sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Volkswagen mostra conceitos e celebra esportividade em encontro de GTI

Começa nesta quarta-feira 24 o encontro anual de GTI no Lago Wörthersee, na Áustria, o maior do gênero no mundo – até o sábado 27, cerca de 200 mil fãs da mítica sigla visitarão a exposição ao ar livre.

- Publicidade -

A Volkswagen participará oficialmente com várias surpresas. Entre elas, a estreia mundial do up! GTI, conceito de 115 cv que presta homenagem ao Golf GTI original de 1976.

Outra estreia mundial em Wörthersee é o Golf GTE Performance Concept. O híbrido tipo plug-in desenvolve potência de 272 cv (em vez dos 204 cv do modelo de produção). O torque é de 450 Nm (45,9 kgfm), ante os 350 Nm (35,7 kgfm) originais.

- Publicidade -

O novo up! GTI – externa e internamente similar em tamanho com o GTI original – ampliará a gama de produtos Volkswagen com essa sigla a partir do início de 2018, na Europa.

Equipado com motor TSI de 200 Nm (20,4 kgfm) de torque, pesa apenas 997 kg e é capaz de atingir 197 km/h de velocidade máxima, acelerando de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos.

Em seu exterior o up! pode ser identificado pelos símbolos GTI – na dianteira, a faixa vermelha na grade do radiador; sobre ela, a sigla GTI. Nas laterais, as faixas duplas remetem ao GTI original.

- Publicidade -

As rodas são de 17 polegadas. A suspensão foi rebaixada em 15 mm (em relação ao up! “normal”).

Na traseira, há uma faixa vermelha e o defletor. No interior, há volante esportivo, pomo da alavanca de câmbio “GTI” e o lendário revestimento “Clark” dos bancos.

Com o Golf GTE Performance Concept a Volkswagen mostra uma possível evolução para o híbrido, capaz de rodar até 50 km em modo totalmente elétrico.

Externamente, o modelo é pintado na cor branca, trazendo detalhes como o teto e retrovisores na cor preta e elementos azuis nas laterais, além de defletores no para-choque dianteiro em preto brilhante e rodas de 19 polegadas.

Para acompanhar o acréscimo de potência, a Volkswagen o equipou com discos de freio perfurados de 17 polegadas.

Na traseira, fora adotadas novas saídas de escapamento, difusores e o defletor de teto do lendário Golf GTI Clubsport.

No interior, há detalhes exclusivos como bancos esportivos revestidos de couro e volante multifuncional revestido de “Alcântara”, com marcação de “12 horas” (que indica a posição centralizada) em azul.

Outro GTI também será destaque em Wörthersee: o Golf GTI First Decade (Primeira Década), 10º carro criado e preparado pelos aprendizes da Volkswagen a participar da mostra.

O Golf GTI First Decade foi criado em aproximadamente nove meses com base nas ideias de aprendizes de seis áreas.

O Golf GTI First Decade combina motor de 410 cv, cuja potência é entregue nas rodas dianteiras, a um motor elétrico de 48 Volts que desenvolve 12 kW, entregues nas rodas traseiras.

Os sistemas podem ser utilizados separadamente ou de forma combinada, quando necessário.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança