, no Salão do Automóvel de Genebra

Como foi o caso dos pneus radiais Cinturato dos anos 50 e do P Zero dos anos 80 de perfil ultrabaixo, a Pirelli inaugura uma nova era de fabricação de pneus.

No Salão do Automóvel de Genebra, a fabricante italiana apresenta duas inovações:

– Edição colorida do P Zero e dos pneus de inverno Sottozero, para os quais os engenheiros da Pirelli desenvolveram materiais inovadores e sistemas de proteção para garantir cores vivas e duradouras.

– Pirelli Connesso: uma plataforma integrada em pós-venda do P Zero ou dos Sottozero de inverno (preto ou colorido) que se comunica com o condutor por meio de um app, graças a um sensor embutido na parede interna do pneu.

Este sistema fornece informações vitais sobre como o pneu está funcionando, além de oferecer uma série de serviços personalizados.

Assim como as versões padrão do P Zero e do pneu de inverno Sottozero, os condutores terão várias opções disponíveis, com a possibilidade de combinar cores e sensores à vontade.

Estas duas inovações reforçam a entrada da Pirelli como um dos principais líderes no mundo dos pneus digitais e fazem parte da estratégia de personalização da empresa italiana.

O objetivo é desenvolver pneus que são feitos sob medida para cada motorista, satisfazendo todos os requisitos para a personalização, bem como atendendo todos os aspectos de segurança, performance, economia e uso.

Pneus de edição colorida já estão disponíveis para encomendas antecipadas, tanto para o P Zero como para o pneu de inverno Sottozero, nas suas gamas do setor de Prestige, com medidas a partir de 19 polegadas. Posteriormente, o segmento Premium também será atendido.

O Pirelli Connesso estará inicialmente disponível em pneus de 19 polegadas ou maiores tanto na linha P Zero como na de inverno Sottozero, para carros do segmento Prestige. O primeiro mercado atendido será os Estados Unidos, a partir do verão local de 2017, onde a plataforma foi desenvolvida em conjunto com empresas líderes do mundo digital. Após os EUA, o Pirelli Connesso estará disponível nos principais mercados da Europa e do Extremo Oriente.

O pneu mostra suas cores. A edição colorida do pneu Pirelli nasceu para satisfazer a crescente demanda por personalização de clientes dos segmentos Prestige e Premium.

É apresentado como uma especialidade em tecnologia proprietária, juntando-se a outras da Pirelli como o PNCS (um sistema de cancelamento de ruído), o Run Flat e Seal Inside (tecnologia que permite que um pneu se repare sozinho em caso de um furo).

Essa demanda adicional de personalização foi confirmada pelo monitoramento constante da Pirelli sobre as tendências de consumo, bem como por pesquisas de mercado.

As cores iniciais serão vermelho, amarelo, branco e prata. Os modelos serão exibidos não só no estande da Pirelli, mas também em alguns dos carros mais ansiosamente aguardados do Salão do Automóvel de Genebra.

Além das cores básicas, opções estão disponíveis em qualquer outra cor mediante encomenda.

As inovações introduzidas pela Pirelli com a edição colorida dos pneus P Zero e de inverno Sottozero são duas: em primeiro lugar, a grande variedade de cores disponíveis e, em segundo lugar, a estabilidade das próprias cores laterais, graças à inovadora tecnologia pioneira da Pirelli.

Os engenheiros da fabricante usaram a experiência adquirida na Fórmula 1, onde os pneus coloridos têm sido uma realidade desde 2011, para refinar um sistema de rotulagem inovador.

Em particular, foi criado um novo material que atua como uma barreira protetora para manter o brilho da cor e evitar o desgaste causado pelo tempo e uso, sem afetar o desempenho.

Os primeiros pneus P Zero coloridos foram lançados nos últimos meses como conceitos em carros de marcas como Pagani, Lamborghini e McLaren.

A partir do verão europeu, estarão disponíveis para marcas como a Ferrari, Aston Martin, Porsche e Bentley. A edição colorida será, então, expandida para modelos premium dos principais fabricantes do mundo.

Pirelli Connesso: o pneu torna-se inteligente e interativo. O que é o Pirelli Connesso? Trata-se de uma plataforma digital, que utiliza um sensor integrado nas principais gamas da Pirelli, que expande as informações já disponíveis do computador de bordo de cada carro.

Ele fornece dados sobre o status, o uso e a manutenção de cada pneu, oferecendo também serviços localizados e personalizados, para fornecer mobilidade sob medida para as necessidades dos motoristas mais exigentes.

O novo sistema da Pirelli foi concebido como um acessório técnico de pneus, e pretende proporcionar uma experiência de condução agradável e com mais informações, otimizando o desempenho e reduzindo o consumo de combustível, com um uso mais eficiente dos pneus.

O Pirelli Connesso é formado por um sensor incorporado ao pneu, conectado à Nuvem Pirelli e a um aplicativo para smartphone, fornecendo uma interface que permite que os motoristas se comuniquem constantemente com os pneus.

Este sensor pesa apenas alguns gramas e não tem qualquer efeito sobre o desempenho físico do pneu. Ele mede continuamente o status de cada pneu e envia os dados para uma unidade de controle centralizada e à Nuvem Pirelli, que, juntos, formam o verdadeiro cérebro do sistema Connesso.

Aqui, a informação é processada e depois transmitida para o aplicativo do usuário final.

A versão de lançamento do sistema Pirelli Connesso reconhece o código de identificação de cada pneu, monitorando seu status desde a fabricação até a reciclagem no final da vida útil.

Ele mede a pressão e a temperatura dos pneus mesmo quando o veículo está parado, além da carga vertical estática, o desgaste, o número de quilómetros cobertos para cada pneu e, numa versão futura, a vida útil restante estimada em quilômetros.

O medidor de pressão remoto, quando os pneus estão sendo inflados, proporciona uma leitura precisa, sem ter que esperar os pneus esfriarem.

Além disso, o Pirelli Connesso também alerta o condutor quando a pressão de um ou mais pneus cai muito ou quando o limite de desgaste se aproxima.

Em ambos os casos, o aplicativo identifica a concessionária de pneus mais próxima e pode marcar diretamente uma consulta para corrigir as pressões ou trocar os pneus gastos, reduzindo o tempo de espera.

Em particular, em comparação com outros sistemas de monitoramento da pressão dos pneus atualmente utilizados (TPMS), o Pirelli Connesso funciona tanto quando o veículo está parado quando em deslocamento.

Numa versão futura, o Connesso também poderá detectar uma queda de pressão remotamente e imediatamente tomar providências para qualquer pneu novo ou manutenção necessária, diretamente no local onde o carro está estacionado.

Este tipo de funcionalidade, que permite a gestão preditiva dos pneus, foi desenvolvido pelos engenheiros da Pirelli não só para satisfazer as necessidades dos motoristas comuns, mas também para as frotas e, sobretudo, para os serviços de compartilhamento de automóveis.

E tem mais. O aplicativo Pirelli Connesso é suportado pela primeira plataforma de mobilidade do seu tipo, para conectar fabricantes de pneus, consumidores e a rede de vendas.

O Pirelli Connesso também é projetado para se integrar com outras aplicações de smartphones (mapas, música, restaurantes, serviços) para se beneficiar ainda mais de conteúdo e funcionalidades no futuro.

O aplicativo Connesso oferecerá serviços exclusivos, como indicar quais eventos de automobilismo acontecem nas proximidades, além de dar a possibilidade de escrever comentários de concessionárias de pneus, a fim de compartilhar opiniões de serviços recebidos e ler as opiniões de outros usuários na comunidade do Pirelli Connesso.

O novo sistema da Pirelli está atualmente focado no mercado de reposição, mas também haverá uma solução para equipamento original.

Em colaboração com alguns fabricantes de automóveis, a Pirelli está desenvolvendo uma nova arquitetura técnica para os pneus. Além de possibilitar todas as funções básicas, isso adicionará a possibilidade de controlar automaticamente a configuração do veículo.

Ao ler o código de identificação de cada pneu, o sensor reconhecerá suas características e enviará essas informações para o computador de bordo do carro, a fim de selecionar a configuração do carro oferecendo o máximo de desempenho e segurança.

Este novo conceito, bem como o Pirelli Connesso, faz parte do projeto Cyber Technologies, que a Pirelli lançou em 2005 com o objetivo de conseguir a máxima integração entre o condutor, o automóvel e os pneus.

 

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn