quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Toyota conclui investimentos de R$ 6 milhões destinados a construção do Parque da Biodiversidade em Sorocaba (SP)

A Toyota do Brasil concluiu um ciclo de investimentos na ordem de R$ 6 milhões destinados para construção e manutenção do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade Marco Flávio da Costa Chaves (PNMCBio), em Sorocaba (SP).

Em cerimônia, a fabricante recebeu do Estado de São Paulo o Termo de Quitação de Compensação Ambiental.

O evento contou com a presença do prefeito de Sorocaba, José Crespo, a vice-prefeita, Jaqueline Coutinho, o secretário do meio ambiente do município, Jesse Loures e a secretária do meio ambiente do Estado de São Paulo, Beatriz Granziera.

O compromisso assumido pela Toyota para a construção do PNMCBio preveu, além da recuperação da mata nativa daquela região, marcada por espécies do cerrado e da mata atlântica, na estruturação de espaços físicos do local e em programas de educação ambiental.

Além disso, a companhia também foi responsável pela instalação de sistemas de segurança digital por videomonitoramento, alarmes eletrônicos de acesso e torres de vigilância para fiscalização da área do parque, a fim de detectar possíveis focos de incêndio, visando a preservação da mata.

A Toyota passará a integrar o conselho de administração do complexo, com suporte em projetos para captação de recursos e na manutenção da unidade.

“Esse Parque reflete o cuidado que a Cidade de Sorocaba, Estado de São Paulo e a Toyota têm com o meio ambiente. O Meio Ambiente é uma preocupação genuína da marca e que está incluída em todo processo de tomada de decisão da empresa. Com a conclusão da etapa da compensação ambiental, a Toyota do Brasil, em parceria com a prefeitura, deu um grande passo para seguir avançando nesta direção. Desejamos continuar contribuindo com o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira, tornando esta iniciativa um exemplo a ser seguido”, declara Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Com uma área de 600 mil metros quadrados, o Parque da Biodiversidade é uma unidade de conservação construída com recursos da compensação da Toyota por ocasião da instalação de unidade industrial da marca no município de Sorocaba.

O parque tem como objetivo proteger a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das áreas de proteção permanentes (APPs) das afluentes do Rio Sorocaba, área sem qualquer atividade ou intervenção humana.

O local propicia, também, o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com universidade, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos da vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.

 

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn