sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

MAN Latin America acelera fabricação de protótipos com tecnologia a laser

A fabricação de veículos protótipos da Volkswagen Caminhões e Ônibus teve um salto em produtividade graças à adoção da tecnologia a laser nos últimos anos.

- Publicidade -

O avanço deve-se à aquisição de um equipamento de ponta para o corte de chapas, que além de aumentar ainda mais a precisão, acelerou a produção nessa etapa dos projetos em desenvolvimento.

Ao longo de três anos, quase 200 mil peças estampadas foram manipuladas com a nova máquina a laser, com um ganho de 60% na produtividade dessa atividade.

- Publicidade -

Num mês com 22 dias úteis, isso corresponde a treze dias liberados para a produção de mais peças.

Responsável hoje por 98% das peças protótipos fabricadas, a máquina de cortes a laser é um equipamento que utiliza alta tecnologia e concentra muita energia em uma pequena área a ser cortada.

Tem um feixe de laser que, durante sua aplicação em uma superfície metálica, proporciona cortes perfeitos.

- Publicidade -

“Houve incremento da capacidade produtiva, sem gerar maior custo ou necessidade de ampliar a equipe. A expertise da mão de obra pôde ser direcionada a atividades de maior complexidade. Também inovamos em sua aplicação à nossa operação: passamos a utilizar o equipamento para produzir dispositivos que nos ajudam no processo de fabricação de outras peças”, explica Leandro Siqueira, diretor de Engenharia do Desenvolvimento.

De acordo com o executivo, a tecnologia superou as expectativas e seus benefícios à fabricação de protótipos. E o investimento se pagou em um curto período .

Hoje, a montadora reduziu de maneira significativa a compra de protótipos de peças estampadas, devido ao incremento da capacidade produtiva interna.

“Hoje, com o aumento do volume de peças protótipos que produzimos em casa, aumentamos nossa flexibilidade e agilidade para acompanhar as normais evoluções do projeto e propiciamos aos operadores novas funções ”, relata o diretor.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança