quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Veículos elétricos pautam colloquium SAE BRASIL em Volta Redonda

Os veículos elétricos são tendência ou modismo no Brasil? A questão norteará as discussões do segundo dia do 6º Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada & Mostra de Engenharia, que receberá lideranças de montadoras, sistemistas, autopeças e universidades nos dias 22 e 23 de junho, no Hotel Escola Bela Vista, em Volta Redonda, RJ.

- Publicidade -

Referência no setor, o encontro bienal contará com mesas redondas, apresentações de trabalhos técnicos e mostra de engenharia, que apresentará os últimos lançamentos em eletroeletrônica automotiva.

Em paralelo à programação principal, o evento oferecerá palestras para estudantes de engenharia, com o objetivo de despertar o interesse pela área (a programação completa do colloquium pode ser conferida abaixo).

- Publicidade -

“Em passado não muito distante, o Brasil comemorou a autossuficiência para a produção de combustíveis fósseis, no entanto existem outras formas de se obter energia para a alimentação dos motores, como a eletricidade, que é menos agressiva ao meio ambiente e pode apresentar custos atraentes em razão da matriz energética brasileira e da posição geográfica privilegiada. A intenção é discutir se a indústria automotiva nacional deve perseguir essa tecnologia”, adianta Ricardo Camargo, chairperson do encontro.

No segundo dia, o assunto será debatido em mesa redonda com a participação de Oswaldo Cella, diretor de Engenharia da TE Connectivity para América do Sul; Wendell Willian Teixeira, analista de Inovação da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL); e Rogério Ferraz, analista de Vendas da WEG.

A mediação ficará a cargo de Rodrigo Lopes, engenheiro do Produto da MAN Latin America.

- Publicidade -

“Os eventos da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, afirma o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Organizado pela Seção Regional Rio de Janeiro da SAE BRASIL, sob a direção do engenheiro Mithermayer Menabo Junior, o 6º Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada & Mostra de Engenharia recebe patrocínio das empresas Continental, MAN, Mitutoyo, Semcon e Siemens.

PROGRAMAÇÃO

22 DE JUNHO

EVENTO PRINCIPAL

09h – Abertura com Ricardo Camargo, engenheiro do Produto da MAN Latin America e chairperson do 6º Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada & Mostra de Engenharia.

09h30 – Palestra “Veículos Autônomos e Conectividade Automotiva na Pauta Mundial”.

11h – Paper “Aplicativo Monitor de Caminhão”, com Adriano dos Santos Ribeiro, analista do Produto da Semcon.

11h30 – Paper “Internet das Coisas e Computação em Nuvem: Aplicação no Campo Automóvel”, com João Marcos Silva Lins, analista de Desenvolvimento da IAV do Brasil.

12h – Paper “Segurança Funcional e Modelo Baseado em Design”, Taysa Millena Banik, estudante de Engenharia Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

14h – Paper “Sistema Embarcado para Direção Assistida, Baseado em Geolocalização de Precisão”, com Felipe Heuer, pesquisador dos Institutos Lactec.

14h30 – Paper “Integração de Dados GPS no Vector CANape por meio de Solução Baseada em Arduino”, com David Carvalho Andrade, pesquisador assistente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

15h – Paper “Gravação de Dados para o Desenvolvimento ADAS – Gravação Escalável de Dados de Sensor e ECU”, com Daniel Yamamoto, diretor de Vendas e Produtos da Vector.

16h30 – Mesa Redonda “Veículos Autônomos e Conectividade Automotiva na Pauta Mundial”, com Claudio Smith, gerente de Produtos para Veículos Conectados da Here, Carlos Eduardo Pereira, gerente de Vendas & Marketing da Bosch Service Solutions, e Iaran Gadotti, gerente de P&D da Continental.

Debate moderado por Mithermayer Menabo Junior, gerente de Engenharia Elétrica da MAN Latin América.

18h – Encerramento.

EVENTO ESTUDANTIL

11h – Palestra “HERE: Desenvolvimento e Criação de Mapas”, com Carlos Alberto Direito Jose, desenvolvedor de Conteúdo da Here.

11h30 – Palestra “Ano 2030 – Veículos Comerciais e Sensores”, com Wilson Nogueira, coordenador de Marketing do Produto da TE Connectivity.

12h – Palestra “Veículos Autônomos e Sensores”, com Iaran Gadotti, gerente de P&D da Continental.

14h – Palestra “O Casamento do Século: O Lean Manufactoring e a Internet das Coisas”, com Wanderley do Prado, Marketing Corporativo da Opencadd.

14h30 – Palestra “Tecnologias, Tendências de Sensores e o Universo dos MEMS (Micro Electro Mechanical Systems)”, com Wilson Nogueira, coordenador de Marketing do Produto da TE Connectivity.

15h – Palestra “Evolução da Bateria de Chumbo-Ácido para Novas Demandas Automotivas”, com Maumi Tsurumaki, gerente de Eletroquímica da Johnson Controls.

23 DE JUNHO

EVENTO PRINCIPAL

08h30 – Palestra de abertura “Veículos Elétricos e Direção Automatizada – Tendências e Perspectivas”, com Carlos Osorio, engenheiro de Aplicação da Mathworks (EUA).

10h – Paper “Investigação Detalhada sobre os Efeitos de Média e Alta Tensão em Cabos de Alimentação em Contato Direto com Veículos e Passageiros”, com Juliano Mologni, gerente técnico da ESSS.

10h30 – Paper “Sistema Avançado de Gestão para Baterias de Lítio em Inversores Híbridos Otimizado para Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede”, com Felipe Lima dos Reis Marques, engenheiro de P&D do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

11h – Paper “Tecnologias em Conectores”, com Natanael Marcondes dos Santos, engenheiro da TE Connectivity.

11h30 – Mesa Redonda “Veículos Elétricos – Tendência ou Modismo?”, com Oswaldo Cella, diretor de Engenharia da TE Connectivity para América do Sul; Wendell Willian Teixeira, analista de Inovação da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL); e Rogério Ferraz, analista de Vendas da WEG. Debate mediado por Rodrigo Lopes, engenheiro do Produto da MAN Latin America.

13h – Encerramento.

EVENTO ESTUDANTIL

10h – Palestra “Introdução a Redes Automotivas: CAN na Prática”, com Jonatas Xavier, engenheiro de Aplicação da Vector.

10h30 – Palestra “Veículos Autônomos e a Indústria 4.0”, com José Leandro Serrano, diretor de Vendas da Siemens.

11h – Palestra “Tecnologias AEC para o Mercado Automotivo”, com Oswaldo Machado, gerente da AEC.

6º Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada & Mostra de Engenharia
Data: 22 e 23 de junho de 2017
Local: Hotel Escola Bela Vista – Rua 19A, 635, Bela Vista, Volta Redonda, RJ

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança