quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Caminhão VW: um ilustre veterano de 1,5 milhão de quilômetros

O Caminhão VW 16.210 chegou zero-quilômetro à frota da São Martinho em 1986. Hoje, mais de 1,5 milhão de quilômetros depois, o caminhão continua em operação, transportando peças pesadas de usinas e suprimentos em geral.

- Publicidade -

Com 31 anos de uso o veículo é o modelo mais antigo da frota e tem como rotas as cidades de Pradópolis, Ribeirão Preto, Piracicaba e São Paulo (SP), com rodagem média mensal de 4 mil quilômetros.

Na época que adquiriram o VW 16.210, o Grupo São Martinho produzia cerca de 4 milhões de toneladas por safra de cana moída.

- Publicidade -

Hoje eles produzem 10 milhões de toneladas por safra, o que representa mais que o dobro da produção inicial.

Antonio Carlos Pelizari Pinto, assessor de Tecnologia Agrícola da São Martinho, conta o porquê de manter o caminhão por tanto tempo: “Mantemos o caminhão porque tem uma boa disponibilidade mecânica e o custo de manutenção é baixo. Ele vai continuar em operação o quanto durar. Para isso seguimos à risca com sua manutenção, como troca de óleos e lubrificantes, bateria e pneus”.

O VW 16.210 que faz história na São Martinho foi o precursor de muitos outros caminhões VW: “Gostamos dos caminhões da marca pelo seu desempenho e custo de manutenção. Eles têm atendido bem nossas necessidades”, explica Pelizari.

- Publicidade -

“A robustez é comprovada nos caminhões Volkswagen, além da durabilidade que pode ser ampliada com ajuda dos bons cuidados mecânicos feitos pelo cliente, aumentando a vida útil do caminhão de forma significativa”, comenta Caio Milani, consultor comercial da MAN Latin America.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança