domingo , 26 março 2017
ACELERANDO
Capa » Novidades Automotivas » Lançamentos » Volvo Cars: XC90 T8 chega ao Brasil e aponta o futuro dos veículos da marca
Volvo Cars: XC90 T8 chega ao Brasil e aponta o futuro dos veículos da marca

Volvo Cars: XC90 T8 chega ao Brasil e aponta o futuro dos veículos da marca

Com o lançamento do XC90 T8, a Volvo Cars completa a gama do utilitário esporte mais premiado do mundo ao oferecer para o mercado brasileiro o modelo mais potente de sua história.

Primeiro automóvel da fabricante sueca projetado para compatibilidade no modo plug-in, o XC90 T8 muda a percepção que o consumidor tem, de forma geral, sobre os modelos elétricos, justamente por oferecer uma combinação inigualável em um veículo premium: potência, luxo, tecnologia, sofisticação, baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissão.

O XC90 T8 desenvolve 407 hp de potência máxima ao combinar o potente motor Drive-E Turbo Supercharger, de 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, que apresenta torque instantâneo nas rodas traseiras.

Ele é alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (400 V – 9,2 Kwh).

Se a potência do T8 surpreende, o torque não fica atrás: são 640 N.m. Reunidos, esses números geram um desempenho digno de carro esportivo, afinal, mesmo com 2.319 kg, o modelo atinge os 100 km/h em apenas 5,6 segundos.

O controle dinâmico do modelo é ajudado pelo posicionamento inteligente da bateria. Instalada na área central, ao longo do túnel do chassi, ela não compromete o espaço interno para os passageiros e para a bagagem, além de oferecer melhor distribuição de peso.

O XC90 T8 conta com três novos modos de condução, que se adequam praticamente a qualquer condição:

PURE: condução econômica para uso urbano – Este modo utiliza 100% o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes.

Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir até 35 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas.

HYBRID: uso cotidiano – É o modo padrão do modelo, programado para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível: 15,3 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada (dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), conferindo nota A em eficiência energética.

POWER: condução esportiva – O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva.

O motorista ainda dispõe de outros três modos de condução mais específicos:

AWD (All Wheel Drive): para tração permanente conforme demanda específica;

OFF ROAD: função que envolve o controle de descida em declives (HDC), eleva a suspensão em 40 mm, ideal para percursos fora de estrada em velocidades de até 40 km/h;

INDIVIDUAL: o condutor pode escolher entre uma série de parâmetros, como nível de assistência da direção, configuração do painel, características do grupo propulsor e suspensão, entre outros.

Dessa forma, o XC90 pode ser um carro de cidade silencioso e com zero emissão, um SUV de desempenho arrebatador ou um veículo para condições desafiadoras.

Um modelo diferente de qualquer outro XC90 – Por suas características, o XC90 T8 incorpora outras modificações sensíveis ao consumidor. Como símbolo da sofisticação, a manopla do câmbio é feita de cristal sueco da marca Orrefors®.

A transmissão automática Geartronic de oito velocidades utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica e tem uma nova função.

A posição B auxilia na frenagem por meio do freio-motor elétrico para recuperar e transmitir energia de volta para o carro, seja para recarregar a bateria ou para uso imediato. Nela, é também possível fazer a redução de marchas manualmente, ajudando na frenagem do veículo.

A tecnologia do painel de instrumentos digital incorpora novas funções, como indicação do modo de condução, nível de regeneração de energia, quantidade de carga da bateria e horário em que ela estará 100% carregada.

A tela central de 9 polegadas sensível ao toque também agrega novas informações, que possibilitam ao condutor observar em gráficos o funcionamento do sistema híbrido, no que se refere a utilização dos motores elétrico e a combustão, seus consumos e também a regeneração de energia entre esses componentes.

Duas novas funções estão disponíveis na tela central de 9 polegadas:

HOLD: permite ao condutor “guardar” a energia da bateria para uso posterior.

Por exemplo, no caso de o motorista optar por utilizar somente o motor a combustão na estrada e a carga da bateria na cidade. O ícone de um cadeado aparece no painel;

CHARGE: aciona o carregamento da bateria utilizando o motor a combustão, que age como um “gerador de energia”. É possível carregar a bateria até 1/3 de sua carga – acima desse nível, a função fica indisponível.

O XC90 T8 vem equipado com um cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em duas horas e meia considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A.

É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, no entanto, com maior tempo para a recarga.

XC90 T8 Inscription – um dos veículos mais completos do mercado – Os bancos dianteiros trazem regulagens elétricas de posição, de ajuste lateral, para a lombar e memória. Há também ventilação e apoio das pernas, enquanto os assentos traseiros contam com booster integrado para crianças.

Tanto na frente quanto atrás, um sistema de aquecimento traz ainda mais conforto para os passageiros.

Outro item exclusivo é o Head Up Display, que projeta as principais informações do painel à frente do motorista, além do teto solar panorâmico.

Assistente de estacionamento, que manobra o carro automaticamente em vagas perpendiculares e paralelas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, faróis principais e de neblina com iluminação 100% em LED estão igualmente presentes.

Equipado com rodas de 21 polegadas, o XC90 T8 apresenta um dos melhores sistemas de áudio já desenvolvidos para um automóvel, em parceria com a Bowers & Wilkins.

São 1.400 watts, 19 alto-falantes, incluindo um dos primeiros subwoofers air-ventilated instalados em um carro, e um software de processamento de áudio de última geração que simula, dentre outros ambientes, a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo.

Essa configuração traz, ainda, o Chassi Four-C, com o sistema de suspensão por bolsas de ar. Isso habilita o motorista a ajustar, nos modos de condução, a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso.

A altura da carroceria também pode ser ajustada para funções específicas, como a de carga do porta-malas.

Modelo mais inovador já produzido pela Volvo em sua história, o XC90 oferece o Pilot Assist de segunda geração.

É o único utilitário esporte de luxo vendido no Brasil com tecnologia de auxílio à condução, recurso que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante até 130 km/h.

O sistema atua não somente em situações de tráfego intenso nas grandes cidades, mas também oferece conforto e segurança na condução do veículo em rodovias.

Em qualquer uma dessas condições, são vários os benefícios do equipamento, que auxilia o motorista a manter a velocidade programada, interagindo continuamente com a direção, a aceleração e o freio para centralizar o veículo na faixa.

Assim, o esforço do motorista em deslocamentos longos também pode ser minimizado pelo uso dessa tecnologia.
O Pilot Assist pode ser ativado a qualquer momento pelo motorista e seu pleno funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista.

Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias.

Apesar de não necessitar de um veículo à frente como referência, o assistente de direção faz uso das funcionalidades do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância do carro adiante ou a velocidade configurada.

O motorista deve estar sempre no controle do automóvel, com as mãos no volante, para manter o sistema funcionando. O condutor tem ainda a possibilidade de intervir no Pilot Assist via acelerador, freio e volante, de acordo com sua vontade.

Caso ele queira mudar de faixa, a seta indicadora aborta temporariamente o assistente de direção. O acionamento do Pilot Assist é feito de forma intuitiva, por meio de um botão à esquerda no volante.

O modelo conta ainda com o Volvo On Call – um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto – e o inovador sistema de estacionamento com câmera 360º, que projeta na tela central uma visão aérea completa ao redor do veículo.

Segurança de última geração – A tradição da Volvo e a preocupação com a segurança trazem para o XC90 a mais completa tecnologia para evitar acidentes.

Todos os equipamentos são de série no SUV de luxo, como o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa, que aplica força no volante se o carro está saindo da faixa, enquanto o Sistema de Alerta ao Motorista detecta e avisa motoristas desatentos ou cansados, por meio de um sinal visual e sonoro.

O XC90 é o primeiro carro no mundo com tecnologia que aciona automaticamente os freios caso o motorista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário.

É uma situação comum em cruzamentos nas cidades, bem como em estradas, nas quais os limites de velocidade são maiores. O SUV detecta um potencial choque e freia automaticamente, tanto para evitar a colisão como para reduzir as consequências do acidente.

Um dos principais elementos de prevenção e redução dos impactos sobre os ocupantes é o design dos bancos do XC90, que inaugurou a nova geração do inovador Sistema de Proteção contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS), com dispositivo pré-batida, que previne ferimentos no pescoço.

O XC90 dispõe também da última geração do City Safety, sistema de frenagem automática com funcionamento diurno e noturno. O recurso auxilia o motorista nos casos com risco de colisão no veículo da frente, pedestres, ciclistas e até mesmo animais de grande porte.

O sistema de proteção em saída de estrada (Run Off Road) registra situações em que o carro está prestes a sair da via por distração do motorista ou até mesmo condições de baixa visibilidade.

Essa tecnologia age para reposicionar o veículo de volta à faixa de rolagem esterçando levemente o volante.

Caso não seja possível evitar a saída de estrada por meio da manobra, o XC90 inicia uma série de ações para proteger os ocupantes: pré-tensionamento dos cintos de segurança, preparação do sistema de absorção de impactos na estrutura dos bancos dianteiros e, finalmente, o pedal de freio é destravado no ato da colisão para evitar o impacto nas pernas do motorista.

O XC90 T8 adiciona ao já completo pacote de segurança os alertas de tráfego lateral e de colisão traseira, além do BLIS – alerta de ponto cego.

XC90 T8 Excellence: conforto de primeira classe – A Volvo Cars reuniu em torno do XC90 Excellence a combinação de todas as virtudes reconhecidas do SUV com a sofisticação de uma cabine de primeira classe.

Sintetizando o que há de melhor em termos de design e arte escandinavos, o modelo de quatro lugares traz uma nova perspectiva do luxo.

O interior foi meticulosamente projetado para proporcionar aos passageiros uma atmosfera de tranquilidade e máximo conforto. Seja nos bancos da frente ou relaxando na parte de trás, os assentos individuais são revestidos de couro e com funções de ventilação, aquecimento e massagem (com cinco programas e três velocidades).

Os apoios de cabeça traseiros são maiores, com suportes laterais e espaço ampliado para as pernas. Os apoios para pés são cobertos por tapetes grossos e podem ser facilmente posicionados para os passageiros.

Para maior conveniência, o console central traseiro também dispõe de bandejas dobráveis individuais revestidas de couro. O console traseiro inclui duas taças para champanhe de cristal sueco Orrefors® projetadas especialmente para o modelo, além de um compartimento refrigerado entre os assentos traseiros, que permite fácil acesso às bebidas (duas garrafas de 750 ml) mantidas sempre geladas.

Os ruídos externos são mantidos em um nível mínimo, graças ao isolamento sonoro reforçado, às janelas laterais de vidro laminado e ao divisor com isolamento sonoro entre a cabine e o compartimento de bagagem.

O sistema de climatização de quatro zonas de última geração, com limpadores de ar iônicos, proporciona frescor ao ambiente interno, mesmo enquanto se dirige por áreas poluídas.

O teto panorâmico aumenta a luminosidade e a sensação de espaço. O carpete com nova espessura, o estofamento de couro nos puxadores e quebra-sóis, e forro do teto de tecido nobuck, complementam um ambiente verdadeiramente luxuoso.

Há duas combinações de cores de interior e estofamento. Finalmente, uma tela sensível ao toque controla as funções dos bancos traseiros. Quando não está em uso, ela pode ser ocultada facilmente.

O XC90 T8 chega à rede de concessionárias com os seguintes preços: R$ 456.950 (Inscription) e R$ 519.950 (Excellence).

 

Sobre Equipe Mecânica Online®

Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.