Toyota aumenta produção da Hilux e SW4 na Argentina

A Toyota anuncia a expansão de 30% no volume de produção dos modelos Hilux e SW4, o que representa um incremento na ordem de 34.000 unidades a mais por ano, em sua planta localizada na cidade de Zárate, na Argentina, até o final de 2017.

O aumento irá proporcionar a abertura de 300 novos empregos naquela unidade.

Com a ampliação da produção, a marca também planeja elevar o volume das exportações em 50%, sendo 70% direcionado para 21 países na região da América Latina e Caribe.

A fábrica da Toyota em Zárate produz, atualmente, cerca de 97.000 veículos por ano, com 77.000 picapes Hilux e 20.000 SUVs SW4.

Com a expansão na linha de produção dos modelos, a capacidade daquela unidade deve chegar a algo perto de 131.000 unidades/ano, em dois turnos de trabalho.

A fábrica ainda tem o potencial para atingir 140.000 unidades/ano, em sua capacidade plena. Atualmente, cerca de 5.000 colaboradores atuam nesta fábrica.

“Estou muito feliz porque, hoje, um sonho torna-se realidade, devido à boa cooperação do Governo argentino, sindicatos, fornecedores, concessionários e todo o time da Toyota, que trabalharam juntos, como uma família”, declara Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil e Argentina.

“Esta é uma ótima notícia e representa outro passo fundamental no posicionamento da Toyota na Argentina e na região da América Latina como base de exportação dos modelos Hilux e SW4”, complementa.

O anúncio foi feito durante encontro no Japão entre o presidente argentino, Mauricio Macri, e o Chairman da Toyota Motor Corporation, Takeshi Uchiyamada.

O aporte realizado para esta nova etapa é o mais recente de uma série de investimentos feitos pela marca na região e que totaliza mais de R$ 2 bilhões nos últimos cinco anos.

Em 2002, a Toyota iniciou o plano para expandir sua operação na Argentina, quando a empresa anunciou investimentos a fim de tornar a planta de Zárate referência em produção e exportação de veículos comerciais leves.

A estratégia foi consolidada em 2005, com o lançamento do projeto que deu origem à produção local da picape média Hilux e do SUV médio SW4, revolucionando o mercado argentino.

Desde 1997, a fabricante produziu mais de um milhão de unidades.

 

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