quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Estudantes brasileiros se preparam para competição Baja SAE Kansas, nos EUA

Estudantes de engenharia das universidades federais de Pernambuco e Minas Gerais, e do Centro Universitário da FEI, de São Paulo, preparam seus carros off road para a Baja SAE Kansas 2017, que será realizada pela SAE International de 25 a 28 de maio em Pittsburg, no Kansas (EUA).

Na competição os brasileiros formarão o TIME BRASIL e enfrentarão quatro dias de provas, que serão disputadas por 110 equipes representantes de mais cinco países – EUA, Canadá, Índia, México e África do Sul.

A classificação obtida na 23ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS (9 a 12 de março, São José dos Campos-SP), de âmbito nacional, foi o que garantiu a vaga das equipes brasileiras na competição norte-americana.

A equipe Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi a campeã da 23ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, enquanto a vice-campeã foi a equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O terceiro lugar no pódio ficou com a equipe Mangue Baja 2, também da UFPE, e a quarta colocação ficou com a equipe FEI Baja 1 do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo (SP).

Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg.

Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

História – O projeto Baja SAE foi criado em 1976 na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, onde a primeira competição ocorreu.

No Brasil foi lançado em 1994, ano em que a SAE BRASIL realizou a primeira prova em âmbito nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, em São Paulo.

Dois anos depois, em 1996, a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até 2002.

A partir de 2003 a competição passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo, até 2016, quando começou a ser realizada em São José dos Campos (SP).

Desde 1997 a SAE BRASIL, por meio de suas Seções Regionais, realiza ainda etapas regionais do Baja, em vários Estados brasileiros como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que levam muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn