sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

AEA debate evolução tecnológica e aplicabilidade de propulsões alternativas

A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva promove no próximo dia 27 mais uma edição do Seminário de Propulsões Alternativas, desta vez, com a temática “Aplicações Atuais e Futuras das Novas Propulsões”.

- Publicidade -

O evento será realizado no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Paulo (SP), e tem como objetivo apresentar experiências da implementação de tecnologias alternativas de propulsores no mercado automotivo e aplicações de veículos híbridos e elétricos, programas públicos e serviços que incentivem a utilização de veículos dotados destas tecnologias, além de iniciativas na geração de combustível alternativo.

Para a entidade, o compartilhamento de todo o conhecimento e a troca de informações favorecem a interação das tecnologias com a sociedade e implementá-las no mercado brasileiro exige esforço e pioneirismo de todos os envolvidos e conhecimento técnico, entendimento do mercado e dos usuários finais.

- Publicidade -

O Seminário de Propulsões Alternativas é destinado a especialistas do setor e representantes de órgãos governamentais, fabricantes de veículos automotores, autopeças, acadêmicos e estudantes em geral.

A programação foi avaliada e discutida pela comissão organizadora composta por Gustavo Noronha e Sylvia Talita Ferreira, ambos da Toyota, Rodrigo Koji, da Nissan, Gabriel Murgel Brancoe Ricardo Takahira.

Dentro do contexto “Aplicações”, quatro palestras serão ministradas por especialistas renomados, entre elas, E-bio Fuel Cell, por Ricardo Abe, da Nissan; Fortaleza Car Sharing, a ser promovida por Angelo Leite, da Serttel; e Híbridos e Elétricos, por Elmar Hockgeiger, diretor de Engenharia da BMW, além da apresentação “Programa Paulista de Biogás (Uso veicular)”.

- Publicidade -

“No conteúdo a ser compartilhado, a experiência sempre foi um fator chave na implementação de conceitos automotivos inovadores. E nos híbridos plug-in da BMW, esta influência tem sido particularmente valiosa. O sistema de acionamento consiste em um motor de combustão eficiente e um poderoso motor elétrico que combinam as qualidades típicas da BMW com as vantagens da condução elétrica e se beneficiam diretamente com a experiência dos engenheiros da BMW”, comenta Hockgeiger.

No bloco sobre “Infraestrutura”, palestras como “Células a Combustível – Aplicações com etanol e gás natural”, por Daniel de Florio, da UFABC; “Experiência da Itaipu com Eletromobilidade”, a ser ministrada por Marcio Massakiti, da Itaipu Binacional, e “Retomada do Programa Eco Frotas”, por Sergio Avelleda, da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, já estão confirmadas.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança