quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Dia da Mobilidade Elétrica reúne 127 veículos em prol dos benefícios da energia limpa

O Dia da Mobilidade Elétrica, comemorado em 27 de maio em São Paulo (SP), foi um grande sucesso.

Além da presença de grandes montadoras e autoridades estaduais e municipais, o comboio de híbridos e elétricos dos mais variados segmentos reuniu 127 veículos, entre motos, bicicletas, skates, carros de logística, leves e pesados.

Com isso, cerca de 500 pessoas seguiram o trajeto entre as praças Amadeu Amaral (R. Treze de Maio) e Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, cruzando toda a Av. Paulista.

A iniciativa teve como objetivo chamar a atenção aos benefícios ambientais, sociais e econômicos que uma frota limpa, eficiente e silenciosa traz aos grandes centros urbanos.

Em sua segunda edição, a mobilização levou às ruas as bandeiras verdes e sustentáveis ao trânsito de São Paulo.

“Chamar a população para fazer parte de um evento como esse e focar nos gargalos de grandes metrópoles, como a emissão excessiva de gases de efeito estufa, poluição sonora, alto custo do combustível, entre outros, é de crucial importância. E nisso, fomos bem sucedidos nessa edição”, comenta Ricardo Guggisberg, presidente da ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico, que esteve à frente do evento.

Salão do Veículo Elétrico – A movimentação em torno do tema, porém, não para por aí.

Entre os dias 21 e 23 de setembro, acontece no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (SP), a 13ª edição do Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias.

O evento irá apresentar novas soluções e inovações ao público, convidando a população a se familiarizar com o tema e, assim fomentar o debate acerca das necessidades de evolução da infraestrutura e tecnologia no País, tornando os veículos movidos a energia limpa uma realidade para todos.

Com foco no futuro da mobilidade urbana por meio da utilização de eletricidade, o evento deve contar com mais de 50 estandes, divididos em veículos pesados, leves e levíssimos, além de componentes e infraestrutura, com foco em Smart City.

O Salão será aberto pelo Congresso “Empreendedorismo, Design e Inovação em mobilidade a favor do clima”, que terá como objetivo debater as tendências mundiais com relação à Mobilidade Elétrica, em vista o cenário internacional 2020-2035, período no qual diversos países se comprometeram a eletrificar suas frotas, tendo em vista as metas de redução da emissão de gases de efeito estufa.

A missão do evento levantar uma série de pautas que envolvem a capacidade de desenvolvimento tecnológico, a melhoria da infraestrutura no País, e o apoio a licitações voltadas a melhoria do transporte público, sempre destacando os inúmeros benefícios que uma frota híbrida e elétrica proporciona à população e às cidades.

O evento também será palco do 2º Encontro de Empreendedores da Eletromobilidade (2º EEE), que, sob o tema “A nova gestão pública para Cidades Inteligentes: a transição da cidade convencional para a cidade digital”, reunirá tomadores de decisão (especialmente prefeitos e secretários municipais) e fornecedores de produtos e serviços (expositores) destinados à mobilidade sustentável, para o debate sobre como o transporte se insere no conceito de Smart Cities.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn