quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

HERE Technologies ajuda Porsche a entender hábitos dos motoristas e evitar acidentes de trânsito

A HERE Technologies, por meio de sua parceria com a empresa croata Amodo, está auxiliando montadoras de automóveis, companhias de seguro e telecomunicações a compreender os hábitos dos seus clientes ao volante, de modo a desenvolver produtos e serviços mais personalizados e fomentar uma condução mais segura.

O serviço é disponibilizado por meio de sua plataforma usada por um aplicativo gratuito da Amodo, que usa a base de dados da HERE.

No caso da Porsche, o aplicativo “smartdriver” permite ao motorista avaliar em tempo real, por meio de dados telemáticos, sua conduta ao volante.

Na avaliação são considerados inúmeros fatores, entre eles velocidade, frenagem, aceleração, tipo de via, horário do dia e condições climáticas.

Segundo o chefe de marketing da Amodo, Mirko Markov, a montadora está interessada em saber como seus carros estão sendo usados no pós-venda pelos clientes, fornecendo assim uma melhor oferta de serviços e pacotes de manutenção.

A plataforma também ajuda os motoristas a mudarem seu comportamento ao volante, de modo a dirigir de maneira mais segura e com menor risco de acidentes.

“Notamos uma redução permanente na condução perigosa em relação aos clientes que usam o sistema por mais de um ano. Houve uma queda significativa nas reclamações – em alguns casos, maior do que 60%. O pré-requisito para isso é que o usuário seja ativo no sistema e aberto a mudar sua conduta ao volante. Se acharmos o que funciona e o que chega ao cliente, sabemos que é possível reduzir ao mínimo a conduta de risco”.

Em relação às seguradoras, a plataforma atua no mesmo sentido de ajudar as companhias a entender o contexto por trás das decisões dos motoristas.

“Nosso objetivo é criar uma plataforma em que as seguradoras entendam melhor a exposição ao risco dos seus clientes, os quais podem usá-la também como canal de comunicação para interagir com a empresa. Assim, elas podem adaptar seus produtos e respectivos preços de acordo com as especificações de cada cliente” comenta Markov.

“Buscamos incentivar as pessoas a usarem o aplicativo e compartilhar seus dados de navegação. Estes são direcionados à nossa plataforma equipada com uma base de dados da HERE Technologies, que concentra dados da via como limites de velocidade e histórico de acidentes em pontos específicos de tráfego intenso. Esse sistema integrado elabora uma pontuação que representa o nível de segurança do cliente”, diz Marlov.

A HERE foi escolhida pela Amodo por três razões, diz o gerente de marketing: excelência em pesquisa global, qualidade da base de dados e o seu algoritmo de correspondência de estrada.

“Apesar de sermos uma empresa de pequeno porte baseada na Croácia, todos os nossos clientes e negócios estão no exterior: Cingapura, Hong Kong, Brasil, África do Sul, Áustria e Alemanha. Trabalhar com uma companhia global como a HERE significa uma integração maior dos nossos sistemas e dispositivos.

“A HERE fornece parâmetros que ainda nem usamos, mas usaremos quando estivermos prontos. Nós sabemos que muitas de nossas demandas podem ser resolvidas pela plataforma da HERE”.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn