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Fiat Argo chega para desbancar Onix e HB20

Chevrolet Onix e HB20 que se cuidem! A artilharia da Fiat tem como objetivo desbancar logo de chegada os dois principais modelos no segmento de hatch compacto com o lançamento do Argo.

Mas será que a novidade tem os atributos que o consumidor desse tipo de veículo procura?

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A própria Fiat na coletiva de imprensa deixou claro que o consumidor busca neste segmento como ponto chave: melhor eficiência energética (38%), depois o preço (28%) e bem de perto vem o design, um dos principais atrativos do Argo com 27%.

O Mecânica Online® acompanhou todo o evento de lançamento do Argo e realizou as primeiras impressões com o Argo Drive, motorização 1.3 e transmissão automatizada GSR.

A Fiat demonstra que o Argo marca o início de uma transformação, nova fase da fabricante italiana no Brasil na busca pela recomposição do seu “line-up” e principalmente no crescimento das vendas e retorno da liderança de mercado. Não será uma tarefa tão simples assim.

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O automóvel continua como um bem desejável pela população, mas a crise que atinge nosso País e a redução no poder de compra do salário do trabalhador aumenta a distância por uma renovação, mantendo o tempo de permanência de uso do atual veículo.

Ainda assim, é preciso ter na prateleira opções para conquistar o consumidor. O Argo é um hatch compacto por fora, mas muito espaçoso por dentro, equipado e com estilo primoroso.

Não espere encontrar a mesma robustez das fotos quando ver o Argo “pessoalmente”. Ele parece maior pelo excelente trabalho da área de design com suas combinações de luzes e sombra, mas tem porte normal.

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No aspecto de habitabilidade e largura interna ele é maior que o Onix, Punto e HB20. Isso reflete no maior espaço interno para motorista e passageiros.

O porta-malas de 300 litros tem formato retangular, quase sem interferência das caixas de roda. A área de carga pode ser consideravelmente ampliada com o rebatimento dos bancos traseiros bipartidos.

O folclore deixa claro a fama de bairrista do povo pernambucano e não seria diferente quando temos uma fábrica da FCA em nosso Estado, produzindo a picape Toro e os Jeep Compass e Renegade.

Observar que muitas das tendências e inovações da picape da Fiat introduzida em Goiana estão sendo consideradas no processo construtivo do Argo. O resultado são os investimentos da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) na modernização do Polo Automotivo de Betim (Minas Gerais), com foco na excelência construtiva.

Combinação de sombras e luzes – A primeira impressão é sempre a que fica. Então é muito importante impressionar no primeiro momento. Esse foi o objetivo da Fiat com o Argo.

A estratégia da marca em criar expectativas, revelando aos poucos traços do modelo, foi interessante para o consumidor buscar mais informações e ao mesmo tempo, sugerir a origem dos traços do Argo – “Ele combina Mobi, Gol e HB20 num mesmo veículo”, comentava um colega da imprensa.

Mas para a Fiat os traços são marcos italianos. Diferente do Punto quando foi lançado em sua época, com a assinatura de Giugiaro, o Argo busca o equilíbrio nas proporções, a elegância nos detalhes e a esportividade tão desejada em um hatch.

O tema “wrap around” (contornos envolventes) experimentado anteriormente no Fiat Toro agora se movimenta de forma mais inquieta, quase nervosa, para que toda a emoção de um hatch possa ser percebida por meio de linhas insinuantes.

Na parte frontal, o capô longo e volumoso demonstra sua imponência e presença. Os faróis que invadem a lateral com dinamismo são bi-parábola, com guias de LEDS que deixam uma assinatura marcante e um olhar tecnológico. Eles nos lembram o Mobi e até mesmo a picape Toro com o detalhe em LED.

A grade deixa de ser um simples elemento de cobertura de partes internas do cofre do motor para se tornar um objeto tridimensional, rico em detalhes. Muito semelhante com o visual do Fiat Tipo lançado na Europa.

A parte inferior reforça visualmente a largura do carro com as tomadas de ar esculpidas nas extremidades do para-choque. O efeito visual é imediato, com o aumento do “size-impression” e a percepção de equilíbrio nas formas.

Destacam-se no desenho volumoso as caixas de roda com músculos sob a linha de cintura que contorna todo o hatch.

O amplo entre-eixos permitiu explorar a forma como a luz se movimenta ao redor do carro, criando um efeito de luz e sombra que acentua a tensão e o espirito arrojado.

Na traseira, as lanternas têm desenho fragmentado e moderno, com formato em “C” apontando para o centro do logotipo FIAT e dando suporte para as laterais esculpidas da tampa traseira.

O interior é muito melhor que o exterior – Aqui é um ponto chave, pois não adianta ter um veículo bonito para o “vizinho”, mas sem um interior que realmente impressione. A qualidade percebida no interior do Argo é que o modelo é muito mais que um hatch compacto, principalmente na configuração mais completa.

O painel inspira amplitude e beleza através de sua composição em três níveis, com elementos envolventes.

A adoção de um sistema multimídia de 7 polegadas, de aspecto flutuante, chama a atenção de imediato, assim como o belo layout das áreas funcionais (botões, climatização e saídas de ar).

O aspecto esguio e leve do painel é complementado pelos detalhes: na camada superior, as saídas de ar laterais direcionadas para os ocupantes, a integração entre painel e portas e a cobertura vazada do quadro de instrumentos.

Na camada intermediária, a faixa pintada incorpora as três saídas de ar centrais, inspiradas nos ícones esportivos da FCA. Na parte inferior, o controle central no conceito “tecla de piano” é mais um item que confere modernidade e ineditismo em seu segmento.

O console central teve o layout trabalhado de maneira específica para cada tipo de câmbio –  são três as opções oferecidas, além do fácil acesso à porta USB e entrada auxiliar.

Aos passageiros do banco de trás estão disponíveis porta-objetos, porta-copo e mais uma entrada USB completa, que inclui transferência de dados.

O painel de portas possui apoia braço recoberto em tecido integrado ao puxador.

Por fim, o volante, que traduz a esportividade do Fiat Argo, trazendo elementos do universo das corridas, como empunhadura levemente mais espessa, apoio para os polegares, base achatada e faixa central na parte superior.

Importância da segurança no segmento – A Fiat aproveitou a divulgação dos testes do Latin NCAP, onde seu principal concorrente, o Chevrolet Onix, foi reprovado com a nota zero em um dos testes, para mostrar que o Argo é muito mais que “rostinho bonitinho”.

Entre os itens que ampliam a segurança a bordo estão os airbags laterais dianteiros e a câmera de ré com linhas dinâmicas e sensores de estacionamento.

Bancos com ISOFIX, que permitem a melhor fixação de cadeiras infantis à carroceria, são de série em todas as versões do Fiat Argo, assim como os repetidores de pisca laterais nos retrovisores.

Mas o que o diferencia dos concorrentes está na lista a seguir.

Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) – Através de uma série de sensores, o sistema garante a dirigibilidade e estabilidade do carro nas situações de perda de aderência dos eixos dianteiro ou traseiro. Para tanto, automaticamente as rodas são freadas de forma seletiva, e a potência do motor pode ser momentaneamente diminuída, permitindo que o veículo tome a direção correta apontada pelo volante.

Controle de Tração (TC) – Item especialmente útil em rampas íngremes e escorregadias. Nessa situação, a baixa aderência faz com que as rodas patinem e o veículo tenha seu movimento e dirigibilidade comprometidos. Ao perceber isso, o sistema diminui o torque de forma seletiva nas rodas dianteiras, podendo diminuir a potência do motor, para aumentar a aderência das rodas ao piso e garantir uma partida segura e sem sustos.

Hill Holder – O assistente para partida em rampas impede que o carro se desloque nas saídas em trechos íngremes, evitando colisões. E também atua em manobras de estacionamento em subidas ou descidas.

Carroceria reforçada com aços de alto resistência – Quase toda a carroceria do Fiat Argo usa aços de alta resistência. Em especial, as áreas que formam a célula de sobrevivência aos ocupantes contam com aços ultra resistentes ou até hot stamping em áreas planejadas.

Na comparação com o Fiat Punto, o Fiat Argo teve aumento de 7% na rigidez torcional e de 8% na rigidez flexional, o que resulta em maior resistência, segurança e durabilidade.

Posição de dirigir – O banco do motorista conta com ajuste de altura, enquanto o volante pode vir com regulagens de altura e profundidade. Essa combinação permite que o motorista encontre facilmente a melhor posição a bordo, independentemente de seu tipo físico.

Central multimídia de 7 polegadas touchscreen – Esse é o grande diferencial de requinte e tecnologia do interior do Fiat Argo, quase como se um tablet se sobressaísse acima do painel central, com ótima ergonomia e visibilidade.

A central conta com tela multicolorida High Definition, um diferencial frente à concorrência, e sensível ao toque de sete polegadas.

Os comandos são acessados de forma rápida e extremamente intuitiva. Além disso, o sistema é compatível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

Com eles, os comandos são feitos por botões, toques ou voz. Basta dizer o nome de uma música da playlist para que o sistema a disponibilize no sistema de áudio do carro.

Com capacidade de receber aplicativos complementares de preferência do usuário, a central multimídia torna-se um conjunto completo de navegação, entretenimento e conveniência a bordo.

Quadro de instrumentos digital – Usando tecnologia TFT para alta definição de imagens, o display de 3,5 polegadas tem configuração personalizável de acordo com as preferências do motorista.

Nas versões 1.8 (Precision e HGT), ela tem o dobro do tamanho (7 polegadas) – uma exclusividade do Argo frente aos seus concorrentes.

Independentemente do tipo de tela, o computador de bordo é de série em todas as versões, com informações e controles detalhados do carro e da forma de condução. Dependendo da configuração, o número de funções à disposição do motorista pode chegar a 70.

Keyless Entry’ N’ Go – Conveniência e comodidade extras ao liberar o uso do telecomando para destravar as portas e ligar a ignição no Fiat Argo.

Sensores de presença instalados nas maçanetas dianteiras externas e na tampa do porta malas, somados ao botão de ignição instalado no interior da cabine, fazem todo o trabalho ao simples toque dos dedos. Este conteúdo é mais uma exclusividade do Argo em seu segmento.

Retrovisores externos multifunção – Além do desenho futurista que chama a atenção, os retrovisores externos trazem vários recursos. Eles podem ser rebatidos ao toque de um botão (função Folding), função muito útil em vagas apertadas e ruas estreitas.

Eles contam também com luz de cortesia (Puddle lamps), que ilumina a área onde o condutor e o passageiro irá pisar para sair, ou entrar, do veículo, assim que as portas são destravadas.

Esse conteúdo também é exclusividade do Fiat Argo no segmento de hatches compactos.

O espelho direito ainda dispõe da função “tilt-down”, que ajusta automaticamente para uma posição mais baixa nas manobras de ré.

Retrovisor interno eletrocrômico – O Fiat Argo pode contar com sensores de ofuscamento, crepuscular e de chuva, oferecidos num pacote que amplia a comodidade e a segurança do veículo.

O primeiro escurece automaticamente o espelho quando uma luz forte é refletida, evitando prejudicar a visão do motorista. Já o segundo aciona automaticamente os faróis baixos quando a luminosidade externa se torna fraca. E o terceiro aciona os limpadores do para-brisa aos primeiros sinais de chuva.

Confira a tabela de preços das versões do Argo:

Drive 1.0               R$ 46.800
Drive 1.3               R$ 53.900
Drive 1.3 GSR        R$ 58.900
Precision 1.8           R$ 61.800
Precision 1.8 AT6     R$ 67.800
HGT 1.8                  R$ 64.600
HGT 1.8 AT6            R$ 70.600

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