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Yamaha comunica recall por problemas no subchicote do interruptor de ignição e no tanque de combustível

A Yamaha Motor da Amazônia Ltda. convocou os proprietários das motos modelos Lander, Fazer 250, Ténéré 250, R3 e MT03 abaixo identificadas, a agendarem junto a uma concessionária da marca a substituição do chicote do interruptor de ignição.
Também foram convocados os proprietários dos modelos R3, R3 ABS, MT03 e MT03 ABS, para substituição do suporte frontal do tanque de combustível.
Identificação das motos envolvidas
Modelo – Fazer 250 ano 2016 a 2017 nº de chassi de 9C6RG2310G0000201 a 9C6RG2310H0015800
Lander 250 ano 2016 a 2017 nº de chassi de 9C6KG0380G0000107 a 9C6KG0380H0007706
Ténéré 250 ano 2016 a 2017 nº de chassi de 9C6KG0570G0000101 a 9C6KG0570H0011900
R3 ano 2016 a 2017 nº de chassi de 9C6RH0910G0000011 a 9C6RH0910H0002540
R3 ABS ano 2016 a 2017 nº de chassi de 9C6RH0920G0000012 a 9C6RH920H0001780
MT03 ano 2016 a 2018 nº de chassi de 9C6RH1110G0000011 a 9C6RH1110J0004020
MT03 ABS ano 2016 a 2018 nº de chassi de 9C6RH1120G0000011 a 9C6RH1120J0002019
Com relação aos modelos acima, a empresa informa que devido a inconformidades identificadas, caso haja infiltração de água no subchicote do interruptor de ignição, poderá ocorrer oxidação do contato dos terminais e possíveis falhas elétricas, com risco do motor desligar durante o uso, podendo causar acidente e lesões aos usuários.
Nos modelos abaixo foi identificado um desvio na posição do furo de fixação do suporte frontal do tanque de combustível que poderá gerar um aumento de tensão no referido componente, podendo causar trinca no tanque e consequente vazamento de combustível, com risco de incêndio e lesões aos usuários.
Modelo R3 ano 2016 a 2017 nº de chassi de 9C6RH0910G0000011 a 9C6RH0910H0002540
Modelo R3 ABS ano 2016 a 2017 nº de chassi de 9C6RH0920G0000012 a 9C6RH0920H0001780
Modelo MT03 ano 2016 a 2018 nº de chassi de 9C6RH1110G0000011 a 9C6RH1110J0004020
Modelo MT03 ABS ano 2016 a 2018 nº de chassi de 9C6RH1120G0000011 a 9C6RH1120J0002019
Para agendamento e mais informações, a Yamaha disponibiliza o telefone 0800 774 3738, no horário comercial e o site www.yamaha-motor.com.br
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
O que diz a lei – O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda.
Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

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