quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

CBA apresenta tendências em alumínio para o mercado automotivo

O alumínio de alta resistência possui grande flexibilidade aliada à alta capacidade de absorção de impacto, características fundamentais na indústria automotiva.

O material será o foco da palestra de Carolina Hattori, consultora de Desenvolvimento de Mercado & Inovação da Companhia Brasileira do Alumínio (CBA), do grupo Votorantim, durante o 10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, que reunirá nos dias 6 e 7 de junho representantes de montadoras, sistemistas e usinas no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.

Carolina apresentará as tendências no uso do alumínio extrudado de alta resistência para componentes estruturais de veículos leves, como cross car beam (suporte do volante), barra de proteção da porta e barra de proteção de pedestre, além de alguns componentes de eixo e suspensão.

“Este material dispensa os altos investimentos necessários em ferramentas de estampagem de aço, o que proporciona menor complexidade de processo e menor time to market”, explica.

Carolina Hattori é doutoranda em Engenharia pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo (IPEN – USP), além de ser mestre e graduada em Engenharia de Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Há cinco anos atua na Companhia Brasileira do Alumínio (CBA) como consultora de Desenvolvimento de Mercado & Inovação, com foco em aplicações no setor automotivo. Possui também cinco anos de experiência na indústria siderúrgica.

PROGRAMAÇÃO

DIA 6 DE JUNHO

8h – ABERTURA com Marco Colosio, gerente de Engenharia do Produto da General Motors do Brasil e chairperson do 10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade.

8h30 – MINICURSO “Como Reduzir os Custos e Aumentar a Produtividade da Soldagem na Indústria Automotiva”, com Ronaldo Cardoso Junior, gerente de Produto da ESAB.

PAINEL 1 – “AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS DOS MATERIAIS FERROSOS NO SETOR AUTOMOTIVO”

8h30 – Palestra “Soluções para Aumento de Tenacidade em Componentes Automotivos”, com Tâmisa Eleutério Silva, Pesquisa e Desenvolvimento da Gerdau.

8h55 – Palestra “Evolução da Utilização do Aço Inoxidável no Segmento Automotivo”, com Caio Pisano, engenheiro de Aplicação da Aperam.

9h20 – Palestra “Soluções para o Segmento Automotivo”, com Alexandre Bellegard Farina e Suzana Brandini Gonçalves da Silva, ambos da Villares Metals.

9h45 – Debate moderado por Mauro Paraíso, gerente de Materiais Metálicos da Mercedes-Benz.

PAINEL 2 – “AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS DOS NÃO FERROSOS NO SETOR AUTOMOTIVO”

10h35 – Palestra “Alumínio de Alta Resistência para Componentes Automotivos Estruturais”, com Carolina Hattori, consultora de Desenvolvimento de Mercado & Inovação da Companhia Brasileira do Alumínio (CBA).

11h – Palestra “A Evolução dos Carros e a Reparação Automotiva”, com Alessandro Rubio, coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI BRASIL).

11h25 – Palestra “Inovação em Laminados de Alumínio para Indústria Automotiva”, com Alexandre Sartori, engenheiro de Desenvolvimento de Produto Especializado da Novelis do Brasil.

11h50 – Debate moderado por Fabiano Urso, da Associação Brasileira de Alumínio (ABAL).

13h30 – MINICURSO “Estampabilidade dos Aços Inoxidáveis”, com Caio Pisano, engenheiro de Aplicação da Aperam.

PAINEL 3 – “AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS DOS MATERIAIS COMPÓSITOS”

13h20 – Palestra “Abordagem sobre Aplicações dos Materiais Compósitos no Automobilismo e Importância sob Aspectos de Desempenho e Segurança”, com Luciano Burti, ex-piloto de Fórmula 1.

14h – Palestra “Avanço dos Processos de Fabricação de Peças em Compósito para o Segmento Automotivo”, com Claudio Stek, diretor de P&D da Owens Corning.

14h20 – Palestra “Recursos para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para a Indústria da Mobilidade”, com José Maria Fernandes Marlet, pesquisador sênior do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

14h40 – Sessão de pôsteres.

PAINEL 4 – “ENGENHARIAS DE SUPERFÍCIE & PRODUTO – MATERIAIS AVANÇADOS”

15h25 – Palestra “Compromisso com a Segurança Veicular”, com Plínio Cabral Junior, diretor Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL e diretor de Engenharia Elétrica da General Motors do Brasil.

15h35 – Palestra “Novas Barras de Impacto em PHS com Melhorias do Comportamento em Flexão e Redução de Fragilidade por Hidrogênio”, com Rafael Agnelli, consultor em Metalurgia da CBMM.

16h – Palestra “Painéis Externos Automotivos Manufaturados com Aços de Alta Resistência da Classe Dual Phase”, com Alexandre Cortez, especialista em Desenvolvimento de Projetos Automotivos da ArcelorMittal.

16h25 – Palestra “União Dissimilar entre Ferro – Fundido e Aço via SFW”, com Eduardo Bertoni da Fonseca, engenheiro de Suporte em Projetos Industriais da LNNano. Debate moderado por Emir Debastiani, engenheiro de Aplicação da Dow Cornings.

16h45 – ENCERRAMENTO com Plínio Cabral Junior, diretor de Engenharia Elétrica da General Motors do Brasil e diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.

DIA 7 DE JUNHO

8h – ABERTURA com Roberto Garabosky, gerente de Programa da Ford.

8h30 – MINICURSO “Compósitos”

PAINEL 5 – “APLICAÇÕES DE MATERIAIS NA MOBILIDADE”

8h30 – Palestra “Aplicação de Inoxidável em Chassis Automotível”, com Jesse Paegle, Desenvolvimento de Negócios Automotivos Globais da Aperam Europe.

8h55 – Palestra “Soldagem de Aços de Alta Resistência na Indústria Automotiva”, com Peter Flikweert Eult, da ESAB.

9h20 – Palestra “Soldagem em Alumínio para Juntas Automotivas”, com Omar Abou Samra Filho, gerente industrial da Böhler.

9h45 – Debate moderado por José Castillo, consultor e professor de Engenharia de Materiais e Soldagem da Fundação Santo André.

10h – Sessão de pôsteres.

PAINEL 6 – “TÉCNICAS DE JUNÇÃO NA MOBILIDADE”

11h – Palestra “Gases para Soldagem MIG Brazing”, com Fernando Machado, coordenador de Domínio A&F da Air Liquide Brasil.

11h30 – Palestra “Redução de Tempo e Dinheiro com Simulação de Soldagem por Resistência”, com Ronald Lesley Plaut, da Huys Industries.

11h55 – Palestra “União Mecânica de Materiais Dissimilares UHSS e Alumínio”, com Vanderlei Bastos, da Tox.

12h20 – Debate moderado por Zoraide Morais, da Lincoln Electric.

12h40 – ENCERRAMENTO com Plinio Cabral Jr, diretor de Engenharia Elétrica da General Motors do Brasil e diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.

10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade
Data: 6 e 7 de junho de 2017, a partir das 8h
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – avenida Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo/ SP

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn