sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Ex-piloto de F-1 aborda a influência de materiais aplicados aos veículos nas corridas

Luciano Burti, ex-piloto de Fórmula 1, participará do 10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, que também reunirá representantes de montadoras, sistemistas e usinas no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, nos dias 6 e 7 de junho.

Na apresentação, Burti narrará passagens de sua carreira no automobilismo, com destaque para a influência de materiais aplicados aos veículos nos resultados de suas corridas.

“Vou falar sobre os diferenciais que a Ferrari utilizava para ter vantagem de milésimos de segundo, que somados fazem uma grande diferença”, exemplifica.

Burti abordará ainda a contribuição dos materiais para a sua segurança. “Falarei, inclusive, sobre como os compósitos salvaram a minha vida no acidente que aconteceu no GP da Bélgica de Fórmula 1, com batida a 270 km/h”, recorda.

Piloto brasileiro, Luciano Burti iniciou a carreira no kart em 1991 e chegou à Fórmula 1 em 2000. Burti correu pela equipe Jaguar em 2000 e pela Prost GP em 2001.

Nesta segunda temporada, sofreu grave acidente no GP da Bélgica, o que encerrou a sua posição de piloto oficial de F-1.

Mesmo assim, contratado pela equipe Ferrari, foi o piloto de teste na conquista dos títulos de pilotos e construtores em 2002, 2003 e 2004. No ano seguinte, retornou ao Brasil para competir na Stock Car, categoria à qual pertence até hoje.

PROGRAMAÇÃO

DIA 6 DE JUNHO

8h – Abertura com Marco Colosio, gerente de Engenharia do Produto da General Motors do Brasil e chairperson do 10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade.

8h30 – Minicurso “Como Reduzir os Custos e Aumentar a Produtividade da Soldagem na Indústria Automotiva”, com Ronaldo Cardoso Junior, gerente de Produto da ESAB.

PAINEL 1 – “AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS DOS MATERIAIS FERROSOS NO SETOR AUTOMOTIVO”

8h30 – Palestra “Soluções para Aumento de Tenacidade em Componentes Automotivos”, com Tâmisa Eleutério Silva, Pesquisa e Desenvolvimento da Gerdau.

8h55 – Palestra “Evolução da Utilização do Aço Inoxidável no Segmento Automotivo”, com Caio Pisano, engenheiro de Aplicação da Aperam.

9h20 – Palestra “Soluções para o Segmento Automotivo”, com Alexandre Bellegard Farina e Suzana Brandini Gonçalves da Silva, ambos da Villares Metals.

9h45 – Debate moderado por Mauro Paraíso, gerente de Materiais Metálicos da Mercedes-Benz.

PAINEL 2 – “AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS DOS NÃO FERROSOS NO SETOR AUTOMOTIVO”

10h35 – Palestra “Alumínio de Alta Resistência para Componentes Automotivos Estruturais”, com Carolina Hattori, engenheira sênior da CBA.

11h – Palestra “A Evolução dos Carros e a Reparação Automotiva”, com Alessandro Rubio, coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI BRASIL).

11h50 – Debate moderado por Fabiano Urso, da Associação Brasileira de Alumínio (ABAL).

13h30 – Minicurso “Estampabilidade dos Aços Inoxidáveis”, com Caio Pisano, engenheiro de Aplicação da Aperam.

PAINEL 3 – “AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS DOS MATERIAIS COMPÓSITOS”

13h20 – Palestra “Abordagem sobre Aplicações dos Materiais Compósitos no Automobilismo e Importância sob Aspectos de Desempenho e Segurança”, com Luciano Burti, ex-piloto de Fórmula 1.

14h – Palestra “Avanço dos Processos de Fabricação de Peças em Compósito para o Segmento Automotivo”, com Claudio Stek, diretor de P&D da Owens Corning.

14h20 – Palestra “Recursos para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para a Indústria da Mobilidade”, com José Maria Fernandes Marlet, pesquisador sênior do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

14h40 – Sessão de pôsteres.

PAINEL 4 – “ENGENHARIAS DE SUPERFÍCIE & PRODUTO – MATERIAIS AVANÇADOS”

15h25 – Palestra “Compromisso com a Segurança Veicular”, com Plínio Cabral Junior, diretor de Engenharia Elétrica da General Motors do Brasil e diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.

15h35 – Palestra “Novas Barras de Impacto em PHS com Melhorias do Comportamento em Flexão e Redução de Fragilidade por Hidrogênio”, com Rafael Agnelli, consultor em Metalurgia da CBMM.

16h – Palestra “Painéis Externos Automotivos Manufaturados com Aços de Alta Resistência da Classe Dual Phase”, com Alexandre Cortez, especialista em Desenvolvimento de Projetos Automotivos da ArcelorMittal.

16h25 – Palestra “União Dissimilar entre Ferro – Fundido e Aço via SFW”, com Eduardo Bertoni da Fonseca, engenheiro de Suporte em Projetos Industriais da LNNano.

16h50 – Debate moderado por Emir Debastiani, engenheiro de Aplicação da Dow Cornings.

17h – Encerramento com Plínio Cabral Junior, diretor de Engenharia Elétrica da General Motors do Brasil e diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.

DIA 7 DE JUNHO

8h – Abertura com Roberto Garabosky, gerente de Programa da Ford.

8h30 – Minicurso “Compósitos”

PAINEL 5 – “APLICAÇÕES DE MATERIAIS NA MOBILIDADE”

8h30 – Palestra “Aplicação de Inoxidável em Chassis Automotível”, com Jesse Paegle, Desenvolvimento de Negócios Automotivos Globais da Aperam Europe.

8h55 – Palestra “Soldagem de Aços de Alta Resistência na Indústria Automotiva”, com Peter Flikweert Eult, da ESAB.

9h20 – Palestra “Soldagem em Alumínio para Juntas Automotivas”, com Omar Abou Samra Filho, gerente industrial da Böhler.

9h45 – Debate moderado por José Castillo, consultor e professor de Engenharia de Materiais e Soldagem da Fundação Santo André.

10h – Sessão de pôsteres.

PAINEL 6 – “TÉCNICAS DE JUNÇÃO NA MOBILIDADE”

11h – Palestra “Gases para Soldagem MIG Brazing”, com Fernando Machado, coordenador de Domínio A&F da Air Liquide Brasil.

11h30 – Palestra “Redução de Tempo e Dinheiro com Simulação de Soldagem por Resistência”, com Ronald Lesley Plaut, da Huys Industries.

11h55 – Palestra “União Mecânica de Materiais Dissimilares UHSS e Alumínio”, com Vanderlei Bastos, da Tox.

12h20 – Debate moderado por Zoraide Morais, da Lincoln Electric.

12h40 – Encerramento com Plinio Cabral Jr, diretor de Engenharia Elétrica da General Motors do Brasil e diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.

10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade
Data: 6 e 7 de junho de 2017, a partir das 8h
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – avenida Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo/ SP

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn