sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Recursos ajudam motorista em caso de cansaço e sonolência ao volante

Ter atenção ao volante é essencial para garantir a segurança no trânsito.

- Publicidade -

Dirigir com sono ou cansado é muito perigoso e pode causar acidentes.

Mas isso é mais comum do que imaginamos.

- Publicidade -

Na Europa, por exemplo, pesquisas mostram que uma em cada três pessoas dormem menos do que deveriam. Isso pode acontecer, por exemplo, com casais que têm bebês ou filhos pequenos.

Ao volante, a sonolência após uma noite mal dormida pode reduzir a concentração e deixar as reações mais lentas, comparáveis às de um motorista que ingeriu bebida alcoólica.

O cansaço também é a causa de um em cada cinco acidentes naquele continente, onde uma em cada cinco pessoas admite já ter adormecido ao dirigir.

- Publicidade -

Para evitar esse tipo de risco, a Ford oferece um recurso que alerta o motorista se ele apresentar sinais de sonolência ou cansaço. É o sistema de alerta de fadiga (veja aqui).

Disponível no Fusion e no Edge, ele monitora o comportamento do veículo para detectar se o condutor está distraído ou cochilando.

Com o auxílio de câmeras, ele avalia o nível de atenção do motorista pela movimentação do carro dentro da faixa de rodagem.

Se o veículo sair da faixa com certa frequência, o sistema interpreta que ele está com fadiga e recomenda uma parada para descanso por um alerta no painel, mostrando a imagem de uma xícara de café, acompanhada de um aviso sonoro.

É fato que todo mundo quer chegar em casa logo, mas uma xícara de café pode ser um bom lembrete de que a melhor maneira de chegar é com segurança.

Nesse caso, é possível usar também o comando de voz do sistema de conectividade SYNC 3 – disponível no Focus e Fusion – e escolher um lugar para tomar café ou fazer uma pausa para descansar.

O sistema, criado há quase uma década, continua sendo aprimorado e basta dizer “preciso de um café” para que o recurso relacione as cafeterias próximas e guie o motorista para a que ele escolher.

Outra opção é dizer “quero parar” e o SYNC 3 dará sugestões de cafeterias, padarias e até supermercados.

Sair da faixa de rodagem sem acionar o pisca também pode significar cansaço ou distração e o sistema de permanência em faixa, disponível no Fusion e no Edge, identifica a manobra como não intencional e gera um alerta produzindo uma vibração no volante.

Se ele não responder ao alerta, o recurso atuará na direção para corrigir a trajetória e manter o veículo na faixa (veja como funciona aqui).

Outra tecnologia importante é o sistema de alerta de colisão com assistência de frenagem, oferecido também no Fusion e no Edge, que funciona por meio de radar e câmera em velocidades até 50 km/h.

Ele dispara um alerta sonoro e visual ao detectar a possibilidade de colisão com um veículo à frente ao mesmo tempo em que pré-carrega os freios para uma resposta mais rápida.

Se o motorista não realizar nenhuma ação, o veículo pode desacelerar e parar automaticamente.

Já o sistema de detecção de pedestres oferecido no Fusion opera de modo semelhante, rastreando por radar e câmera a movimentação de pessoas à frente do veículo em velocidades de 3,6 km/h a 80 km/h.

O piloto automático adaptativo com “stop and go”, disponível no Fusion, é outra tecnologia semiautônoma que aumenta a segurança.

Além de manter a velocidade programada do veículo, ele permite selecionar uma distância segura do carro à frente e, se o trânsito parar, é capaz de frear totalmente.

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança