quinta-feira , 19 outubro 2017
ACELERANDO
Capa » Seu Veículo » Motocicletas » Honda SH 150i: praticidade, estilo e economia em duas rodas
Honda SH 150i: praticidade, estilo e economia em duas rodas

Honda SH 150i: praticidade, estilo e economia em duas rodas

Seguindo a tendência mundial de oferecer o máximo em eficiência, praticidade e agilidade com baixos custos durante os deslocamentos urbanos, a Honda inova mais uma vez e lança no mercado brasileiro a nova scooter SH 150i.
O sucesso começou com o lançamento da SH 50 em 1984, na Europa. Desde então a SH, se tornou um dos modelos mais vendidos do mercado, superando a marca de 1.000.000 de unidades comercializadas.

A nova integrante da família SH no Brasil – que já conta com o modelo de 300cm³, chega para oferecer o máximo em conforto e praticidade com total elegância e economia.

Fabricada em Manaus (AM), a nova SH 150i reforça o plano da Honda em oferecer ao mercado propostas acessíveis e diferenciadas de deslocamento dentro de grandes centros urbanos.

Por trás do novo modelo há um projeto moderno com 35 anos de evolução, pensado exclusivamente para os desafios do dia-a-dia.

Com a nova SH 150i, a empresa busca consolidar de vez a liderança na categoria de scooters no país, oferecendo mais uma opção de transporte versátil e baixo custo, com elegância, modernidade e alta tecnologia.

Além da tradição, qualidade e confiabilidade da Honda no desenvolvimento de todos os seus produtos, a SH 150i se destaca por um novo conceito e grandes diferenciais para os clientes mais exigentes como, por exemplo, a tecnologia Idling Stop, que desliga o motor em marcha-lenta por até 3 segundos, religando-o automaticamente quando acelerado; tomada de 12v; rodas de liga leve de 16 polegadas; tecnologia Smart Key e sistema de freios com ABS (antitravamento), entre outros itens. Além disso, possui garantia de três anos, sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões.

Praticidade urbana com design europeu – Sob qualquer ângulo, a nova SH 150i representa o ápice em classe e modernidade. Seu projeto foi desenvolvido de forma a destacar linhas suaves, com traços harmoniosos e elegantes.

A inspiração veio do conceito de design “Mobius Ring”, onde contornos se fundem com formas fluídas, proporcionando leveza, jovialidade e ares contemporâneos ao modelo.

Assim, a dianteira da SH 150i destaca a beleza de seu layout graças à carenagem frontal. Luzes de direção totalmente embutidas, mescladas por faixas de iluminação especial em LED, que ficam acesas permanentemente após o acionamento do motor, ganham destaque de dia ou à noite pela imponência e beleza.

Um pouco mais acima está o farol em LED, nivelado em um conjunto com traços angulados e perfil mais aerodinâmico, que completam seu visual moderno e despojado.

Cada detalhe da Honda SH150i é especial e remete a um toque de classe e beleza ao conjunto. Suas formas são esguias e oferecem soluções inteligentes e muito úteis para quem procura por um veículo versátil e ágil, que agregue praticidade e facilidade na hora de pilotar; mas que, ainda assim, ofereça estilo e um ar clássico no trânsito.

Seu desenho alia beleza e sofisticação em um modelo pensado para jovens executivos que não podem perder tempo e buscam, principalmente, mais dinamismo e liberdade nos grandes centros urbanos.

Mais conforto e itens diferenciais – Uma de suas principais características é o exclusivo assoalho de apoio dos pés totalmente plano, que libera mais a movimentação das pernas durante a pilotagem.

Além de oferecer mais espaço para carregar pequenos volumes,
o vão livre também é uma vantagem na hora de se posicionar no assento, uma vez que a disposição das pernas fica facilitada com um espaço maior.

Outro detalhe de destaque está no posicionamento mais ereto de pilotagem. Essa característica é reforçada pela altura do assento (799mm) e pela boa ergonomia, com o guidão posicionado de forma bastante confortável, independentemente da estatura do piloto.

As rodas em liga leve de 16 polegadas têm desenho moderno e representam uma particularidade presente na linha SH desde seus primeiros modelos lançados na Europa.

