sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

ZF lança nova transmissão de 6 marchas para veículos comerciais leves

A ZF lançou globalmente a nova transmissão 6S-480 para o segmento de veículos comerciais leves, que irá integrar a família de transmissões de seis velocidades da marca.

- Publicidade -

Trata-se de uma transmissão mais leve com um pacote de sincronização e sistema de trambulação otimizado que permite maior precisão nas trocas de marchas e um novo escalonamento.

Com isso, é possível que o motor trabalhe em uma faixa mais baixa de rotação, em sexta marcha, otimizando o consumo de combustível.

- Publicidade -

A transmissão é ideal para aplicação em caminhões e micro-ônibus de até sete toneladas e para caminhonetes e vans de até 3,5 toneladas.

Seu desenvolvimento partiu da ZF Alemanha e contou com o suporte das áreas de engenharia de aplicação, produto, projetos, manufatura e qualidade da ZF do Brasil.

Para sua homologação foram realizados intensos testes de durabilidade em rotas urbanas e rodoviárias, além de testes tear down para avaliar a robustez dos componentes internos.

- Publicidade -

Além disso, foram ainda executados testes de bancada dos componentes com novos designs como rolamentos, engrenagens e sistema de engate.

A viabilização da produção no Brasil ocorreu com a implantação de uma nova linha de montagem, equipada com ferramentas de última geração, na planta de Sorocaba, SP.

A linha é exclusiva para a produção da nova transmissão, que faz parte da família destinada a esta faixa de aplicação, e está em operação desde setembro do ano passado. Integram a família as transmissões 6S-420 e 6S-450.

De acordo com Sivio Furtado, Diretor de Vendas da ZF América do Sul, o Iveco Daily, produzido no Complexo da montadora em Sete Lagoas (MG), é o primeiro veículo no mundo a utilizar a nova tecnologia.

Outras montadoras já estudam a sua aplicação no Brasil, completa o executivo.

Para Furtado “a 6S-480 surge como uma evolução das versões anteriores e oferece às montadoras e clientes finais uma série de benefícios relacionados à economia de combustível e melhor produtividade”.

Com seis velocidades, mecânica e sincronizada, a 6S-480 possui capacidade de torque de entrada de até 450 Nm para aplicações em caminhões e vans até sete toneladas, e 480 Nm para caminhonetes de médio porte.

A 6S-480 não substitui a transmissão 6S-450, mas, sim, complementa o portfólio de soluções da ZF para essa faixa de aplicação em veículos comerciais leves.

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança