domingo , 30 abril 2017
ACELERANDO
Capa » Engenharia » Renault abre laboratório de inovação aberta em Paris, com foco no futuro da mobilidade
Renault abre laboratório de inovação aberta em Paris, com foco no futuro da mobilidade

Renault abre laboratório de inovação aberta em Paris, com foco no futuro da mobilidade

Localizado no coração de Paris, na Place de la République, em meio a startups e estruturas de pesquisa universitárias, o Laboratório Renault de Inovação Aberta – Le Square permite o trabalho colaborativo entre equipes internas da Renault e parceiros externos.

Laboratório de Inovação Aberta TEM FOCO NO FUTURO da mobilidade – O Laboratório Renault de Inovação Aberta – Le Square tem como foco a exploração de novas formas de trabalhar e o futuro da mobilidade, abrindo as fronteiras da empresa e favorecendo o trabalho colaborativo em torno de novos negócios com players do ecossistema francês.

“A Renault produz carros há mais de 100 anos, mas nosso setor está evoluindo rapidamente. Por isso, devemos inovar permanentemente para manter nossa liderança, trabalhando em torno de novas tecnologias, carros conectados, veículos elétricos, e do futuro da mobilidade, para ter condições de oferecer o melhor serviço possível aos nossos clientes”, declarou Pierrick Cornet, Diretor de Engenharia Avançada da Aliança Renault-Nissan.

O Laboratório Renault de Inovação Aberta – Le Square foi criado para ser um verdadeiro laboratório de experimentações aberto ao ecossistema e próximo das equipes da Renault e da Aliança Renault-Nissan, para facilitar a proliferação de ideias.

Gerenciado em conjunto por equipes internas da Renault e parceiros externos em torno de objetivos comuns, ele permite fortalecer a estratégia de inovação da Renault e da Aliança Renault-Nissan.

Após a abertura de laboratórios de inovação aberta no Vale do Silício e em Telavive, a Renault decidiu abrir a terceira unidade deste tipo na França, pois o país conta com 228 incubadoras de startups e 49 aceleradoras.

Além disso, a região metropolitana de Paris tem mais de 3.000 startups(1), sendo considerada pelos investidores como um local propício para o desenvolvimento de tecnologias  de ponta(2) e ocupando o 4º lugar entre as capitais mundiais mais atrativas para investidores.

A Inovação Aberta na Renault:

A criação de laboratórios de inovação aberta faz parte da cultura e da estratégia de inovação da Aliança Renault-Nissan, permitindo criar oportunidades de inovação por meio de um ecossistema aberto (startups, universidades, investidores) e a economia local (órgãos públicos, clientes, mercado e organizações em geral).

Estes laboratórios reúnem os três pilares da inovação aberta: compartilhamento de conhecimentos (por meio de eventos, conferências, think tanks, meetups), criatividade e métodos de desenvolvimento inovadores (design thinking, Fablab), bem como estratégias de alavancagem da nova economia (como aceleração de startups, trabalho colaborativo e aberto, e uso de plataformas).

Outros Laboratórios de Inovação Aberta da Renault no mundo – Em Israel, o Laboratório de Inovação Aberta de Telavive foi inaugurado em junho de 2016, para fomentar o veículo elétrico e favorecer a criatividade em torno da mobilidade do futuro.

Instalado em plena Porter School of Environmental Studies, uma das universidades de tecnologia mais conceituadas de Telavive, o centro tem como foco o veículo elétrico, serviços de pós-venda e segurança da informação.

Este laboratório de inovação é fruto de parceria entre a Renault, por meio da Aliança Renault-Nissan, e o Instituto para Inovação em Transportes de Telavive.

– Nos Estados Unidos, o Laboratório de Inovação Aberta do Vale do Silício foi inaugurado em 2011, sendo a primeira iniciativa de abertura da inovação no principal ecossistema mundial de startups e das universidades americanas de Stanford e Berkeley.

Este laboratório contribui para a estratégia de Pesquisa da Aliança para a condução autônoma, principalmente para fomentar a Inteligência Artificial, desenvolvendo serviços conectados inovadores e novas estratégias de mobilidade por meio do trabalho colaborativo com startups do Vale do Silício.

Sobre Equipe Mecânica Online®

Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.