Para maior comodidade e como forma de destacar seus atributos urbanos, a Honda SH  150i está equipada com o exclusivo sistema Smart Key.

Além de seu formato em canivete, possui sensor de proximidade que consegue operar a
2 metros de distância da scooter e pode acionar itens como a tampa de combustível e as travas do assento.

Outro diferencial está na exclusiva tomada de 12v dentro de um dos dois porta-objetos disponíveis logo abaixo do guidão. Assim, é possível carregar o celular, utilizar GPS ou mesmo transportar pequenos volumes com total comodidade e proteção.

O modelo conta também com uma alça de fixação para bolsas, pastas de trabalho ou mochilas durante os deslocamentos.

Destaque ainda para o painel de instrumento, equipado com velocímetro central analógico de fácil leitura, além de indicadores de nível de combustível, temperatura da água, e uma tela digital com relógio, hodômetro, além de consumo, parcial e instantâneo.

Estilo e espaço bem dimensionado – Em todo o conjunto da SH 150i fica claro as elegantes linhas de sua silhueta.
Os ares europeus chegam de vez ao Brasil para conquistar novos consumidores que buscam um pouco mais de liberdade e racionalidade no trânsito.

Na traseira, há espaço e boa comodidade, com destaque para as pedaleiras bem dimensionadas e o suporte ergonômico para ao garupa. O assento é largo, em dois níveis e produzido com camada de espuma macia, para maior conforto.

Os apoios de pé são retráteis e, quando não utilizados, se incorporam à estrutura das carenagens laterais de forma harmoniosa, sem sobressaltos. As alças de apoio também têm design exclusivo e refinado e garantem espaço para fixar um bauleto.

Sob o assento há mais espaço graças a um guarda-volumes com capacidade para um capacete fechado. Para completar, assim como na dianteira, todo o conjunto de lanternas e luzes traseiras são em LED, que garantem mais segurança e visibilidade da scooter em condições de baixa iluminação.

Equilíbrio e segurança para o dia a dia – E como classe, estilo e beleza nada representam sem desempenho, neste sentido a SH 150i surpreende mais uma vez.

Seu conjunto ciclístico bem acertado proporciona total comodidade e segurança no uso cotidiano. Sua estrutura garante praticidade em qualquer situação de uso, seja ao estacionar ou mesmo em condições de pilotagem que exijam mais atenção, como em pisos molhados.

O conjunto de freios, tanto dianteira e traseira, conta com disco de 240mm e sistema antitravamento ABS. Essa característica, aliada às rodas de 16 polegadas, resultam em maior controle e segurança, principalmente em situações de piso irregular.

Outras características que também favorecem a pilotagem está no entre eixos curto (1.340mm); peso baixo (129kg) e na distância mínima do solo (146mm).

A tocada e agilidade ficam reforçadas com total controle da pilotagem mesmo quando conduzida por pilotos com menor experiência.

Sua estrutura foi dimensionada com chassi rígido do tipo Underbone e estrutura em aço, que garante equilíbrio e leveza ao rodar.

Foi desenvolvido para garantir que a maior parte do peso do conjunto fique centrada na parte de baixo da scooter, de forma a privilegiar a estabilidade e o centro de gravidade do modelo.

A suspensão dianteira é do tipo garfo telescópico, com curso de 100mm.

Na traseira, possui sistema com dois amortecedores que permitem até cinco regulagens na pré-carga da mola, com curso de 95mm, para maior suavidade e conforto na pilotagem.

Os pneus são do tipo 100/80 16M/C 50P (dianteiro)
e 120/80R 16M/C 60P (traseiro).

Até para estacionar a nova SH 150i mostra vantagens. Suas dimensões reduzidas permitem que qualquer espaço se transforme em uma ótima opção de vaga.

O assoalho plano é também um benefício neste sentido, uma vez que não exige maiores esforços ao entrar ou sair da posição de pilotagem na scooter.

Basta ao piloto uma leve inclinação lateral do corpo para já poder apoiar os dois pés juntos ao assoalho, sem qualquer esforço. Um cavalete central dotado também de apoio lateral traz maior conforto de escolha ao estacionar o modelo.

