quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Grupo PSA e a nuTonomy assinam uma parceria estratégica para testar veículos totalmente autônomos

A nuTonomy, importante desenvolvedora de softwares de condução autônoma de alta tecnologia, e o Grupo PSA anunciaram hoje a assinatura de uma parceria estratégica.

- Publicidade -

A nuTonomy será responsável pela implantação do seu sistema nos novos SUV Peugeot 3008, visando testar os veículos autônomos em estradas abertas de Singapura.

O novo SUV Peugeot 3008 foi recentemente eleito o “Carro do Ano 2017” na Europa.

- Publicidade -

Durante a fase inicial da parceria, a nuTonomy instalará o seu software, assim como sensores dedicados e plataformas de cálculo nos Peugeot 3008 previamente preparados pelas equipes de Inovação do Grupo PSA.

A nuTonomy prevê uma integração completa de seu sistema de veículo autônomo (VA) até meados do ano e os testes de condução autônoma devem ter início em Singapura no mês de setembro.

Para ambas as empresas a integração do sistema de VA ao veículo constitui uma etapa decisiva para o desenvolvimento em grande escala dos carros autônomos.

- Publicidade -

Esta parceria possibilitará a análise da eficiência do sistema VA, assim como da experiência pelo cliente de um serviço de mobilidade autônomo mediante solicitação em meio urbano.

Esta colaboração reforça a ambição do Grupo PSA de se tornar o fornecedor de mobilidade favorito dos seus clientes no mundo todo, tal como estabelecido em seu plano estratégico “Push to Pass” divulgado em abril de 2016. Incluída no programa AVA (“Autonomous Vehicle for All”) do Grupo PSA, a parceria pretende propor soluções de mobilidade completamente autônomas mediante solicitação.

Anne Laliron, Diretora do Business Lab do Grupo PSA, declarou na ocasião: “Esta colaboração constitui uma etapa significativa rumo aos veículos totalmente autônomos, o que nos permitirá oferecer diferentes soluções de mobilidade a nossos clientes. Estamos felizes de trabalhar com as equipes da nuTonomy, isto torna a chegada do veículo autônomo cada vez mais concreta. ”

Karl Iagnemma, PDG e cofundador da nuTonomy, acrescentou: “Acreditamos que nossa colaboração com o Grupo PSA nos aproximará de nosso objetivo de desenvolver um serviço de transporte de mobilidade mediante solicitação e totalmente autônomo, seguro e eficiente, em meio urbano. Aguardamos ansiosamente futuras oportunidades de colaboração com a PSA.”

Após a fase inicial, ambas as sociedades pretendem ampliar os testes de carros autônomos em estradas abertas de outras cidades do mundo.

O Business Lab e as equipes de Inovação do Grupo PSA lançam esta colaboração com o objetivo de identificar e avaliar novas oportunidades, especialmente na área digital e da mobilidade.

A nuTonomy já realizou diversos testes públicos de um serviço de mobilidade sob solicitação com carros autônomos em Singapura desde agosto de 2016.

A parceria com o Grupo PSA amplia a frota de testes da nuTonomy em circulação no bairro “One-north” em Singapura, local de teste implantado com o consentimento do LTA (“Land Transport Authority” de Singapura).

Singapura apoia ativamente o desenvolvimento de novas soluções de mobilidade, tendo em conta que a capital pretende acolher uma população crescente ao mesmo tempo em que maximiza uma utilização eficiente de suas infraestruturas.

Os fundadores da nuTonomy e o LTA são parceiros desde 2010 na área de pesquisa e desenvolvimento de serviços comerciais para o veículo autônomo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança