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Universidades Federais de PE, MG e FEI-SP poderão representar o Brasil em competição mundial nos EUA

Com o total geral de 858,58 pontos a equipe Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi a campeã da 23ª Competição Baja SAE BRASIL, encerrada no domingo, 12 de março, em São José dos Campos, São Paulo.

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A vice-campeã, com 822,14 pontos, foi a equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A competição de engenharia teve 88 equipes inscritas e foi realizada de 09 a 12 de março, em São José dos Campos,

O terceiro lugar no pódio foi da equipe Mangue Baja 2 (817,35 pontos), também da UFPE, a quarta colocação ficou com a equipe FEI Baja 1 do Centro Universitário da FEI (811,35 pontos), de São Bernardo do Campo (SP), e a quinta com a Car Kará (807,51 pontos), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Com o resultado, equipes das três instituições de ensino – UFPE, UFMG e FEI – poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Kansas, que será realizada de 25 a 28 de maio, em Pittsburgh, Kansas (EUA).

Históricos campeões- A equipe Mangue Baja 1 foi também a primeira no Enduro de Resistência da 23ª Competição Baja SAE BRASIL, prova mais esperada. As equipes da UFPE fazem história na competição.

Alcançaram 1º lugar em 2014, e ainda três vice-campeonatos consecutivos nas provas de 2014, 2015 e 2016.

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A 23ª Competição Baja SAE BRASIL apontou ainda as melhores equipes por provas:

Melhor Equipe Novata
Pato Baja, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco

Equipe Fair Play
Reptiles, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Melhor Espírito de Equipe
Zebu Baja, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

EQUIPE 5S
UFPR BAJA SAE, Universidade Federal do Paraná

Volta Mais Rápida Enduro – Equipe Car-Kará, do Rio Grande do Norte

Relatório de Projeto
1° Equipe FEI BAJA 02
2° Equipe Baja UFMG
3° Equipe Poli Atlas, da Escola Politécnica da USP

Apresentação de Projeto
1° Equipe Baja UFMG
2° Equipe Mangue Baja 1
3° Equipe FEI BAJA 1

Conforto
1° Equipe FEI BAJA 2, da FEI
2° Equipe FEI BAJA 1, da FEI
3° Equipes Car-Kará e CEFAST, do CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)

Slalon
1° Equipe Mack Gear, do Instituto Presbiteriano Mackenzie
2° Equipe Car – Kará
3° Equipe BAJA CATARATAS da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Velocidade Máxima
1° Equipe Car-Kará
2° Equipe Poli Atlas
3° Equipe FEI BAJA 1, da FEI

Aceleração
1°Equipe Car – Kará.
2°Equipe Poli Atlas.
3°Equipe Mangue Baja 2

Tração
1° Equipe Pato Baja
2° Equipe Parahybaja, da Universidade Federal de Campina Grande
3°Equipe UFSC Baja SAE, da Universidade Federal de Santa Catarina

Suspension & Traction
1° Equipe Car – Kará
2° Equipe FEI BAJA 2
3°Equipe EESC USP 1

Enduro
1°Equipe Mangue Baja 1
2° Equipe Cactus Baja, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido
3°Equipe Komiketo, da Universidade Federal de São João del Rei

Melhor Equipe Região Norte – Baja UEA, da Universidade do Estado do Amazonas

Melhor Equipe Região Nordeste – Mangue Baja 1

Melhor Equipe Região Centro-Oeste – Piratas do Cerrado, da Universidade de Brasília

Melhor Equipe Região Sudeste – Baja UFMG

Melhor Equipe Região Sul – USFC BAJA SAE

A 23ª Competição Baja SAE BRASIL teve o comparecimento de 73 das 88 equipes inscritas, que somaram 2,5 mil estudantes de engenharia e professores de universidades representantes das cinco regiões brasileiras.

Além de desenvolver, construir e testar os protótipos de carros off-road, denominados Baja SAE, para a competição, os estudantes são responsáveis pela administração e viabilização econômica do projeto.

O programa – O Baja SAE é o primeiro programa estudantil de capacitação organizado pela SAE BRASIL, e está entre os de maior sucesso.

Nele os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor desenvolvem os veículos com o qual irão competir representando a sua instituição de ensino.

“Nos programas estudantis promovidos pela SAE BRASIL os jovens descobrem como trabalhar em equipe e, dentro das regras do jogo, qualificação que o mercado exigirá mais tarde como profissionais”, analisa Mauro Correia, presidente daSAE BRASIL.

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