Economia e agilidade no trânsito – Uma das características de maior destaque da linha SH é sua capacidade em ser ágil e, mesmo assim, extremamente prática no uso para a cidade.

Com uma concepção mecânica muito bem trabalhada pela Honda, a SH 150i é também extremamente silenciosa e econômica.

Todas essas características aliadas ao seu design único respondem por seu incrível sucesso na Europa, considerado hoje o maior mercado para a categoria scooter. E credenciais é o que realmente não faltam para a SH 150i repetir o sucesso no Brasil.

Seu conjunto mecânico está equipado com um propulsor monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft) de 149,3cm³, 4 tempos, com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection) e arrefecimento a líquido.

A potência máxima de 14,7 cv a 7.750 rpm e o torque máximo de 1,40 kgf.m a 6.250 rpm garantem boas respostas no acelerador. O modelo já está em total acordo com as normas estabelecidas pelo Promot 4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

Para maior conforto e comodidade a transmissão é automática do tipo CVT, que não exige trocas de marchas e facilita a pilotagem.

Mas um dos grandes destaques do SH 150i é o sistema Idling Stop, que desliga o motor automaticamente em situações que seu uso não é necessário, como paradas de semáforo, por exemplo.

Para ligá-lo novamente, basta qualquer movimento mínimo de “acelerar” a manopla do guidão que a central eletrônica se encarrega em acionar a combustão novamente de forma automática e sem qualquer atraso.

O resultado de toda essa tecnologia está na economia de combustível e na pilotagem mais prazerosa.
Disponível em versão única com freio ABS, à nova SH 150i estará à venda na segunda quinzena de Abril em toda a rede de concessionárias Honda, nas cores azul escuro perolizado, prata fosco e azul claro perolizado O preço público sugerido é de R$ 12.450,00 com base no Estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro.

A garantia do modelo é de três anos, sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões.

Linha SH: sucesso há 33 anos na Europa – Na evolução histórica das motocicletas e scooters comercializadas em todo o mundo nas últimas décadas, poucas são aquelas que se destacam como verdadeiros cases de mercado.

E se existe uma palavra que defina bem a história da família Honda SH na Europa, esta palavra é fenômeno.

Com mais de 1 milhão de modelos vendidos no Velho Continente desde a apresentação da primeira integrante, a SH 50, em 1984, a linha SH representou um verdadeiro marco para a indústria de duas rodas.

Em uma época em que o caos e lentidão no trânsito das grandes cidades eram apenas uma hipótese longínqua, a Honda já antevia esse fenômeno ao apresentar uma nova proposta de mobilidade de olho no futuro.

As iniciais de seu nome “SH”, diga-se, vêm de seu principal conceito: “Small Honda”.

Com a ideia de oferecer um modelo pequeno e fácil de pilotar, a linha SH caiu na preferência de consumidores europeus que passaram a trocar o carro pela praticidade, agilidade e economia da “pequena Honda” em trajetos urbanos.

O sucesso foi tanto que não demorou muito para versões com motorizações maiores fossem lançadas, com destaque para a linha de 75, 80, 100, 125, 150 e 300 cm³. E apesar de toda essa evolução ao longo dos anos, seu estilo pouco foi alterado.

Suas principais características, como a harmonia do desenho, assoalho plano (flat floor), rodas de 16 polegadas e conforto, sempre estiveram presentes desde o lançamento da primeira SH, em 1984.

Atualmente a Europa é um dos maiores mercados para a Honda no segmento de scooters. Desde 2013, as versões SH 300, SH 150 e SH 125 lideram as três primeiras posições de vendas na Itália.

É de lá, inclusive, mais precisamente em Atessa, na província de Chieti, região central do país, onde são fabricados alguns dos modelos que abastecem mercados que importam a família Honda SH.

Agora, um ano anos após a chegada da SH 300i ao Brasil, em 2016, a SH 150i traz não apenas todos os benefícios de uma família de sucesso em todo o mundo, mas também um pouco da atmosfera europeia para o consumidor brasileiro.
O conceito de mobilidade ganha novos patamares e desembarca por aqui com a missão de oferecer toda sua tradição, com o máximo de estilo, conforto e elegância para os deslocamentos urbanos.

 

Sobre Equipe Mecânica Online®

Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.